ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ANÁLISES A PARTIR DA LITERATURA ACADÊMICA
Resumo
Analisa as possibilidades que têm sido identificadas nos ECS para qualificar a formação docente e atuação profissional de professores de Educação Física com a Educação Infantil, a partir das indicações extraídas da literatura acadêmica. Trata-se de uma Revisão Integrativa, que utilizou como fontes as bases SciELO, Redalyc, Google Scholar e Periódicos CAPES. Nessas bases, selecionamos 12 estudos, que foram examinados a partir das categorias formuladas após a leitura dos artigos: Práticas pedagógicas e Identidade docente e Formação. Os resultados apontam que o Estágio Curricular Supervisionado é visto como oportunidade fundamental para qualificar a formação docente, favorecendo a tomada de consciência acerca dos desafios e das possibilidades de se trabalhar pedagogicamente as especificidades da Educação Física no contexto da Educação Infantil. Além disso, que o cotidiano escolar é um espaço-tempo potente para (re)pensar as práticas pedagógicas, preferencialmente, em diálogo com as crianças, respeitando-as como sujeitos ativos nesse processo.
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