NARRATIVAS DOCENTES ACERCA DA REALIDADE E DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO NO ENSINO REMOTO E AS POSSIBILIDADES PARA O CENÁRIO PÓS-PANDEMIA

Palavras-chave: Alfabetização e letramento. Ensino remoto. Metodologias de ensino. Narrativa docente.

Resumo

A pandemia da Covid-19 tornou-se uma ameaça para o processo de alfabetização e letramento. Neste contexto, este estudo analisou as narrativas de docentes alfabetizadores acerca do processo de ensino aprendizagem durante o ensino remoto imposto pela pandemia, visando criar uma prática reflexiva acerca da alfabetização e letramento não somente durante a pandemia, mas também em seu cenário pós pandêmico. Trata-se de uma pesquisa descritiva e qualitativa, com coleta de dados através de entrevista semiestruturada realizada remotamente com professores. Os resultados demonstraram que os profissionais estão atuando em circunstâncias exigentes e caóticas devido a pandemia, onde a pressão é implacável e as opções são limitadas. As narrativas docentes discutidas orientam para mudanças na práxis alfabetizadora no cenário de pós-pandemia, considerando as condições de desenvolvimento particulares de cada aluno, assim como, a busca pela transform(ação) da identidade docente por meio da formação continuada, uma demanda imposta pelo “novo normal”.

Biografia do Autor

Jeferson Luis Lima da Silva, Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI)

Especialista em Administração, Escolar, Supervisão e Orientação Educacional (UNIASSELVI).  Licenciado em Pedagogia (UNIP). Professor na Educação Básica e Ensino Superior. 

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Publicado
2023-04-04