A COVID-19 E O ENSINO REMOTO: UM ESTUDO SOBRE DESAFIOS DE PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS EM SÃO JOÃO DO PIAUÍ-PI
Resumo
O presente trabalho visa identificar as percepções dos professores da rede pública do município de São João do Piauí-PI em relação ao ensino remoto no cenário da pandemia de COVID-19. Para tanto, foi aplicado um questionário on-line para professores devidamente amparado pelo Comitê de Ética e Pesquisa Envolvendo Seres Humanos (CEP) da respectiva cidade. A falta de treinamento e de qualificação foi apontada pela maioria dos professores que participaram da pesquisa como o principal desafio docente. Foi predominante a afirmação de que a educação teve sua qualidade reduzida pela mudança abrupta do ensino presencial para o formato remoto. A análise estatística realizada revelou também que há uma correlação positiva significativa entre o apoio institucional e a satisfação profissional docente. A investigação realizada subsidia o estabelecimento de políticas públicas acerca do tema, ademais possibilita evidenciar lições aprendidas e contribuir com reflexões relevantes para o cenário pós-pandemia.
Referências
ALVARENGA, Robson. et al. Percepção da qualidade de vida de professores das redes públicas e privadas frente à pandemia do Covid-19. Revista CPAQV – Centro de Pesquisas Avançadas em Qualidade de Vida, v. 12, n. 3, p. 1 - 8, ago. 2020. Disponibilidade em:
ARRUDA, Eucidio Pimenta. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. EmRede - Revista De Educação a Distância, v. 7, n. 1, p. 257 – 275, 2020. Disponibilidade em:
BAZHUNI, Rosayna Frota; SILVA, Luciana Ribeiro da. Ações de docência na pandemia: desafios e oportunidades com as novas tecnologias digitais. Revista Carioca de Ciência, Tecnologia e Educação (online). Rio de Janeiro, v. 5, n. especial, set. 2020. Disponibilidade em:
CANI, Josiane Brunetti et al. Educação e Covid-19: a arte de reinventar a escola mediando a aprendizagem “prioritariamente” PELAS TDIC. Revista Ifes Ciência, Vitória, v. 6, n. 1, Edição especial, p. 23 - 39, ju. 2020. Disponibilidade em:
CARVALHO, Wellington Roberto Gomes de et al. Distanciamento social: fôlego para ciência durante a pandemia de COVID-19 no Brasil. InterAmerican Journal of Medicine and Health, Campinas, v. 3, mai. 2020. Disponibilidade em:
CAVALCANTE, João Roberto et al. COVID-19 no Brasil: evolução da epidemia até a semana epidemiológica 20 de 2020. Epidemiologia e serviços de saúde, Brasília, v. 29, n. 4, e2020376, Epub 05 ago. 2020. Disponibilidade em:
CÓ, Elisa Prado; AMORIM, Gabriel Brito; FINARDI, Kyria Rebeca. Ensino de línguas em tempos de pandemia: experiências com tecnologias em ambientes virtuais. Redoc - Revista Docência e Cibercultura, Rio de Janeiro, v. 4, n. 3, p. 112 – 140, set-dez 2020. Disponibilidade em:
FAUSTINO, Lorena Silva e Silva; SILVA, Tulio Faustino Rodrigues Silva e. Educadores frente à pandemia: Dilemas e intervenções alternativas para coordenadores e docentes. Revista Boletim de Conjuntura, Boa Vista, v. 3, n. 7, 2020. Disponibilidade em:
FERREIRA, Silvânia Feitosa; SANTOS, Alex Gabriel Marques Dos. Dificuldades e desafios durante o ensino remoto na pandemia: um estudo com professores do município de queimadas – PB. Revista Científica Semana Acadêmica, Fortaleza, v. 9, n. 207, abr. 2021. Disponibilidade em:
IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Total de habitantes da cidade de São João do Piauí. Disponibilidade em:
LEITE, Nahara Morais; LIMA, Elidiene Gomes Oliveira de; CARVALHO, Ana Beatriz Gomes. Os professores e o uso de tecnologias digitais nas aulas remotas emergenciais, no contexto da pandemia da covid-19 em Pernambuco. Em Teia – Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, Recife, n. 2, v. 11, p. 1 - 15, 2020. Disponibilidade em:
MARTINS, Robelissa de Lima; MENDONÇA, Andressa Alves; BARROS, Antônio Jonatas da Silva. Ensino remoto, desigualdade social e seus impactos na educação pública da cidade de Quixadá-Ce. In: VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, n. 12, out. 2020, Maceió, Anais... Disponibilidade em:
MÉDICI, Mônica Strege; TATTO, Everson Rodrigo; LEÃO, Marcelo Franco. Percepções de estudantes do Ensino Médio das redes públicas e privadas sobre atividades remotas ofertadas em tempos de pandemia do coronavírus. Revista Theme, Pelotas, v. 18, n. Especial, p. 136 - 155, 2020. Disponibilidade em:
MIRANDA, Kacia Kyssy Câmara de Oliveira et al. Aulas remotas em tempo de pandemia: desafios e percepções de professores e alunos. In: VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, n. 12, out. 2020, Maceió, Anais... Disponibilidade em:
PACHECO, José Augusto et al. Educación básica y pandemia: un estudio sobre las percepciones de los docentes en la realidad portuguesa. Revista Iberoamericana de Educación, Madrid, v. 86, n. 1, p. 187 - 204, jun. 2021. Disponibilidade em:
PEDRO, Neuza Sofia; KUMAR, Swapna. Institutional Support for Online Teaching in Quality Assurance Frameworks. Online Learning Journal, v. 24, Issue 3, sep. 2020. Disponibilidade em:
PIOVESAN, Josiane Bertoldo et al. A experiência dos professores do ensino remoto de química na EPT ao aderirem ao ensino remoto emergencial na pandemia Covid-19. Revista Educacional Interdisciplinar, Taquara, v. 10, n. 2, p. 60 - 73, 2021. Disponibilidade em:
RAMOS, Maély Ferreira Holanda et al. Satisfação no trabalho docente: uma análise a partir do modelo social cognitivo de satisfação no trabalho e da eficácia coletiva docente. Estudos de Psicologia, Natal, v. 21, n. 2, abr - jun. 2016, p. 179 - 191. Disponibilidade em:
ROSA, Rosane Teresinha Nascimento da. Das aulas presenciais às aulas remotas: as abruptas mudanças impulsionadas na docência pela ação do Coronavírus- o COVID-19!. Rev. Cient. Schola, Colégio Militar de Santa Maria, Santa Maria, v. 6, n. 1, jul. 2020. Disponibilidade em:
SPEARMAN, C. (1904). The Proof and Measurement of Association between Two Things. The American Journal of Psychology. 15 (1): 72–101. doi:10.2307/1412159
VALENTE, Geilsa Soraia Cavalcanti et al. O ensino remoto frente às exigências do contexto de pandemia: reflexões sobre a prática docente. Research, Society and Developmen, v. 9, n. 9, set. 2020. Disponibilidade em:
VITOR, Alice Correia Gonçalves; SILVA, Kaliana Mendes da; LOPES, Carla Bismarck. Análise das principais dificuldades enfrentadas pelos professores quanto ao ensino de ciências da natureza em meio a pandemia do Covid-19. In: VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, n. 12, out. 2020, Maceió, Anais... Disponibilidade em:
ZIENTARSKI, Clarice; SOUSA, Elisângela Maria Oliveira; MARTINS, Ivan Carlos Costa. Trabalho docente em tempos de pandemia: a realidade vivenciada por professores e equipes gestoras de instituições de ensino da região metropolitana de Fortaleza/CE. Revista Educação e Políticas em Debate, Uberlândia, v. 10, n. 3, p. 1012 – 1036, 2021. Disponibilidade em:
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).