PERCURSO DO SAEB NO BRASIL: HISTÓRIA E DEBATE
Resumo
Este texto discute sobre avaliação estandardizada no Brasil com ênfase no Sistema de Avaliação da Educação Básica. O objetivo é descrever o percurso deste sistema desde sua institucionalização até a última edição, discutindo suas mudanças metodológicas e estruturais ao longo dos anos. Além disso, é realizado diálogo com alguns teóricos que discutem sobre a função do referido Sistema de Avaliação. A pesquisa é de abordagem qualitativa e para coleta de dados utilizou-se a pesquisa bibliográfica e análise documental. O estudo revela que são mais de 30 anos de Sistema de Avaliação da Educação Básica no Brasil e que ao longo desse percurso foram várias as mudanças na sua metodologia e estrutura, porém a que vem apresentado maiores repercussões no contexto escolar é a inserção da avaliação censitária, pois tem demonstrado inversão quanto ao objetivo deste sistema, que seria o de reorientar políticas educacionais.
Referências
AFONSO, Almerindo. Políticas educativas e avaliação educacional. Braga: Universidade do Minho, 1998.
BOMFIM, Joina Alves. ESTADO E AVALIAÇÃO ESTANDARDIZADA CRITERIAL: a institucionalização da política educacional de quase-mercado. In: VII Jornada Internacional Políticas Públicas, Para além da crise global: experiências e antecipações concretas, 2015, São Luis/Maranhão, Disponível em: < http://www.joinpp.ufma.br/jornadas/joinpp2015/pdfs/eixo13/estado-e-avaliacao-estandardizada-criterial-a-institucionalizacao-da-politica-educacional-de-quase-mercado.pdf>. Acesso em: 15/01/2022.
BONAMINO, Alicia. SOUZA, Sandra Zákia. Três gerações de avaliação da educação básica no Brasil: interfaces com o currículo da/na escola. In: Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 2, p. 373-388, abr./jun. 2012. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/ep/a/rtQkYDSjky4mXG9TCrgRSqJ/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em 25/01/2022.
BONAMINO, Alicia. A evolução do Saeb: desafios para o futuro. In: Em Aberto, Brasília, v. 29, n. 96, p. 113-126, maio/ago. 2016. Acesso em:< http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/3155/2890>. Acesso em 17/01/2022.
BRASIL, Ministério da Educação. Programa Nacional do Livro Didático - PNLD Pnaic. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/pnld/pnld-pnaic#:~:text=O%20Pacto%20Nacional%20pela%20Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o,professores%20e%20das%20escolas%3B%20no>. Acesso em 23/01/2022.
BRASIL, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira | Inep. Histórico. 2020. Disponível em:<https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/saeb/historico>. Acesso em 24/01/2022.
BRASIL, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira | Inep. Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Disponível em:< https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/saeb>. Acesso em 25/01/2022.
COELHO, Maria Inês de Matos. Vinte anos de avaliação da educação básica no Brasil: aprendizagens e desafios. In: Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 16, n. 59, p. 229-258, abr./jun. 2008. Disponível em:< https://www.scielo.br/j/ensaio/a/Z7LQtH3QPZSqfvh9J9PbkNQ/?format=pdf&lang=pt
>. Acesso em 18/01/2022.
FREITAS, Luiz Carlos. A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias. 1. ed. São Paulo: Expressão popular, 2018.
FREITAS, Luiz Carlos. A avaliação e o uso da avaliação. In: Grupo de Pesquisa em Avaliação e Organização do Trabalaho Pedagógico – GEPA. 2014. Disponível em: < https://gepa-avaliacaoeducacional.com.br/tag/avaliacao-censitaria-avaliacao-amostral/ >
KLEIN, Ruben. Utilização da Teoria de Resposta ao Item no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB). In: Meta: Avaliação | Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, p.125-140, mai./ago. 2009.
MACEDO, Ester; BASSO, Flávia. Painel Educacional: enriquecendo a devolutiva
educacional para estados e municípios brasileiros. In: Linhas Críticas, Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, v. 27 (2021), pp. 1-20.
PRAÇA, Fabíola Silva Garcia. Metodologia da pesquisa científica: organização estrutural e os desafios para redigir o trabalho de conclusão. In: Revista Eletrônica “Diálogos Acadêmicos”, 08, nº 1, p. 72-87, JAN-JUL, 2015.
SILVA, Mirian Souza. A Prova Brasil como Política de Avaliação em Larga Escala: implicações sobre o currículo escolar e o trabalho pedagógico em escolas municipais de Rio Branco/AC. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Acre. Rio Branco-Acre. 2016.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).