O ENSINO REMOTO E A FORMAÇÃO DO BACHAREL EM EDUCAÇÃO FÍSICA: (RE)EXISTINDO EM MEIO A INSATISFAÇÕES, SABERES E APRENDIZADOS

Palavras-chave: Ensino Remoto. Educação Física. Formação Inicial. Bacharelado.

Resumo

Este estudo teve como principal objetivo analisar as implicações das aulas remotas na formação dos acadêmicos de um curso de bacharelado em Educação Física em uma Instituição de Ensino Superior, localizada no município de Aracati-CE. O direcionamento metodológico se aportou na abordagem qualitativa. Participaram do estudo dezenove acadêmicos que responderam um questionário eletrônico estruturado em três blocos de perguntas. Os resultados mostraram que as insatisfações dos acadêmicos com as aulas remotas ocorrem por haver dificuldades de aprendizagem, fragilidades na comunicação e interação com os professores do curso; as aulas práticas e estágios supervisionados surgem como atividades mais afetadas. Como principais possibilidades de aprendizagem, os acadêmicos apontam para uma dimensão humanista na atual formação. Conclui que é imprescindível a discussão de como será a retomada do ensino presencial no tocante as aulas práticas de Educação Física, pois falta um discurso mais assertivo das autoridades científicas no campo da Educação Física.

Biografia do Autor

Pedro Henrique Silvestre Nogueira, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Mestre em Educação e Ensino pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), graduado em licenciatura em Educação Física (FAMETRO). Atualmente é professor no Centro Universitário UNIJAGUARIBE e cursa o programa de doutorado em Antropologia pela Universidad de Salamanca (USAL), Espanha. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física Escolar (GEPEFE/UECE).

Raphaell Moreira Martins, Instituto Federal do Ceará (IFCE)

Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Rio Claro), Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Especialista em Educação Física Escolar pelo Centro Universitário (UNIFANOR), licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UEVA). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará campus Baturité (IFCE) e do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF).

Heraldo Simões Ferreira, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Pós-doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Rio Claro), Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Ceará, Mestre em Educação em Saúde pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e graduado em Educação Física (UNIFOR). É Professor Adjunto da Universidade Estadual do Ceará, atua no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), é docente e vice coordenador do Curso de Mestrado Profissional Ensino da Saúde (CMEPES). É Faixa Preta de Karate 5º Grau (CBK/FCK). É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física Escolar (GEPEFE/UECE).

Daniel Valério Martins, Universidad de Salamanca (USAL)

Pós-doutor em Inter e Sobreculturalidade pela Universidade Intercultural Indígena de Michoacan (UIIM), Pós-doutor em História Indígena pelo Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina (IHGSC), Doutor em Educação pela Universidad de Burgos, Doutor em Antropologia pela Universidad de Salamanca. Atualmente é professor visitante no Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino para a Educação Básica (PPGENEB) do Instituto Federal Goiano.

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Publicado
2023-04-04