RECONHECENDO E VALORIZANDO OS OUTROS E AS OUTRAS
Resumo
Resulta da aplicação de um projeto pedagógico da disciplina de Ensino Religioso. Objetivou-se proporcionar a compreensão dos Direitos Humanos e o direito à liberdade de consciência e de crença como instrumentos de transformação social para o respeito à dignidade humana. A pesquisa possui caráter interpretativo e qualitativo, mobilizamos o método da fenomenologia e os dados foram coletados por meio de aplicação de roteiros de estudos realizados com estudantes das séries de 8º e 9º anos entre o terceiro e quarto bimestre de 2020 em uma escola no município de Araguaína (TO). Compreendemos que a percepção dos estudantes quanto à construção de uma sociedade baseada na cultura de paz, em que todas as pessoas possam ter uma vida justa, com direito à liberdade religiosa, garantindo uma vida digna, foram apreendidos pelas/os estudantes após terem seus exercícios dos roteiros de estudos avaliados, assim diagnosticamos que os objetivos foram alcançados.
Referências
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é Educação. São Paulo: Brasiliense, 2007.
BRASIL. Ministério da Saúde. Coronavírus/Covid-19. 2020.Disponível em:https://coronavirus.saude.gov.br/. Acesso em: 14 jul. 2020.
______. Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017b. Disponível: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/decreto/d9057.htm. Acesso: 18 nov. 2021.
______. Base Nacional Comum Curricular.2017a. Disponível: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79601-anexo-texto-bncc-reexportado-pdf-2&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192. Acesso: 17 ago. 2020.
______. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos.Brasília: MEC, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/2191-plano-nacional-pdf/file. Acesso em: 22 mar. 2021.
______.Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro081.pdf. Acesso em: 22 mar. 2021.
______.Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 22 mar. 2021.
______.Constituição da República Federativa do Brasil. Texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988. Brasília-DF: Senado Federal, Subsecretaria de Edições Técnicas, 2002.
DANTAS, Aline Cristina de Lima. OLIVEIRA, Inês Barbosa de. PAIVA, Jane. (2020). Pensar o direito humano à educação. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, Vol. 28, n. 110. P. 1-19. Disponível: https://doi.org/10.14507/epaa.28.4697 ou https://epaa.asu.edu/ojs/index.php/epaa/article/view/4697.
Acesso: 16 dez. 2021.
JOHNSON, G. N. DUNBAR, R. MARVIN. (1988). Versão brasileira: Nando Reis/ Sérgio Britto TITÃS. Montreux: Warner Music Group, 1988. LP (50:41).
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepção. Tradução: Carlos Alberto Ribeiro de Moura. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
PASINI, Carlos Giovani Delevati. CARVALHO, Élvio de. ALMEIDA, Lucy Hellen Coutinho. A Educação híbrida em tempos de pandemia: algumas considerações. 2020. Observatório Socioeconômico da COVID-19. Ministério da Educação. Universidade Federal de Santa Maria. Disponível: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/820/2020/06/Textos-para-Discussao-09-Educacao-Hibrida-em-Tempos-de-Pandemia.pdf. Acesso: 18 nov. 2021.
ROZA, Jacira Pinto da. Desafios da docência: algumas reflexões sobre a possibilidade de uma gestão pedagógica da pesquisa. In: KRONBAUER, Selenir Corrêa Gonçalves. SIMIONATO, Margareth Fadanelli. (orgs.). Formação de Professores. São Paulo: Paulinas, 2008. (Coleção Docentes em Formação).
TOCANTINS. Resolução CEE/TO Nº 105, de 08 de abril de 2020. 2020b. Disponível: file:///C:/Users/user/Downloads/doe-5582-15042020%20(2).pdf. Acesso: 11 jun. 2021.
______. Decreto nº 6.065, de 13 de março de 2020.2020a. Disponível: file:///C:/Users/user/Downloads/doe-5563-13032020%20(1).pdf. Acesso: 11 jun. 2021.
______. Documento Curricular do Tocantins. Resolução nª 24, de 14 de março de 2019. Disponível:https://seduc.to.gov.br/publicacoes/publicacoes/documento-curricular-do-tocantins---educacao-infantil-e-ensino-fundamental/. Acesso: 17 ago. 2020.
UNICEF. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Disponível: https://www.unicef.org/brazil/declaracao-universal-dos-direitos-humanos. Acesso: 22 mar. 2021.
VARGAS, Karine Bueno. LAWALL, Sarah. Reflexões Biogeográficas acerca da origem, hipóteses, dispersão e distribuição dos Sars-CoV-2 (Corona Vírus). Revista: Geografia Ensino & Pesquisa. Santa Maria, v. 24, e 19, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/geografia/article/view/45302. Acesso em: 2 set. 2020.
YOUNG, Michael. Teoria do Currículo: o que é e por que é importante. Tradução: Leda Beck. Cadernos de Pesquisa, V. 44, No 151 (2014), p. 190-202. ISSN: 0100-1574. Disponível em https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-15742014000100010&script=sci_arttext&tlng=pt. Acesso: 1 jun. 2020.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).