ESCOLA E ESPAÇO: UM OLHAR SOBRE A CONCEPÇÃO DE ESPAÇO COMO ESTRATÉGIA DE COMBATE À POBREZA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavras-chave: Espaço Escolar. Criança. Pobreza.

Resumo

Verifica como as equipes escolares estão utilizando os espaços escolares extra salas de aula e os do entorno e quais os entendimentos da referida equipe a respeito desses espaços e do seu uso como possibilidade para o desenvolvimento de atividades pedagógicas com estratégias de aprendizagem e de integração social que inclua elementos da realidade social das crianças e, com isso, atribua sentido real ao conteúdo curricular e possibilite a criança fazer uma releitura da sua realidade. Estudo de Caso, traz reflexões sobre a criança e a importância do espaço escolar para o seu desenvolvimento e para o processo de ensino-aprendizagem. A partir de análises qualitativa, mostra que os participantes reconhecem a necessidade de mudança em suas perspectivas, mas que continuam a atuar no modelo tradicional, que reconhece o espaço escolar como sendo, especialmente, as salas de aula. Conclui-se que a escola ainda tem muito a fazer para que possa contribuir de forma significativa para um real desenvolvimento da criança, não importando o espaço em que habita e a classe social a que pertença.

Biografia do Autor

Maria Sônia Souza de Oliveira, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) (2018). Professora da Faculdade de Educação da UFAM.

Rosa Mendonça de Brito , Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Pós-doutora na área de Filosofia da Educação junto ao Instituto de Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutora em Filosofia pela Universidade Gama Filho. Mestra em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Amazonas. Atualmente é professora pesquisadora Titular da Universidade Federal do Amazonas. Membro titular da Academia Amazonense de Letras e do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas.

Suely Oliveira Moraes Marquez, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Amazonas. Professora Associada da Faculdade de Informação e Comunicação – Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Amazonas.

Referências

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Publicado
2022-09-06