ENSINO HÍBRIDO: CONCEITOS, PRODUÇÕES CIENTÍFICAS E POSSIBILIDADES PARA APLICAÇÃO PÓS-PANDEMIA
Resumo
Este trabalho é uma análise das produções científicas sobre Ensino Híbrido nos níveis do Ensino Médio, Tecnológico, Idiomas e Educação Superior. É um estudo de abordagem qualitativa, por meio da metodologia chamada de Estado do Conhecimento utilizando o banco de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). O recorte temporal foi de dez anos em dois momentos, 2000-2010 e 2011-2021. Para analisar os dados usou-se a análise de conteúdo proposta por Bardin (2009). Ao avaliar as produções científicas sobre Ensino Híbrido, observa-se que o tema associa-se com o Modelo de Rotação por Estações, o Ensino Presencial e o Ensino a Distância (Semipresencial), a aplicação de Metodologias Ativas e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Com base nos trabalhos analisados, compreende-se que são necessárias mais pesquisas sobre o assunto, bem como, que o Ensino Híbrido é uma alternativa viável para construir um ensino mais inovador, ativo, inclusivo e flexível, mas para isso, o acesso às tecnologias é essencial. Ter politicas públicas que garantam acesso à educação e às tecnologias deveriam ser prioridade dos governantes, em especial num contexto pós-pandemia, onde a educação precisará ser repensada.
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