GOVERNANÇA PÚBLICA PARA O DESENVOLVIMENTO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NO ÂMBITO DO PROJETO SALA DE SITUAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO BRASIL

Palavras-chave: Educação Básica. Governança. Inteligência Pública.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar o projeto “Sala de Situação da Educação Básica: gestão e governança”, desenvolvido pela Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação – SEB/MEC, em parceria com o Laboratório de Inteligência Pública da Universidade de Brasília – PILab/UnB. O projeto, que está sendo implementado nos sistemas municipais de ensino das cinco regiões brasileiras, é desenvolvido por meio da metodologia de “Gestão Pública para o Desenvolvimento - instrumentos e sócio-tecnologias para governos (GPDes)”. O modelo metodológico é ancorado no conceito de Public Intelligence, entendido como a capacidade de uso de instrumentos, tecnologias e linguagens, de forma eficiente e com base em informações seguras, na gestão da coisa pública.

Biografia do Autor

Clerismar Aparecido Longo, Universidade de Brasília (UnB)

Doutorando e Mestre em História pela Universidade de Brasília (UnB). Graduado em História pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás). Pesquisador no Laboratório de Inteligência Pública da Universidade de Brasília.

Magda de Lima Lúcio, Universidade de Brasília (UnB)

Doutora e Mestra em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB), graduada em História pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB). É Professora Associada II na Universidade de Brasília (UnB). 

José Marilson Martins Dantas, Universidade de Brasília (UnB)

Doutor em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (UnB), Mestre em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP), graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). É Professor Associado na Universidade de Brasília (UnB).

Andrea Carvalho de Vieira, Universidade de Brasília (UnB)

Doutoranda em Educação em Ciências Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestra em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional pela Universidade de Brasília (UnB), graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). É Analista em Ciência e Tecnologia na CAPES.

Referências

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Publicado
2023-04-04