TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E A EDUCAÇÃO SUPERIOR NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19: PRESCRIÇÃO E SOLUCIONISMO NO ENSINO SUPERIOR

Palavras-chave: Tecnologia Educacional. Ensino Superior. Graduação. Pós-Graduação. TDIC.

Resumo

As tecnologias digitais de informação e comunicação vêm marcando expressiva presença em múltiplas discussões no campo da Educação e, com a pandemia da Covid-19, tornou-se tema central nas reflexões sobre o futuro dos processos educativos. Entre as produções acadêmicas, pode-se identificar a priori duas concepções, sendo uma mais prescritiva e solucionista, verificada a partir das obras de Lévy (2014, 2016), extensamente citada em textos acadêmicos e informativos; e outra mais crítica, acerca das controvérsias e conflitos presentes no contexto político em que estão envolvidas, com fundamentação em uma diversidade de autores. Neste artigo, tais concepções estão articuladas às discussões de Dias Sobrinho (2010), Santos (2011), Almeida (2012), e Goergen (2013), sobre o ensino superior e de pós-graduação. Ao tratar das perspectivas e subversões do emprego das tecnologias no campo educacional, pretende-se contribuir para as discussões mais críticas, que podem influenciar a formação em nível superior e na própria produção acadêmica.

Biografia do Autor

Roberto Cardoso, Universidade Estácio de Sá (UNESA)

Doutorando e mestre em Educação no Programa de pós-graduação em educação - UNESA, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Wanessa Renault, Universidade Estácio de Sá (UNESA)

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação - UNESA, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Sonia Regina Mendes dos Santos, Universidade Estácio de Sá (UNESA)

Doutora em educação, docente do Programa de pós-graduação em educação- UNESA, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Referências

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Publicado
2023-04-04