MEMÓRIAS FORMATIVAS SOBRE AVALIAÇÃO PARA APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Resumo
A avaliação na formação inicial é uma das dimensões que compõem a atuação profissional nas disciplinas de estágio curricular supervisionado. Nesse contexto, as experiências formativas apropriadas no curso devem fundamentar a ação docente nessas disciplinas. O artigo objetiva discutir os sentidos atribuídos, por professores com formação em educação física, sobre suas experiências com avaliação durante os estágios supervisionados. Assume-se como método a pesquisa narrativa. Os participantes são seis docentes que concluíram o curso de formação inicial em educação física no ano de 2020. O instrumento de produção de fontes foi o grupo focal. A pesquisa destaca o olhar retrospectivo dos professores, sinalizando as respectivas preocupações em avaliar suas aulas e não as crianças, assim como a ausência da compreensão da especificidade da prática avaliativa na educação física. Conclui-se reforçando a necessidade de maior investimento em discussões sobre as concepções avaliativas e dos usos das práticas avaliativas voltadas à intervenção em educação física.
Referências
AGUIAR, T. B.; FERREIRA, L. H. paradigma indiciário: abordagem narrativa de investigação no contexto da formação docente. Educar em Revista, v. 37, n.74451, p. 1-22, jan./dez. 2021.
BARCELOS, M. Práticas avaliativas na educação física escolar: um estudo com professores de Miracema do Tocantins (TO). Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 18, n. 2, p. 131-136, jul. 2020.
BENITES, L. C. et al. Qual o papel do professor colaborador no contexto do estágio curricular supervisionado na educação física? Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v.20, n.4, p.13-25, 2012.
BONDÍA, J. L. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, v. 1, n. 19, p. 20-28, jan./abr. 2002.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.
CALDERANO, M. A. O estágio supervisionado para além de uma atividade curricular: avaliação e proposições. Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 23, n. 53, p. 250-278, set/dez. 2012.
CARVALHO, J. P. X.; BARCELOS, M.; MARTINS, R. L. D. R. Infraestrutura escolar e recursos materiais: desafios para a educação física contemporânea. Revista Humanidades e Inovação, n, 4. v, 7. p. 1-25, 2020.
CHARLOT, B. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
COSTA, J. R.; ALCÂNTARA, R. L.; BARCELOS, M. A constituição da prática avaliativa: um estudo a partir dos documentos de estágio supervisionado em educação física. Temas em Educação Física Escolar, Rio de Janeiro, v. 5, n. 2, p. 217 – 228 jul./dez. 2020.
ESTEBAN, M. T. O Que sabe quem erra? Reflexões sobre a avaliação e fracasso escolar. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
FARIAS, G. O. et al. Preocupações pedagógicas de estudantes-estagiários na formação inicial em Educação Física. Motriz, Rio Claro, v.14 n.3, p.310-319, jul./set. 2008.
FROSSARD, M. L. Memórias da formação inicial e projeções para atuação docente: diálogos sobre avaliação com acadêmicos de educação física. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação Física e Desportos. Ufes. 2015.
HARLEN, W. Assessment & inquiry-based Science education: issues in policy and practice. Editora: Global Network of Science Academies. 2013.
HOFFMANN, J. Avaliar para promover: as setas do caminho. Porto Alegre, RS: Mediação, 2001.
LANO, M. B. Práticas cotidianas da Educação Física na transição da Educação Infantil ao Ensino Fundamental. 2015. 98f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Centro de Educação Física e Desportos, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2015.
LANO, M. B. Usos da avaliação indiciária na educação física com a educação infantil. 2019. 148f. Tese (Doutorado em Educação Física) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2019.
LIRA, A. A. D.; PASSEGGI, M. C. Aprendizagens do “tornar-se”, das experiências formadoras e da visibilidade: aproximações entre autobiografias e educação. Educar em Revista. v. 37, n 75688, p. 1-19, jan/dez. 2021.
LUIZ, I. C. et al. Práticas de apropriação dos professores de educação física nas formações continuadas: trilhando a produção de sentidos. Motrivivência, Florianópolis, v. 26, n. 43, p. 70-88, dez. 2014.
MACEDO, V. K. et al. Os estágios curriculares supervisionados nos cursos de licenciatura em educação física: uma revisão sistemática. Pensar a Prática, v. 20, n. 3, p. 514-27, jan./dez. 2017.
NÓVOA, A. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa., v. 47, n. 166, p. 1106-1133. 2017.
NÓVOA, A. Professores imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.
RIBEIRO, V. T. et al. Preocupações pedagógicas e competência profissional de estudantes de Educação Física em situação de estágio. Revista da Educação Física/UEM, Maringá, v. 26, n. 1, p. 59-68, jan./mar., 2015.
SANTOS, R. G.; SOUZA, A. L.; BARBOSA, F. N. M. Estágio supervisionado I: o desafio da avaliação nas aulas de educação física escolar. Pensar a Prática, v.16, n.2, p. 501-518, 2013.
SANTOS, W. et al. Avaliação na educação física escolar: reconhecendo a especificidade de um componente curricular. Movimento, Porto Alegre, v. 21, n. 1, p. jan./mar. 2015.
SANTOS, W.; et al. Formação de professores em educação física e avaliação: saberes teóricos/práticos. Revista Contemporânea de Educação, v. 14, n. 29, jan/abr. 2019b.
SANTOS, W.; et al. Avaliação na educação física escolar: analisando as experiências das crianças em três anos de escolarização. Movimento, Porto Alegre, v. 25, p. 1-17, 2019.
SANTOS, W. Currículo e avaliação na educação física: do mergulho à intervenção. Vitória: Proteoria, 2005.
SANTOS, W.; MAXIMIANO, F. L. Memórias discentes em educação física na educação básica: práticas avaliativas. Movimento, Porto Alegre, v. 19, n. 2, p. 79-101, abr./jun. 2013.
SCHNEIDER, O.; BUENO, J. G. S. A relação dos alunos com o saber compartilhado nas aulas de educação física. Movimento, Porto Alegre, v. 11, n. 3, 2005.
SILVA JUNIOR, A. P.; OLIVEIRA, A. A. B. Estágio curricular supervisionado na Formação de professores de educação Física no brasil: uma revisão sistemática. Revista Movimento, Porto Alegre, v. 24, n. 1., p. 77-92, jan./mar. 2018.
STIEG, R. Formação inicial em educação física nas universidades federais brasileiras: fundamentos teóricos das disciplinas de avaliação e práticas de leitura. 2016. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) — Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, 2016.
VIEIRA, A. O. Por uma teorização da avaliação em educação física: práticas de leituras por narrativas imagéticas. 2018, 366 f. Tese (Doutorado em Educação Física) – Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Centro de Educação Física e Desportos, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2018.
VIEIRA, A. O.; SANTOS, W.; FERREIRA NETO, A. Práticas avaliativas indiciárias e os sentidos atribuídos ao aprender na educação física em nove anos de escolarização. Revista Humanidades e Inovação, Palmas, v. 7, n. 10, p. 200-217, 2020.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).