RECONHECENDO E VALORIZANDO OS OUTROS E AS OUTRAS

Palavras-chave: Ensino Religioso. Direitos Humanos. Liberdade de Crença.

Resumo

Resulta da aplicação de um projeto pedagógico da disciplina de Ensino Religioso. Objetivou-se proporcionar a compreensão dos Direitos Humanos e o direito à liberdade de consciência e de crença como instrumentos de transformação social para o respeito à dignidade humana. A pesquisa possui caráter interpretativo e qualitativo, mobilizamos o método da fenomenologia e os dados foram coletados por meio de aplicação de roteiros de estudos realizados com estudantes das séries de 8º e 9º anos entre o terceiro e quarto bimestre de 2020 em uma escola no município de Araguaína (TO). Compreendemos que a percepção dos estudantes quanto à construção de uma sociedade baseada na cultura de paz, em que todas as pessoas possam ter uma vida justa, com direito à liberdade religiosa, garantindo uma vida digna, foram apreendidos pelas/os estudantes após terem seus exercícios dos roteiros de estudos avaliados, assim diagnosticamos que os objetivos foram alcançados.

Biografia do Autor

Katiane da Silva Santos, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestra em Estudos de Cultura e Território pela Universidade Federal do Tocantins (UFT).  Atua como Professora de Geografia na Educação Básica. 

Michelle Fragoso dos Santos, Secretaria Municipal de Educação de Palmeirante - Tocantins

Mestra em Letras pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Graduação em Letras pela Universidade Federal do Tocantins  (UFT). Professora efetiva na Secretaria Municipal de Educação de Palmeirante, atuando nas disciplinas de Língua Portuguesa e Inglesa nas séries finais do Ensino Fundamental. 

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Publicado
2022-03-11