A UNIVERSIDADE COMO AGENTE DESENVOLVIMENTO SOCIAL NAS REGIOES SUL E CENTRO-OESTE BRASILEIRAS

Palavras-chave: Universidade. Desenvolvimento social. Local/regional.

Resumo

No mundo globalizado, o espaço geográfico adquire contornos e características diferenciadas, que estão estreitamente relacionadas com a localização. Esta pesquisa tem como objetivo compreender duas instituições de educação superior como potencializadoras do desenvolvimento local e comunitário, destacando seus impactos para as regiões atendidas (sul e centro-oeste do Brasil), assim como elencar os desafios atuais de sua atuação. O procedimento metodológico se orientou por meio de uma pesquisa descritiva com base bibliográfica e documental; a abordagem analítica é crítica. Os dados enfatizam que as universidades analisadas têm amplitude de oferta nas regiões que atendem, e promovem direta ou indiretamente o desenvolvimento local e comunitário.

Biografia do Autor

Egeslaine de Nez, Universidade Federal de Mato Grosso

Pós-doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande dos Sul (PUCRS), Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Pedagoga e Especialista em Fundamentos da Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Atualmente é professora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Universitário do Araguaia (CUA). É líder do Grupo de Estudos sobre Universidade (GEU/UNEMAT/UFMT). É editora da Revista Panorâmica. 

Luciane Spanhol Bordignon, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Doutora em Educação (UFRGS). Pós Doutoranda PPGDS/UNESC.  Líder do Grupo de Estudos sobre Universidade (GEU/UPF) e do Grupo de Pesquisa e Extensão em Políticas e Gestão da Educação da Universidade de Passo Fundo - GPEPGE/UPF, atuando principalmente nos seguintes temas: educação básica e superior, políticas e gestão da educação, gestão democrática. Docente da Universidade de Passo Fundo (UPF).

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Publicado
2021-08-31
Seção
Artigos - Parte II