O PROFESSOR SUPERVISOR NO PROCESSO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Palavras-chave: Estágio. Educação Física Escolar. Professores Supervisores.

Resumo

O objetivo da pesquisa foi analisar o Estágio Curricular Supervisionado (ECS) perante a perspectiva de professores supervisores de estágio na Educação Física Escolar. Trata-se de uma pesquisa do tipo qualitativa, realizada com sete supervisores de ECS em Educação Física Escolar de escolas de uma cidade de Pernambuco. A obtenção dos dados se deu por meio de uma entrevista semiestruturada. Observamos que os supervisores possuem dimensão de seu papel na formação dos estagiários e reivindicam maior proximidade da universidade no acompanhamento das atividades. A função de supervisores ainda carece de formação específica e orientação adequada da universidade. Ao final sugerimos ações formativas que ajudem os supervisores conduzirem o processo de supervisão e uma maior aproximação da universidade com a escola.

Biografia do Autor

Diego Luz Moura, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Pós-doutor em Ciências do Exercício e do Esporte pela Universidade Estadula do Rio de Janeiro (UERJ).  Doutor em Educação Física pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Professor Adjunto da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).

Maria Sergiane Ribeiro e Silva, Instituto Federal do Maranhão (IFMA)

Mestra em Educação Física pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Professora do Instituto Federal do Maranhão (IFMA).

 

 

 

Jorge Heewll da Silva Inácio, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). 

João Gabriel Eugênio Araújo, Instituto Federal de Pernambuco (IFPE)

 Mestre em Ciências pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Professor de Educação Física no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano  (IFPE). 

Referências

ANACLETO, Francis Natally de Almeirda; MOURA, Diego Luz; SILVA, Gustavo da Motta; COSTA, Adelson Almeida da; SANTOS, José Henrique. O estágio supervisionado na formação do professor de educação física: refletindo sobre o diálogo entre teoria e prática. Arquivos em movimento. v.13, n.1, p.78-88, 2017.

BENITES, Larissa Cerigoni, SOUZA NETO, Samuel; BORGES, Cecília, CYRINO, Marina. Qual o papel do professor colaborador no contexto do estágio curricular supervisionado na educação física? Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v.20, n.4, p.13-25, 2012.

BISCONSINI, Camila Rinaldi; FLORES, Patric Paludett; OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli de. Formação inicial para a docência: o estágio curricular supervisionado na visão de seus coordenadores. Journal of Physical Education, v. 27,n.01, p.01-13, 2016.

BORGES, Cecília. A formação docente em Educação Física em Quebec: saberes espaços, culturas e agentes. In: TRAVERSIN, C., et al. (Orgs.) Trajetória e processos de ensinar e aprender: práticas e didáticas, livro 2 – XIV ENDIPE – Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008.

BRASIL. Lei nº 11.788 de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 02, de 01 de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília, DF: MEC, 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CES nº 109/2002, aprovado em 13 de março de 2002. Consulta sobre aplicação da Resolução de carga horária para os cursos de Formação de Professores.

BUENO, Belmira Oliveira. O método autobiográfico e os estudos com histórias de vida de professores: a questão da subjetividade. Educação e pesquisa, v. 28, p. 11-30, 2002.

CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Prática de Ensino: os estágios na formação do professor. São Paulo: Pioneira, 1985.

CYRINO, Marina, BENITES Larissa Cerigoni; SOUZA NETO, Samuel. Formação Inicial em Pedagogia: os professores colaboradores no Estágio Supervisionado. Educação Unisinos. v.19, n.2, p.252-260, 2015.

FREITAS, Fernanda Andrade de. Diferentes perspectivas diante da conduta do estagiário em Psicologia no contexto clínico. Psicologia: Teoria e Prática; v.10, n.2, p.31-43, 2008.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

IZA, Dijnane Fernanda Vedovatto; SOUZA NETO, Samuel. Os desafios do estágio curricular supervisionado em educação física na parceria entre universidade e escola. Movimento. v.21, n.1, p.111-124, 2015.

LIMA, Ricardo Jorge Franco; BENITES, Larissa Cerignoni; RESENDE, Rui Manoel Coelho, CARDOSO, Silvia Maria Castro Fortes. Reflexões dos futuros professores de educação física sobre o seu processo de formação acadêmica. Kinesis, v. 36, n. 1, p.02-15, 2018.

NACARATO, Adair Mendes. A parceria universidade-escola: utopia ou possibilidade de formação continuada no âmbito das políticas públicas? Revista Brasileira de Educação. n.21, v.66, p.699-716, 2016.

NÓVOA, Antonio. Os professores e suas histórias de vida. In: NÓVOA, Antonio. (Org.). Vidas de Professores. Porto: Porto Editora, 1992.

NÓVOA, Antonio. Os professores e o novo espaço público da educação. In: Tardif, Maurice; LESSARD, Claude (Org.). O ofício de professor: história, perspectivas e desafios internacionais. Petrópolis: Vozes, 2008.

SILVA, Cláudia Sampaio Corrêa; TEIXEIRA, Marco Antonio Pereira. Experiências de Estágio: Contribuições para a Transição Universidade-Trabalho. Paidéia, v.23, n.54, p.103-112, 2013.

SILVA JÚNIOR, Arestides Pereira da; FLORES, Patric Paludett; BISCONSINI, Camila Rinaldi; ANVERSA, Ana Luiza Barbosa; OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bassoli de. Estágio curricular supervisionado na formação de professores em educação física: Uma análise da legislação a partir da resolução CFNE n° 03/1987. Pensar a Prática, v.19, n.01, 2016.

SOUZA NETO, Samuel; SARTI, Flávia Medeiros; Benites, Larissa Cergoni. Entre o ofício de aluno e o habitus de professor: os desafios do estágio supervisionado no processo de iniciação à docência. Movimento. v.22, n.1, p.311-324, 2016.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

Publicado
2022-04-08