RASTROS DE RELIGIOSIDADE NAS LETRAS DAS CANÇÕES DE NANDO CRUZ

Palavras-chave: Compositor Tocantinense. Nando Cruz. Letras de Canções. Religiosidade.

Resumo

Arte e religião são partes integrantes do ser, apresentam-se como uma necessidade básica. A música, bem como outras linguagens artísticas, mantém um diálogo muito próximo com outras áreas do conhecimento, tais como a sociologia, a filosofia, a literatura e a religião. Dessa forma, a relação entre música, religião e espiritualidade torna-se, em alguns casos, muito próxima. A Música Popular Brasileira – MPB reúne elementos da diversidade cultural existente no país, com forte presença de sincretismo religioso nas produções musicais de vários compositores, desse modo, para além de conceitos, dialoga frequentemente com a literatura. Assim, neste artigo, objetiva-se analisar os rastros da religiosidade presente na criação musical do cantor e compositor tocantinense Nando Cruz, detendo-se na relação entre a expressão do sagrado e a poesia nas letras das canções do artista. Para tanto, foi realizado um estudo das letras de quatro canções, bem como consultas a acervos existentes sobre a temática. Quanto ao tipo de pesquisa, optou-se pela qualitativa, uma vez que se busca apresentar o estudo de forma descritiva com base em análises das letras das músicas, bem como das acepções de teóricos que embasam a pesquisa, tais como Maurício José Laguárdia Campomori, Ernst Fischer, Mircea Eliade, entre outros.

Biografia do Autor

Maria Célia Gomes de Souza, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestranda em Letras pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Graduada em Letras e Pós-Graduada em Perspectiva Crítica da Literatura Contemporânea pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Professora de Língua Portuguesa no CEM Rui Brasil Cavalcante, Miranorte-TO. 

 

Referências

ARMSTRONG, K. Uma história de Deus: quatro milênios de busca do Judaísmo, Cristianismo e Islamismo. Tradução: Marcos Santarrita. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

ANDRADE, M. Macunaíma, o herói sem nenhum caráter. Companhia Das Letras. São Paulo, 2016.

ANDREWS, T. Sons Sagrados. Tradução Mariza Rizolin. São Paulo: Editora Mandarim, 1996.

BAUMAM, Z. Ensaios sobre o conceito de cultura. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

BOFF, L. Experimentar Deus. São Paulo: Vozes, 2012.

BARROS, H. Era de Peixes x Era de Aquário. Carta Maior. Porto Alegre, 2003. Disponível em: <https://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Midia-e-Redes-Sociais/Era-de-Peixes-X-Era-de-Aquario/12/5947>. Acesso em: 17 out. 2020.

CANDIDO, A. A literatura e a formação do homem. Ciência e cultura. São Paulo. 1972.

CANDIDO, A. Formação da literatura brasileira: momentos decisivos. Belo Horizonte: Editora Itatiaia Ltda, 2000.

CAMPOMORI, M. J. L. O que é avançado em cultura. In: BRANDÃO, Carlos Antônio Leite (Org). A república dos saberes: arte, ciência, universidade e outras fronteiras. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2008. p. 73-80.

CD Muçurana, de Nando Cruz. Ternário Produções Artísticas. Miranorte – Tocantins, 2021.

ELIADE, M. Origens: história e sentido na religião. Lisboa: Edições 70, 1989.

ELIADE, M. O sagrado e o profano: a essência das religiões. São Paulo: Martins Fontes, 2012.

FISHER, E. A necessidade da Arte. Rio de Janeiro: Zahar Editora, 1983.

LEAL, J. C. A Natureza do Conto Popular. São Paulo: Conquista, 1985.

NOGUEIRA, M. O Viés Emocional da Expressão Musical. Revista Música Hodie. Rio de Janeiro, v. 11, n. 1, p. 43-65. 2011.

PRIETO, Claudiney. Todas as deusas do mundo: rituais wiccanianos para celebrar a Deusa em suas diferentes faces. São Paulo: Gaia, 2003.

QUEIROZ, L. R. S. Performance musical nos Ternos de Catopês de Montes Claros. Tese (Doutorado em Música) - Programa de Pós-Graduação em Música, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2005.

SARASWATI, S. S. Kundaline Tantra. Tradução de Uma Yogini Shira Mahadeva. Rio de Janeiro, 2010.

SPYCHIGER M. Música e espiritualidade. Disponível em: <http://revistarainha.com.br/.html>. Acesso em: 06 out. 2020.

Publicado
2022-02-16