TEORIAS CRÍTICAS: FORMAÇÃO DO PENSAMENTO TEÓRICO

Palavras-chave: Teorias críticas. Conceitos. Atividade de estudo. Formação do pensamento.

Resumo

Este artigo teve como objetivo discutir a importância de conceitos em termos teórico-filosóficos críticos, estudados durante a realização de projetos de pesquisa, para recriar a organização da atividade de estudo. A pesquisa bibliográfica pautou-se nos referenciais do materialismo histórico-dialético, da abordagem histórico-cultural e da teoria desenvolvimental. Entendemos que a apropriação de conceitos como método dialético, abstrato e concreto, totalidade, abstração, mediação dos signos/linguagem, conceitos cotidiano e científico, funções superiores, interpsicológico e intrapsicológico, níveis de desenvolvimento real e potencial, zona de desenvolvimento proximal, estrutura psicológica da atividade, atividade de estudo, conhecimentos empíricos e teóricos, formação e generalização do pensamento empírico e teórico entre outros, são fundamentais à organização da atividade de estudo, seja na educação básico ou no ensino superior. Esses conceitos se mostram complexos para a maioria dos participantes que vivenciou uma formação empírica que dificulta a abstração da totalidade do objeto de conhecimento e sua materialização nas práticas didático-pedagógicas.

Biografia do Autor

Marilene Marzari, Universidade Federal do Mato Grosso

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO); professora nos Cursos de Licenciatura do Câmpus Universitário do Araguaia (UFMT).

 

Hidelberto de Sousa Ribeiro, Universidade Federal do Mato Grosso

Pós-doutor em Geografia Humana pela Universidade Estadual de Campinas. Professor Titular da Universidade Federal do Mato Grosso do Câmpus Universitário do Araguaia. Atua na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia do Desenvolvimento, Rural e Urbana; Sociologia da Saúde e da Educação e em Geopolítica, com temas voltados à questão da: organização do território, migração, expansão do agronegócio, desenraizamento. 

 

Referências

CHAIKLIN, Seth. Ensino desenvolvimental na escola secundária superior. Trad. José Carlos Libâneo; Raquel A. M. da Madeira Freitas. In: HEDEGAARD, Mariane; LOMPSCHER, Joachim (Orgs.). Learning Activity and Development. Aarhus: Aarhus University Press, 1999.

CERVO, Arnaldo Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino. Metodologia científica: para uso dos estudantes universitários. 3 ed. São Paulo, McGraw-Hill do Brasil, 1983

COLE, Michael; SCRIBNER, Sylvia. Introdução. In: VYGOTSKY, Lev Semenovich (org.). A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991a.

DAVÍDOV, Vasili Vasilievich. La enseñaza escolar y el desarollo psiquico: investigación psicológica, teórica y experimental. Moscou: Editorial Progreso, 1988.

______. Uma nova abordagem para a interpretação da estrutura e do conteúdo da atividade. In: CHAIKLIN, Seth; HEDEGAARD, Mariane (org.). Activity theory and Social Practice: cultural - historical approaches. 4. ed. Aarhus: Aarhus University Press, 1999.

FACCI, Marilda Gonçalves Dias. A periodização do desenvolvimento psicológico individual na perspectiva de Leontiev Elkonin e Vigotski. Educação & Sociedade — Revista quadrimestral de Ciências da Educação/Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES), Campinas, v. 24, n. 62, p. 64–81, abr. 2004.

HEDEGAARD, Mariane. A zona el de desenvolvimento proximal com base para a instrução. In: MOLL, Luis C. (org.). Vygotsky e a educação: implicações pedagógicas da psicologiasócio-histórica. 2. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2002.

KOPNIN, P. V. A dialética como lógica e teoria do conhecimento. Trad. Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasioleria S. A, 1978.

KOSIK, Karel. Dialética do concreto. Trad. Célia neves e Alderico Toríbio.7. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002

LEONTIEV, Alex Nikolaevich. Uma contribuição à teoria do desenvolvimento da psique infantil. In: VYGOTSKY, Lev Semenovich; LURIA, Alexander Romanovich; LEONTIEV, Alex N. (org.). Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. Trad. Maria da Penha Villalobos. 9. ed. São Paulo: Ícone, 2005.

LEONTIEV, Alex Nikolaevich. O desenvolvimento do psiquismo. Trad. Rubens Eduardo Frias. São Paulo: Centauro, 2004.

LIBÂNEO, José Carlos; FREITAS, Raquel Aparecida Marra da Madeira Freitas. Vasily Vasilyevich Davydov: A escola e a formação do pensamento teórico-científico. In: LONGAREZI, Andréa Maturano; PUENTES, Roberto Valdés (org.). Ensino desenvolvimental: Vida, pensamento e obra dos principais representantes russos. Uberlândia: EDUFU, 2013

LOMPSCHER, J. A atividade de aprendizagem e sua formação: ascensão do abstrato ao concreto. In: HEDEGAARD, M.; LOMPSCHER, J. (org.). Learning activity and development. Aarhus: Aarhus University Press, 1999.

LONGAREZI, Andréa Maturano. Atividade pedagógica na unidade significado social-sentido pessoal. In: LONGAREZI, Andréa Maturano; PUENTES, Roberto Valdés. (org.). Fundamentos psicológicos e didáticos do ensino desenvolvimental. Uberlândia: EDUFU, 2017

MARZARI, Marilene. Ensino e Aprendizagem de didática no curso de pedagogia: contribuições da teoria desenvolvimental de V. V. Davydov. Jundiaí: Paco, 2016.

NUÑES, Isauro Beltrán; PACHECO, Otmara Gonzáles. Formação de conceitos segundo a teoria de assimilação de Galperin. Caderno de Pesquisa, Campinas, n. 105, p. 92–109, nov.1998.

PAULO NETTO, José. Introdução ao estudo do método de Marx. São Paulo: Expressão Popular, 2011.

PINO, Angel. As marcas do humano: às origens da constituição cultural da criança na perspectiva de Lev. S. Vygotsky. São Paulo: Cortez, 2005

VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Trad. José Cipolla Neto; Luís Silveira Menna Barreto; Solange Castro Afeche. São Paulo: Martins Fontes, 1991a.

______. Pensamento e linguagem. Trad. Jéferson Luiz Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 1991b.
______. A construção do pensamento e da linguagem. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

______. Teoria e método em psicologia. Trad. Cláudia Berliner. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

VYGOTSKY, Lev Semenovich; LURIA, Alexander Romanovich; LEONTIEV, Alex N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. Trad. Maria da Penha Villa lobos. 9. ed. São Paulo: Ícone, 2005.
Publicado
2021-08-31
Seção
Artigos - Parte II