PERCURSO DO SAEB NO BRASIL: HISTÓRIA E DEBATE

Palavras-chave: Avaliação Estandardizada. Saeb. Políticas Educacionais.

Resumo

Este texto discute sobre avaliação estandardizada no Brasil com ênfase no Sistema de Avaliação da Educação Básica. O objetivo é descrever o percurso deste sistema desde sua institucionalização até a última edição, discutindo suas mudanças metodológicas e estruturais ao longo dos anos. Além disso, é realizado diálogo com alguns teóricos que discutem sobre a função do referido Sistema de Avaliação. A pesquisa é de abordagem qualitativa e para coleta de dados utilizou-se a pesquisa bibliográfica e análise documental. O estudo revela que são mais de 30 anos de Sistema de Avaliação da Educação Básica no Brasil e que ao longo desse percurso foram várias as mudanças na sua metodologia e estrutura, porém a que vem apresentado maiores repercussões no contexto escolar é a inserção da avaliação censitária, pois tem demonstrado inversão quanto ao objetivo deste sistema, que seria o de reorientar políticas educacionais.

Biografia do Autor

Mirian Souza da Silva, Universidade Federal do Acre (UFAC)

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Acre (PPGE/UFAC). Professora no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Acre (UFAC). 

Mark Clark Assen de Carvalho, Universidade Federal do Acre (UFAC)

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Catolica de São Paulo (PUC-SP). Professor Titular da Universidade Federal do Acre (UFAC) e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFAC e do Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (PGEDA) Rede/EDUCANORTE. 

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Publicado
2022-06-06