DOCÊNCIA E APRENDIZAGEM NA PANDEMIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO ENSINO DA REDE PÚBLICA DO TOCANTINS

Palavras-chave: Direito à Educação. Trabalho Docente na Pandemia. Indicadores Educacionais. Retrocessos na Aprendizagem.

Resumo

O estudo tematiza as políticas educacionais, com foco no processo de ensino e aprendizagem no Estado do Tocantins, no período de pandemia do COVID-19. Trata-se de uma pesquisa de abordagem bibliográfica, mediante a análise do período pré e pós-pandêmico na educação do Tocantins. O objetivo da pesquisa consiste em analisar os indicadores educacionais que impactam o processo de ensino e aprendizagem e consequentemente a permanência e acesso à educação de qualidade. Diante da análise é possível afirmar que houve uma acentuação da desigualdade educacional/social, quando observados os dados de evasão/abandono, distorção idade-série e reprovação nas escolas públicas. A Covid-19 é um agravante na defasagem do ensino e da aprendizagem, evidenciando a necessidade de ações pós-pandêmicas de forma a atenuar os impactos, principalmente no âmbito da educação pública.

Biografia do Autor

Celestina Souza, Secretaria Estadual da Educação do Tocantins (SEDUC/TO)

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Gerente de Currículo e Avaliação da Educação Básica da SEDUC/TO. 

Mario Ribeiro Morais, Secretaria Estadual da Educação do Tocantins (SEDUC/TO)

Doutor em Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Gerente de Formação e Apoio à Pesquisa da SEDUC/TO e Professor Substituto da UFT (Pedagogia, Campus de Palmas). 

Jhonata Moreira, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestrando em Educação pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Secretário Executivo na Secretaria Municipal de Educação de Gurupi/Tocantins.

Leandro Vieira, Secretaria Estadual da Educação do Tocantins (SEDUC/TO)

Especialista em Coordenação Pedagógica. Diretor de Políticas Educacionais da Secretaria Estadual da Educação (SEDUC/TO). 

Referências

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Publicado
2022-03-16