O PROFESSOR SUPERVISOR NO PROCESSO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Resumo
O objetivo da pesquisa foi analisar o Estágio Curricular Supervisionado (ECS) perante a perspectiva de professores supervisores de estágio na Educação Física Escolar. Trata-se de uma pesquisa do tipo qualitativa, realizada com sete supervisores de ECS em Educação Física Escolar de escolas de uma cidade de Pernambuco. A obtenção dos dados se deu por meio de uma entrevista semiestruturada. Observamos que os supervisores possuem dimensão de seu papel na formação dos estagiários e reivindicam maior proximidade da universidade no acompanhamento das atividades. A função de supervisores ainda carece de formação específica e orientação adequada da universidade. Ao final sugerimos ações formativas que ajudem os supervisores conduzirem o processo de supervisão e uma maior aproximação da universidade com a escola.
Referências
ANACLETO, Francis Natally de Almeirda; MOURA, Diego Luz; SILVA, Gustavo da Motta; COSTA, Adelson Almeida da; SANTOS, José Henrique. O estágio supervisionado na formação do professor de educação física: refletindo sobre o diálogo entre teoria e prática. Arquivos em movimento. v.13, n.1, p.78-88, 2017.
BENITES, Larissa Cerigoni, SOUZA NETO, Samuel; BORGES, Cecília, CYRINO, Marina. Qual o papel do professor colaborador no contexto do estágio curricular supervisionado na educação física? Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v.20, n.4, p.13-25, 2012.
BISCONSINI, Camila Rinaldi; FLORES, Patric Paludett; OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli de. Formação inicial para a docência: o estágio curricular supervisionado na visão de seus coordenadores. Journal of Physical Education, v. 27,n.01, p.01-13, 2016.
BORGES, Cecília. A formação docente em Educação Física em Quebec: saberes espaços, culturas e agentes. In: TRAVERSIN, C., et al. (Orgs.) Trajetória e processos de ensinar e aprender: práticas e didáticas, livro 2 – XIV ENDIPE – Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008.
BRASIL. Lei nº 11.788 de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 02, de 01 de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília, DF: MEC, 2015.
BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CES nº 109/2002, aprovado em 13 de março de 2002. Consulta sobre aplicação da Resolução de carga horária para os cursos de Formação de Professores.
BUENO, Belmira Oliveira. O método autobiográfico e os estudos com histórias de vida de professores: a questão da subjetividade. Educação e pesquisa, v. 28, p. 11-30, 2002.
CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Prática de Ensino: os estágios na formação do professor. São Paulo: Pioneira, 1985.
CYRINO, Marina, BENITES Larissa Cerigoni; SOUZA NETO, Samuel. Formação Inicial em Pedagogia: os professores colaboradores no Estágio Supervisionado. Educação Unisinos. v.19, n.2, p.252-260, 2015.
FREITAS, Fernanda Andrade de. Diferentes perspectivas diante da conduta do estagiário em Psicologia no contexto clínico. Psicologia: Teoria e Prática; v.10, n.2, p.31-43, 2008.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
IZA, Dijnane Fernanda Vedovatto; SOUZA NETO, Samuel. Os desafios do estágio curricular supervisionado em educação física na parceria entre universidade e escola. Movimento. v.21, n.1, p.111-124, 2015.
LIMA, Ricardo Jorge Franco; BENITES, Larissa Cerignoni; RESENDE, Rui Manoel Coelho, CARDOSO, Silvia Maria Castro Fortes. Reflexões dos futuros professores de educação física sobre o seu processo de formação acadêmica. Kinesis, v. 36, n. 1, p.02-15, 2018.
NACARATO, Adair Mendes. A parceria universidade-escola: utopia ou possibilidade de formação continuada no âmbito das políticas públicas? Revista Brasileira de Educação. n.21, v.66, p.699-716, 2016.
NÓVOA, Antonio. Os professores e suas histórias de vida. In: NÓVOA, Antonio. (Org.). Vidas de Professores. Porto: Porto Editora, 1992.
NÓVOA, Antonio. Os professores e o novo espaço público da educação. In: Tardif, Maurice; LESSARD, Claude (Org.). O ofício de professor: história, perspectivas e desafios internacionais. Petrópolis: Vozes, 2008.
SILVA, Cláudia Sampaio Corrêa; TEIXEIRA, Marco Antonio Pereira. Experiências de Estágio: Contribuições para a Transição Universidade-Trabalho. Paidéia, v.23, n.54, p.103-112, 2013.
SILVA JÚNIOR, Arestides Pereira da; FLORES, Patric Paludett; BISCONSINI, Camila Rinaldi; ANVERSA, Ana Luiza Barbosa; OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bassoli de. Estágio curricular supervisionado na formação de professores em educação física: Uma análise da legislação a partir da resolução CFNE n° 03/1987. Pensar a Prática, v.19, n.01, 2016.
SOUZA NETO, Samuel; SARTI, Flávia Medeiros; Benites, Larissa Cergoni. Entre o ofício de aluno e o habitus de professor: os desafios do estágio supervisionado no processo de iniciação à docência. Movimento. v.22, n.1, p.311-324, 2016.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).