OS ESPAÇOS NÃO-FORMAIS DE ENSINO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
Resumo
Reflexão de caráter exploratório sobre a intencionalidade das práticas pedagógicas do ensino médio integrado (EMI) e a relação destas com os espaços não-formais de ensino. Partindo dos fundamentos da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) propostos por autores como Acácia Kuenzer, Gaudêncio Frigotto, Maria Ciavatta e Marise Ramos, retoma referenciais clássicos como Antonio Gramsci e Paolo Freire para pensar a potencialidade dos espaços não-formais para a realização de práticas pedagógicas que coloquem os estudantes em contato direto com o mundo do trabalho. Assumindo o trabalho e a pesquisa como princípios educativos, e que a escolar de nível médio deve propiciar a inserção ativa dos egressos no mundo da produção e da política, elenca um conjunto de princípios podem orientar e auxiliar a organização de práticas pedagógicas direcionadas à formação humana integral e omnilateral de trabalhadores intelectuais.
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