NOTAS SOBRE A EDUCAÇÃO FÍSICA NA INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL SOB A ÓTICA DOS JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
Resumo
Na presente pesquisa levantamos debates essenciais acerca dos processos inclusivos das pessoas com deficiência visual e a sua relação com a recreação, os jogos, os brinquedos e as brincadeiras no processo de ensino aprendizagem nas aulas de educação física. Para tanto, utilizamos como método a revisão de literatura que consistiu em uma busca em bases de dados por meio de palavras-chave. O foco deste estudo foi o de evidenciar as contribuições que do processo de inclusão de pessoas com deficiência visual nas aulas de educação física, proporciona ao desenvolvimento infantil e a aprendizagem no âmbito escolar. Os brinquedos deveriam ser ferramentas que auxiliam na imaginação e criação das crianças, como uma forma delas se expressarem e se relacionar com as outras crianças. Deste modo, é primordial respeitarmos a autenticidade do brincar, pois é nele que as crianças podem vivenciar diferentes experiências sociais e constituir sua identidade com maior capacidade. Por fim, trazemos essa discussão que precisa ser mais difundida e debatida no âmbito escolar, sendo que as pessoas que possuem algum tipo de deficiência são amparadas pela Lei, no que diz respeito à acessibilidade, mobilidade, inclusão, e o direito de uma educação igualitária e de qualidade. Infelizmente a realidade não condiz com a teoria da Lei, pois o que ainda vemos são estudantes que necessitam destes aspectos e que não são respeitados como cidadãos integrantes da sociedade.
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