A RELAÇÃO UNIVERSIDADE-ESCOLA NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Palavras-chave: Estágio Curricular Supervisionado. Escola. Universidade. Educação Física

Resumo

Trata-se de um estudo de revisão sistemática que teve por objetivo analisar a produção a respeito da temática estágio curricular supervisionado no âmbito da Educação Física, na tentativa de estabelecer ponderações acerca da relação Universidade-Escola. Como resultados, indica-se dados pertinentes relativos ao contexto temporal e de produtividade sobre a temática, assim como realiza discussões pontuais referentes à aspectos organizacionais e pedagógicos dos estágios no âmbito da Educação Física. Conclui-se que há a necessidade de investigar o estágio para além dos saberes e reflexões sobre a prática, e pensar numa relação Universidade-Escola que considere ambos os espaços na formação com a possibilidade de se desenvolver um modelo de alternância.

Biografia do Autor

Janaína da Silva Ferreira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutoranda em Ciências da Motricidade na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), pertencente ao Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ).

Larissa Cerignoni Benites, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutora em m Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professora da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Samuel de Souza Neto, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Associado do Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). 

Referências

BENITES, Larissa Cerignoni et al. Qual o Papel do Professor-Colaborador no Contexto Do Estágio Curricular Supervisionado Na Educação Física? Rev. bras. ciênc. mov, Brasília, v. 20, n. 4, p. 13–25, 2012. DOI: http://dx.doi.org/10.18511/rbcm.v18i4.1750 Disponibilidade em: http://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/3286/2282. Acesso em: 09 ago. 2019

BENITES, Larissa Cerignoni et al. Estágio Curricular Supervisionado na Formação de Professores de Educação Física na UDESC. In: VEDOVATTO, Djinane.; ANANIAS, Elisângela. Venâncio.; COSTA FILHO, Roraima Alves. (Orgs.). O estágio curricular supervisionado da educação física no Brasil: Formação, Influências, Inovação Pedagógica e Perspectivas. Curitiba: Ed. CRV, 2020, p.21-32.

BISCONSINI, Camila Rinaldi; OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli. Possibilidades de Aproximação do Cenário Escolar na Formação Inicial em Educação Física. Journal of Physical Education, Maringá, v. 30, n. 1, p. 1–10, 2019. DOI: https://doi.org/10.4025/jphyseduc.v30i1.3031. Disponibilidade em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S2448-24552019000100216&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 09 ago. 2019

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP 1/2002 de 18 de fevereiro de 2002. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília, DF: Conselho Nacional de Educação, 18 fev. 2002. Disponibilidade em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CP012002.pdf. Acesso em: 22 mar. 2019

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP 2/2002 19 de fevereiro de 2002. Institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da Educação Básica em nível superior. Brasília, DF: Conselho Nacional de Educação, 19 fev. 2002b. Disponibilidade em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CP022002.pdf. Acesso em: 22 mar. 2019

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP Nº 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília, DF: Conselho Nacional de Educação, 1 jul. 2015. Disponibilidade em: http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file. Acesso em: 22 mar. 2019

BRASIL. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Poder Executivo, Brasília, DF: Presidência da República, 20 dez. 1996. Disponibilidade em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 3 jun. 2019.

CARVALHO FILHO, Josué José de; BRASILEIRO, Tânia Suely Azevedo; SOUZA NETO, Samuel de. O Estágio Curricular Supervisionado em Educação Física: saberes docentes e a relação teoria-prática. Laplage em Revista, Sorocaba, v. 5, n. 1, p. 147-158, jan./abr. 2019. DOI: https://doi.org/10.24115/s2446-6220201951603 p.147-158. Disponibilidade em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/185425. Acesso em: 09 ago. 2019

CYRINO, Marina.; SOUZA NETO, Samuel de. O Estágio Curricular Supervisionado na Experiência Brasileira e Internacional. Revista Educação em Questão, v. 48, p. 86-115, jan./abr. 2014. DOI: https://doi.org/10.21680/1981-1802.2014v48n34ID5731. Disponibilidade em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/5731. Acesso em:> 20 mai. 2020

COSTA FILHO, Roraima Alves; IAOCHITE, Roberto Tadeu. Experiências de Ensino no Estágio Supervisionado e Autoeficácia para Ensinar Educação Física na Escola. Revista da Educação Física/UEM, Maringá, v. 26, n. 2, p. 201-211, 2. trim. 2015. DOI: https://doi.org/10.4025/reveducfis.v26i2.24762. Disponibilidade em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/24762. Acesso em: 10 ago. 2019

FILGUEIRAS, Isabel Porto; RODRIGUES, Luiz Henrique; VERENGUER, Rita de Cássia Garcia. O Estágio Curricular Supervisionado no Curso de Licenciatura em Educação Física aa Universidade Presbiteriana Mackenzie. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 6, n. 2, p. 139–146, 2009. Disponibilidade em: https://www.mackenzie.br/fileadmin/OLD/47/Graduacao/CCBS/Cursos/Educacao_Fisica/REMEFE-6-2-2007/art13_edfis6n2.pdf. Acesso em: 10 ago. 2019

GATTI, Bernardete Angelina et al. Prêmio Professores do Brasil: Novos cenários de formação. Brasília: Editora UNESCO, 2019. Disponibilidade em: https://www.fcc.org.br/fcc/wp-content/uploads/2019/05/Livro_ProfessoresDoBrasil.pdf. Acesso : 12 dez. 2019.

GOMES, Isabelle Sena; CAMINHA, Iraquitan de Oliveira. Guia para estudos de revisão sistemática: uma opção metodológica para as Ciências do Movimento Humano. Movimento, v. 20, n. 1, p. 395-411, 2014. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.41542. Disponibilidade em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/41542. Acesso em: 03 jan. 2019.

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Microdados do Censo de Educação Superior 2005-2016 e Microdados do Enade. Disponibilidade em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/microdados. Acesso em: 29 dez. 2020.

ISSE, Silvane Fensterseifer; MOLINA NETO, Vicente. Estágio Supervisionado na Formação de Professores de Educação Física: produções científicas sobre o tema. Journal of Physical Education, Maringá, v. 27, n. 1, 2016. DOI: https://doi.org/10.4025/jphyseduc.v27i1.2759. Disponibilidade em: http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/31145/18626. Acesso em: 10 ago. 2019.

IZA, Dijnane Fernanda Vedovatto; SOUZA NETO, Samuel de. Os Desafios do Estágio Curricular Supervisionado em Educação Física na Parceria Entre Universidade e Escola. Movimento, Porto Alegre, v. 21, n. 1, p. 111–124, 2015. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.46271. Disponibilidade em: http://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/download/46271/33336. Acesso em: 10 ago. 2019.

KARINO, Marcia Eiko; FELLI, Vanda Elisa Andres. Enfermagem Baseada em Evidências: avanços e inovações em revisões sistemáticas. Ciência,Cuidado E Saúde, Maringá, v. 11, n. 5, p. 11–15, 2012. DOI: https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v11i5.17048. Disponibilidade em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CiencCuidSaude/article/view/17048. Acesso em:10 ago. 2019

MARTINY, Luis Eugênio; GOMES-DA-SILVA, Pierre Normando. A Transposição Didática na Educação Física Escolar: a reflexão na prática pedagógica dos professores em formação inicial no estágio supervisionado Revista da Educação Física/UEM , Maringá, v. 25, n. 1, p. 81–94, 2014a. DOI: https://doi.org/10.4025/reveducfis.v25i1.20885. Disponibilidade em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832014000100081. Acesso em: 10 ago. 2019

MARTINY, Luis Eugênio; GOMES-DA-SILVA, Pierre Normando. A Transposição Didática na Educação Física Escolar: o caminho formativo dos professores em formação inicial. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 95, n. 239, p. 175–196, abr. 2014b. DOI: https://doi.org/10.1590/S2176-66812014000100010. Disponibilidade em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812014000100010&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 9 ago. 2019

MARTINY, Luis Eugênio; GOMES-DA-SILVA, Pierre Normando. “O Que Eu Transformaria? Muita Coisa!”: os saberes e os não saberes docentes presentes nas práticas de ensino/estágio supervisionado em Educação Física. Revista da Educação Física/UEM, Maringá, v. 22, n. 4, p. 569–581, 4. trim. 2011. DOI: https://doi.org/10.4025/reveducfis.v22i4.11277. Disponibilidade em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/11277. Acesso em: 9 ago 2019.

MENDES, Diego de Souza.; BETTI, Mauro. O Estágio na Licenciatura em Educação Física Como “Coisa Viva”: uma perspectiva a partir da semiótica e do pragmaticismo de Charles S. Pierce. Movimento, Porto Alegre, v. 23, n. 4, p. 1245–1256, out./dez, 2017. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.71897. Disponibilidade em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/71897/46225. Acesso em: 9 ago 2019.

MENDES, Diego de Souza; BETTI, Mauro. O Estágio em Perspectiva Semiótica: uma experiência mediada por imagens em um curso de licenciatura em educação física. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 23, n. e230041, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230041. Disponibilidade em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-2. Acesso em: 9 ago 2019.

METZNER, Andreia Cristina. Proposta Didática para o Curso de Licenciatura em Educação Física: aprendizagem baseada em casos. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 40, n. 3, p. 637–650, set. 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-97022014091464. Disponibilidade em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022014000300004&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 10 ago. 2019.

MOLETTA, Andréia Fernanda et al. Momentos Marcantes do Estágio Curricular Supervisionado na Formação de Professores de Educação Física. Pensar a prática, Goiânia, v. 16, n. 3, p. 715–730, 2013. DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v16i3.18705. Disponibilidade em: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/18705. Acesso em: 10 ago. 2019.

MONTENEGRO, Patrícia Cavalcanti Ayres et al. O Estágio na Formação de Professores: Visão discente. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, Porto, Portugal, v. 14, n. S1.A, p. 545–563, 2014. Disponibilidade em: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=s3h&AN=109036785&lang=pt-br&site=ehost-live. Acesso em: 10 ago. 2019

MONTIEL, Fabiana Celente; PEREIRA, Flávio Medeiros. Problemas Evidenciados na Operacionalização das 400 Horas de Estágio Curricular Supervisionado. Revista da Educacao Fisica/UEM, Maringá, v. 22, n. 3, p. 421–432, 3. Trim. 2011. DOI: https://doi.org/10.4025/reveducfis.v22i3.10391. Disponibilidade em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/10391. Acesso em: 10 ago. 2019

NÓVOA, António. Firmar a Posição como Professor, Afirmar a Profissão Docente. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 47, n. 166, p. 1106–1133, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/198053144843. Disponibilidade em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-15742017000401106&script=sci_arttext. Acesso em: 21 nov. 2020

NÓVOA, António. Entre a formação e a profissão: ensaio sobre o modo como nos tornamos professores. Curriculo sem Fronteiras, v. 19, n. 1, p. 198–208, jan./abr. 2019. Disponibilidade em: https://www.curriculosemfronteiras.org/vol19iss1articles/novoa.pdf. Acesso em 20 jan. 2020

PAIS-RIBEIRO, José. Revisão de Investigação e Evidência Cientifica. Psicologia, Saúde & Doenças, Porto, v. 15, n. 3, p. 671–682, 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.15309/14psd150309. Disponibilidade em: www.sp-ps.com. Acesso em: 21 nov. 2020

PEREIRA, Steffany Guimarães Pitangui et al. Trajetória de Estudantes na Formação Inicial em Educação Física: o estágio curricular supervisionado em foco. Journal of Physical Education, Maringá, v. 29, p. e2959–e2959, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.4025/jphyseduc.v29i1.2959 . Disponibilidade em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2448-24552018000100168. Acesso em: 10 ago. 2019

QUARANTA, André Marsiglia; PIRES, Giovani de Lorenzi. Histórias de Vida e Experiências Docentes no Estágio Supervisionado de Licenciandos em Educação Física - Modalidade Ead. Movimento, Porto Alegre, v. 19, n. 2, p. 185, abr./jun. 2013. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.23488. Disponibilidade em: http://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/23488. Acesso em: 10 ago. 2019

SARTI, Flavia Medeiros. Dimensão Socioprofissional da Formação Docente: aportes teóricos e proposições. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 50, n. 175, p. 294–315, jan./mar. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/198053146796. Disponibilidade em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-15742020000100294&script=sci_abstract&tlng=fr. Acesso em: 21 nov. 2020

SARTI, Flavia Medeiros. Relações intergeracionais e alternância na formação docente: considerações a partir de uma proposta de estágio supervisionado. Cadernos de Educação, Pelotas, n. 46, p. 83-99 set./dez. 2013. DOI: https://doi.org/10.15210/caduc.v0i46.4174 Disponível em https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/view/4174. Acesso em 10 de jul. de 2019.

SAVIANI, Demerval. Formação de Professores no Brasil: dilemas e perspectivas. Poíesis Pedagógica, Goiânia, v. 9, n. 1, p. 07–19, jan./jun. 2011. DOI: https://doi.org/10.1108/S1479-3687(2013)0000019017. Disponibilidade em: https://www.revistas.ufg.br/index.php/poiesis/article/view/15667. Acesso em: 20 nov. 2020

SAVIANI, Dermeval. Formação de Professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educacao, Rio de Janeiro, v. 14, n. 40, p. 143–155, jan./abr. 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782009000100012. Disponibilidade em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-2478&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 20 nov. 2020

SILVA JÚNIOR, Arestides Pereira da et al. Estágio Curricular Supervisionado na Formação de Professores em Educação Física: uma análise da legislação a partir da resolução CFE no 03/1987. Pensar a prática, Goiânia, v. 19, n. 1, p. 1–14, jan./mar. 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.5216/rpp.v19i1.34854. Disponibilidade em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/34854/pdf. Acesso em: 09 ago. 2019

SILVA JÚNIOR, Arestides Pereira da; BOTH, Jorge; OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli. Configurações e Relações Estabelecidas no Estágio Curricular Supervisionado de Educação Física. Journal of Physical Education, Maringá, v. 29, n. e2937, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.4025/jphyseduc.v29i1.2937. Disponibilidade em: http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/36081. Acesso em: 8 ago. 2019.

SILVA JÚNIOR, Arestides Pereira da; OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli. Estágio Curricular Supervisionado na Formação de Professores de Educação Física no Brasil: uma revisão sistemática. Movimento, Porto Alegre, v. 24, n. 1, p. 77–92, jan./mar. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.67071. Disponibilidade em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/67071/47795. Acesso em: 09 ago. 2019

SILVA, Sheila Aparecida Pereira dos Santos; SOUZA, César Augusto Fernandes.; CHECA, Felipe Marques. Situação do Estágio Supervisionado em Universidades Privadas da Grande São Paulo. Motriz, v. 16, n. 3, p. 682–688, 12 abr. 2010. DOI: http://dx.doi.org/10.5016/1980-6574.2010v16n3p682. Disponibilidade em: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/3744. Acesso em: 9 ago. 2019.

SOUZA NETO, Samuel de; SARTI, Flavia Medeiros.; BENITES, Larissa Cerignoni. Entre o Ofício de Aluno e o Habitus de Professor: os desafios do estágio supervisionado no processo de iniciação à docência. Movimento, Porto Alegre, v. 22, n. 1, p. 311–324, jan./mar. 2016.DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.49700 Disponibilidade em: http://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/download/49700/36619. Acesso em: 9 ago. 2019.

SOUZA NETO, Samuel de; BENITES, Larissa Cerignoni. Os Desafios da Prática na Formação Inicial Docente: experiência da educação física da UNESP de Rio Claro. Cadernos de Educação, Pelotas, n. 46, p.02-22, set./dez. 2013. DOI: https://doi.org/10.15210/caduc.v0i46.4170. Disponibilidade em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/view/4170. Acesso em 20 mai. 2020

TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. 16. ed. Ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

TONG, Allison et al. Enhancing Transparency in Reporting the Synthesis of Qualitative Research: ENTREQ. BMC Medical Research Methodology, Califórnia, EUA, v. 12, n. 181, p. 1–8, 2012. DOI: https://doi.org/10.1186/1471-2288-12-181. Disponibilidade em: http://www.biomedcentral.com/1471-2288/12/181. Acesso em: 22 out. 2018.

TONG, Allison; SAINSBURY, Peter; CRAIG, Jonathan. Consolidated Criteria for Reporting Qualitative Research (COREQ): a 32-item checklist for interviews and focus groups. International Journal for Quality in Health Care, Oxford, EUA, v. 19, n. 6, p. 349–357, 2007. DOI: https://doi.org/10.1093/intqhc/mzm042. Disponibilidade em: https://academic.oup.com/intqhc/article/19/6/349/1791966. Acesso em: 20 jul. 2018.

TORRES, Monica da Silveira et al. O Estágio Curricular Orientado (ECO): a prática e a percepção dos coordenadores de cursos de educação física em universidades públicas do rio de janeiro. Motricidade, Ribeira de Pena, Portugal, v. 14, n. 1S, p. 287–300, 2 jan. 2018. Disponibilidade em: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=s3h&AN=132938351&lang=pt-br&site=ehost-live. Acesso em: 9 ago. 2019.

ZEICHNER, Ken. Repensando as Conexões entre a Formação na Universidade e as Experiências de Campo na Formação de Professores em Faculdades e Universidades. Educação (UFSM), Santa Maria, v. 35, n. 3, p. 479–504, 2010. DOI: https://doi.org/10.5902/198464442357. Disponibilidade em: https://www.researchgate.net/publication/277992738. Acesso em: 22 nov. 2020.

ZOTOVICI, Sandra Aparecida et al. Reflexões Sobre o Estágio Supervisionado no Curso de Licenciatura em Educação Física: entre a teoria e a pratica. Pensar a prática, Goiânia, v. 16, n. 2, p. 568–582, 2013. DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v16i2.16593. Disponibilidade em: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/16593. Acesso em: 10 ago. 2019.

Publicado
2022-04-08
Seção
O PAPEL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA