GOVERNANÇA PÚBLICA PARA O DESENVOLVIMENTO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NO ÂMBITO DO PROJETO SALA DE SITUAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO BRASIL
Resumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar o projeto “Sala de Situação da Educação Básica: gestão e governança”, desenvolvido pela Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação – SEB/MEC, em parceria com o Laboratório de Inteligência Pública da Universidade de Brasília – PILab/UnB. O projeto, que está sendo implementado nos sistemas municipais de ensino das cinco regiões brasileiras, é desenvolvido por meio da metodologia de “Gestão Pública para o Desenvolvimento - instrumentos e sócio-tecnologias para governos (GPDes)”. O modelo metodológico é ancorado no conceito de Public Intelligence, entendido como a capacidade de uso de instrumentos, tecnologias e linguagens, de forma eficiente e com base em informações seguras, na gestão da coisa pública.
Referências
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Brasil no Pisa 2018. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2020.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da Educação Básica 2020: resumo técnico. Brasil: Inep, 2021a.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da Educação Básica 2020: notas estatísticas. Brasil: Inep, 2021b.
IBGE. Cidades e Estados. 2016. Disponível em: https://ibge.gov.br/cidades-e-estados.html. Acesso em: 13 set. 2021.
INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Ideb - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Ideb - Resultados e Metas. Brasília: Inep/MEC, 2020.
LASCOUMES, P.; LE GALÈS, P. Ação pública abordada pelos seus instrumentos. Revista Pós Ciências Sociais - RePOCS, vol. 9, n. 8, p. 19-44, 2012a.
LASCOUMES, P.; LE GALÈS, P. Sociologia da ação pública. Maceió: EDUFAL, 2012b.
LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2017.
LÚCIO, M. de L.; DANTAS, J. M. M. Gestão, custos e governança - desenvolvimento nacional baseado em public intelligence (PI). Revista Nau Social, vol. 8, n. 17, p. 92-101, 2019.
LÚCIO, M. de L., et al. Sentidos e Significados de se Planejar Estrategicamente nas Organizações Públicas - Planejamento Estratégico Sociotécnico (PLANES): análise de uma experiência. Revista NAU Social, v. 5, pp. 151-160, 2014.
LÚCIO, M de L., et al. Sindicato e Estado no Anteprojeto de Reforma Sindical de 2005. Revista Tomo, n. 10, p. 9-60, 2007.
OCDE. A Educação no Brasil: uma perspectiva internacional. 2021. Disponível em: https://todospelaeducacao.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2021/06/A-Educacao-no-Brasil_uma-perspectiva-internacional.pdf. Acesso em: 19 set. 2021.
SECRETÁRIA MUNICIPAL DE FINANÇAS DE SANTARÉM/PA. Mesa-redonda: Gestão e Governança na Educação Básica do Brasil. Semana Universitária UnB, 28 set. 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=nM5_T8LN3KY. Acesso em: 30 set. 2021.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).