O lúdico como recurso didático-pedagógico no desenvolvimento da criança na Educação Infantil
Resumo
A compreensão do lúdico como recurso favorecedor do desenvolvimento da criança exige a priori a compreensão de algumas noções essenciais ao tema, tais como: contexto histórico do lúdico e da Educação Infantil, concepções de lúdico, bem como entendê-lo como ferramenta pedagógica. Para a explanação desses elementos, utilizou-se de pesquisa bibliográfica, leitura de obras que abordam o tema para convalidarem as situações vivenciadas nas práticas de Educação Infantis experimentadas pelas pesquisadoras.
Referências
ARIÉS, Philppe. História Social da Criança e da Família. RJ: 2ª edição, 1981.
ARIÉS, Philippe. História social da criança e da família. Rio de Janeiro: LTC, 2006.
BRASIL. 2009. Ministério da Educação. Ensino Fundamental de nove anos – Passo a Passo do Processo da Implantação, Brasília.
BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Lei Darcy Ribeiro: Lei 9394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1997.
BRASIL, Ministério da Educação. Ensino Fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília: FNDE, Estação Gráfica, 2006.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1998.174 p.
BRASIL. Lei nº. 9394/96, de 20 de dezembro de 1996.
CORIA-SABINI, Maria Aparecida. Jogos e brincadeiras na educação infantil. 2ª Ed.São Paulo: Papirus 2004.
FRIEDMANN, Adriana. O desenvolvimento da criança através do brincar. São Paulo: Moderna, 2006.
FROEBEL, Friedrich. A educação do Homem. Tradução: Bastos,Maria Helena Câmara. São Paulo: Editora UPF, 2001.
HUIZINGA, Johan. Homo Ludens: O Jogo como elemento da Cultura. 5 edição: perspectiva, SP, 2001.
HUIZINGA, J. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. Tradução de SãoPaulo: Perspectiva, 1971.
HUIZINGA, J. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. Tradução de São Paulo: Perspectiva, 1980.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida (org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 6ª ed. São Paulo: Cortez, 2002.
PILETTI, Cláudio. Didática Geral. Avaliação. 14 ed. São Paulo: Ática, 1991.
PAGANI, TS (2003). A entrada de uma criança na escola. Folha de São Paulo (caderno folha equilíbrio), 12/6, p.12
Palmas -TO -(Brasil) - Secretaria de Estado da Educação e Cultura. Referencial Curricular do Ensino Fundamental das escolas públicas do Estado do Tocantins: Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano. 2ª Edição / Secretaria de Estado da Educação e Cultura. -TO: 2008. 281 p.
RIZZI, Leonor; HAYDT Regina Célia Cazaux. ATIVIDADE LUDICAS NA EDUCAÇÃO DA CRIANÇA. 7ª Ed. São Paulo: Ática, 2002.
ROSA, Adriana. DINISIO, Josiane. Atividades lúdicas: sua importância na alfabetização. 1ª Ed. Paraná: Juruá 1998.
RODRIGUES, Luis Gustavo Clemente. Recreação: trabalho sério e divertido / Luis Gustavo Clemente Rodrigues e João Luis Martins. – São Paulo: ícone, 2002.
TEIXEIRA, Sirlândia Reis de Oliveira. Jogos, brinquedos, brincadeira e brinquedoteca: implicações no processo de aprendizagem e desenvolvimento/Sirlândia Reis de Oliveira Teixeira -2. Ed. RJ: Wak Editora,2012.
UEMURA, Eico.O brinquedo e a prática pedagógica. São Paulo, 1988. 214f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica, PUCSP, 1988.
VIAL,Jean. Jeu ET éducacion: lês ludothéques.Paris: Presses Universitaires de France,1981.
VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1987.
VYGOTSKY, L.ev. Semenovich; LURIA, Alexander Romanovich, LEONTIEV,Aléxis N. Linguagem e desenvolvimento e aprendizagem. 7º Ed. São Paulo: Ícone, 2001.
VYGOTSKY, L.ev. Semenovich. A formação Social da Mente. 8ª Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
WAJHOP,Gisela. O brincar na pré-escola.São Paulo. Cortez,2007.
FACHIN, Odília. Fundamentos de Metodologia. 5ª ed. São Paulo: Saraiva 2006.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Aurélio Século XXI: o dicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.
FRIEDMAN, Adriana. Brincar, crescer e aprender – O resgate do jogo infantil. São
Paulo: Moderna, 1996.
HUIZINGA, Johan. Homo Ludens: O jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva/Ed. USP, 1971.
HUIZINGA, Johan. Homo ludens. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 2000.
KISHIMOTO, Tizuco (org). Jogo, brinquedo, brincadeira e educação. São Paulo: Cortez, 1996.
MALUF, Ângela Cristina Munhoz, Atividades lúdicas para a educação infantil: Conceitos, orientações e práticas. 1ªed.. Petrópolis: Vozes, 2008
PIAGET, Jean. Psicologia e Pedagogia. Trad. Por Dirceu Accioly Lindoso e Rosa Maria Ribeiro da Silva. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1976
VYGOSTKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
VYGOTSKY L. S. O papel do brinquedo no desenvolvimento. In: VYGOTSKY L. S. A Formação Social da Mente. 6 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998. p.121-137.
WALLON,Henri, A Evolução Psicológica da Criança – Lisboa: edição 70, 1981.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).