FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES EM TEMPOS DE PANDEMIA
Resumo
O estudo objetiva discutir a formação de professores alfabetizadores, no contexto da pandemia de Covid-19 (2020-2022). A abordagem metodológica adotada é a pesquisa exploratória, com análise qualitativa e os encaminhamentos para as análises foram sustentados pela teoria Histórico-Crítica. Os registros de dados foram coletados por meio de uma entrevista semiestruturada. Participaram da pesquisa oito professores que atuam como alfabetizadores em escolas públicas, em um município na região Sul do Brasil. Analisaram-se: os registros dos professores sobre a implantação do ensino remoto; formação docente em tempo de pandemia; o retorno às aulas presenciais. Os resultados demonstram que: a) os professores não tiveram formação e informação para iniciar o trabalho remoto; b) as famílias mais vulneráveis economicamente tiveram maiores dificuldades em ajudar os filhos nas tarefas propostas pelos professores; c) a formação continuada ajudou os professores alfabetizadores em suas tarefas; d) apesar do esforço dos docentes, um grande número dos alunos não conseguiu apropriar-se da leitura e da escrita no ensino remoto; e) há a necessidade de um apoio acadêmico maior aos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental após a pandemia. O estudo evidencia a necessidade de buscar alternativas pedagógicas, assim como a implementação de novas políticas públicas de educação para o retorno das aulas e a retomada dos conteúdos nas salas de aula.
Referências
BRASIL. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2017. Disponível em:
BRASIL. Resolução CNE/CP n º 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Brasília: Ministério da Educação, 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file. Acesso em: jul. 2021.
BRASIL. Parecer CNE/CP nº 05/2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Brasília: MEC, 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 02 ago. 2021.
BAZZO, V.; SCHEIBE, L. De volta para o futuro... retrocessos na atual política de formação docente. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 13, n. 27, p. 669-684, set./dez. 2019. Disponível em: De volta para o futuro... retrocessos na atual política de formação docente | Bazzo | Retratos da Escola (emnuvens.com.br). Acesso em: 08 ago. 2021
DANGIÓ, M. C. S; MARTINS, L. M. A alfabetização sob o enfoque histórico-crítico: contribuições didáticas. Campinas, SP: Autores Associados, 2018. (Coleção educação contemporânea).
DI GIORGI, C. A. G; LEITE, Y. U. F. A qualidade da escola pública, na perspectiva democrática e popular. Série-Estudos - Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB. Campo Grande-MS, n. 30, p. 305-323, jul./dez.2010. Disponível em: A qualidade da escola pública, na perspectiva democrática e popular | Série-Estudos - Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB. Acesso em: jun. 2021.
DI GIORGI, C.; NETO, B. T. A empatia na superação do impasse civilizacional: as contribuições de Pepe Mujica e do papa Francisco. In: DI GIORGI, C. (Org.). Ensaios da quarentena: pandemia: sonhos e ações. 1. ed. São Paulo: Terra Redonda, 2021. p.83-114.
DINIZ-PEREIRA, J.E. Formação continuada de professores. In: OLIVEIRA, D.A.; DUARTE, A.M.C.; VIEIRA, L.M.F. Dicionário: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010. CDROM. Disponível em: https://gestrado.net.br/verbetes/formacao-continuada-de-professores/ Acesso em: 08 ago. 2021.
EVANGELISTA, O. SHIROMA, E. O caráter histórico da pesquisa em educação. Revista de estúdios teóricos y epistemológicos em política educativa. v.4, p. 1-14, 2019. Disponível em https://www.revistas2.uepg.br/index.php/retepe/article/view/14567. Acesso em: 06 ago. 2021.
FRANCO, A. DE F.; MARTINS, L. M. Palavra escrita: vida registrada em letras a alfabetização para além da Política Nacional de Alfabetização (PNA). Goiânia-GO: Phillos Academy, 2021.
FELIX, J. SHIMAZAKI, E. M. Formação de professores em época de pandemia: a realidade no Estado de Rondônia. Texto não pulicado, sem data.
GONTIJO, C. M. M. A escrita infantil. São Paulo: Cortez, 2008.
GONTIJO, C. M. M; SCHWARTZ. C. M. Alfabetização: teoria e prática. Curitiba: Sol, 2009. Disponível em:https://biblioam.wordpress.com/2014/08/22/a-historia-da-escrita/ Acesso em: 25 nov. 2019.
LEITE, Y. U. F.; GIORGI, C. A. G. D. Saberes docentes de um novo tipo na formação profissional do professor: alguns apontamentos. Educação, [S. l.], v. 29, n. 2, p. 135–146, 2004. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/3846/2199. Acesso em: 25 jan. 2022.
LEONTIEV, A. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros Horizonte, 1978.
MARQUES, H. J. Concepção de mundo e formação de professores: contribuições da pedagogia histórico-crítica / Hellen Jaqueline Marques — 2017 220 f. Tese (Doutorado em Educação Escolar) — Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Faculdade de Ciências e Letras (Campus Araraquara).
MATTÉ, A. A.; CASTRO, R. M.; REIS, V.C.T. A formação de professores e a didática: alguns aspectos históricos e teóricos. R. Eletr. Cient. Inov. Tecnol., Medianeira, v. 2, n. 14, p. 18-30, jul./dez. 2016. Disponível em: A formação de professores e a didática: alguns aspectos históricos e teóricos | Matté | Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia (utfpr.edu.br). Acesso em: 08 ago. 2021.
NÓVOA, A. Entre a formação e a profissão: ensaio sobre o modo como nos tornamos professores. Currículo sem Fronteiras, v. 19, n. 1, p. 198-208, jan./abr. 2019. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol19iss1articles/novoa.pdf Acesso em: 25 jan. 2022.
OLIVEIRA, D. A.; JUNIOR, E. P. Desafios para ensinar em tempos de pandemia: as condições de trabalho docente. In. OLIVEIRA, D. A.; POCHMANN, M. (org.). A Devastação do trabalho: a classe do labor na crise da pandemia. 1ª ed. Brasília: Gráfica e Editora Positiva: CNTE – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação e Grupo de Estudos sobre Política Nacional e Trabalho Docente, 2020. p 207-228.
OLIVEIRA, A. S. S. DE; TORGA, V. L. M.; RIBEIRO, M. D. A. A interação verbal em sala de aula: leituras bakhtinianas sobre o lugar da palavra no processo de ensino-aprendizagem. Caderno Seminal, v. 19, n. 19, 29 jul. 2013. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/282887411_a_interacao_verbal_em_sala_de_aula_leituras_bakhtinianas_sobre_o_lugar_da_palavra_no_processo_de_ensino-aprendizagem. Acesso em: 25 jan de 2022.
SAVIANI, D. Escola e democracia. 36. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2003.
_______ Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Trabalho apresentado na 31ª Reunião Anual da ANPEd, realizada de 16 a 20 de outubro de 2008, em Caxambu (MG). Revista Brasileira de Educação. v. 14 n. 40 jan./abr. 2009
¬_______ Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. 11. ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.
SHIMAZAKI, E. M.; MENEGASSI, R. J.; FELLINI, D. G. N. Atendimento Ensino remoto para alunos surdos em tempos de pandemia. Praxis Educativa, v. 15, p. 1–17, 2020.
VYGOTSKI, L. S. Obras escogidas. (vol.III). Madrid: Visor, 2000.
_______ Psicologia Pedagógica. São Paulo: Martins Fonte, 2001.
_______ Psicologia, Educação e desenvolvimento. São Paulo: Expressão Popular, 2021.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).