FORMAÇÃO PROFISSIONAL NO LAZER: O ESCRITO, O DITO E O VIVIDO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Palavras-chave: Profissional de Lazer. Educação Profissional. Estudos do Lazer.

Resumo

Refletir sobre uma educação para a vida no contexto da educação profissional é repensar, também, os instrumentos curriculares vivos nas escolas profissionalizantes, permitindo, logo, o envolvimento de docentes e discentes, que perpassa os conteúdos teóricos discutidos em sala de aula, numa tentativa de conhecer e intervir no contexto social do qual fazem parte. Dessa forma, este artigo tem como objetivo descrever o percurso formativo do profissional de Lazer na educação profissional, visando, assim, possibilitar diálogos mais próximos entre a sua formação, a educação profissional e o mundo do trabalho, e favorecer um melhor desenvolvimento social. Além disso, intenta-se investigar como ocorre a formação desse profissional em diálogo com os processos vinculados ao ensino, à pesquisa e à extensão em diversos cursos de formação, de modo a evidenciar a identidade cultural dos estudos do Lazer.

Biografia do Autor

Kadydja Karla Nascimento Chagas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN.

Professora Pós-doutora em Ciências Sociais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001). Atualmente está cursando Pós Doutoramento em Educação Profissional pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional - PPGEP/IFRN. 

José Carlos Morgado, Universidade do Minho - Instituto de Educação

Doutor em Educação, especialidade de Desenvolvimento Curricular, pela Universidade do Minho. Professor Associado no Instituto de Educação da Universidade do Minho. Diretor do Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa na mesma instituição. Investigador integrado no Centro de Investigação em Educação (CIEd) e coordenador do Curso de Mestrado em Ciências da Educação, área de especialização em Desenvolvimento Curricular e Avaliação.

 

Sonia Maia, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN.

Pós-Doutora em Sociologia da Educação pela Universidade do Minho, Braga – Portugal. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Mestre em Mídia e Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduada em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. 

Rosalva Nunes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN.

Doutora em Ciências da Educação: Sociologia da Educação pela Universidade do Minho – UMinho, Braga – Portugal. Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte – UERN. Professora do Câmpus Apodi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN.

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Publicado
2021-11-12