NARRATIVAS DO ENSINO DE HISTÓRIA NA AMAZÔNIA LEGAL EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19
Resumo
O Estado do Tocantins integra a Amazônia Legal. Este é o lócus do presente estudo, que objetiva narrar acerca do ensino de história em tempos de pandemia na Educação Básica, em Palmas, no ano letivo 2020. Apoia-se na metodologia História Oral Temática e na participação de dois professores de história, sendo um do ensino fundamental e outro do ensino médio, os quais expõem suas dificuldades, tanto para educar quanto para a aprendizagem em tempos de pandemia, considerando que grande parte dos estudantes não dispõem de acesso aos meios de comunicação, via internet, em seus lares. Os entrevistados apontam para a preocupação em relação ao contágio da Covid-19 causada pelo Coronavírus, cuja recomendação é a continuidade das aulas na modalidade remota e o retorno presencial somente após a vacina. Conclui-se que, mesmo em tempos de pandemia, diante de todos os desafios apresentados, professores e estudantes realizam as atividades educativas.
Referências
ARAGÓN, L.E. A dimensão internacional da Amazônia: um aporte para sua interpretação. UFPA, Rev. NERA, Presidente Prudente, ano 21, n.42, 2018.
ABUD, K. M. Combates pelo ensino de história. In: ARIAS, José Miguel Neto. (org). Dez anos de pesquisas em ensino de história. Londrina: AtritoArt, 2005.
ALBERTI, V. Manual de História Oral. 2. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2004.
BITTENCOURT, C. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2009.
CRUZ, J.V. da. O uso metodológico da história oral: um caminho para a pesquisa histórica. Aracaju: UNIT, 2005.
FONSECA, S. G. Caminhos da história ensinada. Campinas, SP: Papirus, 1993.
GUSMÃO, E. M. Memórias de quem ensina História: cultura e identidade docente. São Paulo: UNESP, 2004.
JOUTARD, P. Desafios à história oral no século XXI. Tradução Paulo Martins Garchet. In: FERREIRA, Marieta de M.(org.) História oral: desafios para o século XXI. Rio de Janeiro: Fiocruz/Casa de Oswaldo Cruz/CPDOC. Fundação Getúlio Vargas, 2000.
MEIHY, J. C. S. B. História Oral: como fazer, como pensar. São Paulo: Contexto, 2006.
MONTYSUMA, M. F.F. Um encontro com as fontes em História Oral. Estudos Ibero-Americanos. PUCRS, v. XXXII, n. 1, p. 117-125, 2006.
NIKITIUK, S. M. L. Repensando o Ensino de História. São Paulo: Cortez, 1996.
PORTELLI, A. O que faz a história oral diferente. Tradução de Maria Therezinha Janine Ribeiro, Revisão Técnica: Dea Ribeiro Fenelon. Projeto História, São Paulo, (14), fev. 1997.
RELATÓRIO SEDUC. Relatório de ações e proposta de retomada das aulas na rede estadual de ensino do Tocantins. Sup. Ed. Básica. Palmas, TO, 2020.
ROCHA, U. Reconstruindo a História a partir do imaginário do aluno. In: NIKITIUK, S. M. L. Repensando o Ensino de História. São Paulo: Cortez, 1996.
SANTOS, S. M. dos, MORAES, A.D. J. & BRITO, T. T. R. História oral entre status de metodologia e a técnica. Cadernos De História Da Educação, 14(3).
THOMSON, A. Aos cinquenta anos: uma perspectiva internacional da história oral. Tradução de Paulo Martins Garchet. In: FERREIRA, M. de M. (org.) História oral: desafios para o século XXI. Rio de Janeiro: Fiocruz/Casa de Oswaldo Cruz/CPDOC. Fundação Getúlio Vargas, 2000.
TOMPSON, P. História oral: patrimônio do passado e espírito do futuro. In: WORCMAN, Karen; PEREIRA, Jesus Vasquez (Orgs.). História falada: memória, rede e mudança social. São Paulo: SESC-SP; Museu da Pessoa; Imprensa Oficial, 2006. p. 17-43.
VASCONCELOS, J. A. Metodologia do Ensino de História. Curitiba: Ibpex, 2007.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).