U-MULTIRANK À BRASILEIRA: NOTAS CRÍTICAS ACERCA DA AVALIAÇÃO MULTIDIMENSIONAL DA CAPES

Palavras-chave: Educação Superior. Pós-graduação. Ranking Acadêmico. U-Multirank. Avaliação Multidimensional.

Resumo

A avaliação da pós-graduação, realizada pela Capes, ocupa centralidade no acompanhamento e criação dos cursos stricto sensu no Brasil. Reconhecida legitimamente pela comunidade acadêmico-científica, essa avaliação tem sofrido modificações, sendo expressiva a incorporação da lógica dos rankings acadêmicos nas suas formulações atuais. Diante das proposições feitas pela agência para o quadriênio 2021-2024, este estudo tem como objetivo analisar os documentos oficiais da Capes que apresentam o modelo multidimensional, tendo em vista as particularidades dessa nova avaliação frente à plataforma que a inspira, a saber: o U-Multirank. Calcada no materialismo histórico-dialético, esta investigação emprega a abordagem qualitativa para a realização da análise dos relatórios públicos que balizam a nova sistemática avaliativa. Conclui-se, ao final, que a avaliação multidimensional incorpora os interesses de mercado, estimulando as parcerias com o capital privado, especialmente sob o corolário da inovação e transferência de conhecimento.

Biografia do Autor

Esdras Tavares de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutorando em Serviço Social e Política Social pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). 

Olegna de Souza Guedes, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestra em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora da Universidade Estadual de Londrina (UEL). 

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Publicado
2022-06-06