EDUCAÇÃO INTEGRAL E INTERCULTURAL: HISTÓRIAS E MEMÓRIAS DE POVOS INDÍGENAS E COMUNIDADES QUILOMBOLAS ALAGOANOS EM PRODUTOS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO

Palavras-chave: Educação integral. Educação Intercultural. Quilombolas. Indígenas. Educação Profissional e Tecnológica.

Resumo

Este artigo apresenta resultados de duas investigações realizadas no âmbito do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica, por meio das quais temos construído práticas pedagógicas e reflexões teóricas articulando as noções de educação integral e educação intercultural. Tais investigações foram pautadas na metodologia da pesquisa-ação, articulada a ampla revisão bibliográfica. Na apresentação destas experiências, partimos de discussão sobre a dinâmica e sentidos da modernidade/racionalidade capitalista e ocidental para alcançar a consideração de seus efeitos sobre os processos pedagógicos e instituições escolares. Em seguida, depois de elucidar nossa aproximação com indígenas e quilombolas alagoanos, sujeitos destas investigações, remetemos ao modo particular como a modernidade/colonialidade imprime marcas em sua existência, do passado ao presente. Por fim, apresentamos as evidências da invisibilidade destes sujeitos, suas histórias e experiências nos currículos escolares e apresentamos dois Produtos Educacionais que se propõem a participar do processo de sua (re)existência na escola e na sociedade alagoana.

Biografia do Autor

Beatriz Medeiros de Melo, Instituto Federal de Alagoas

Doutora e pós-doutora em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos/SP. Atualmente é Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Alagoas, Docente Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas e Professora de Educação Básica, Técnica e Tecnológica do Instituto Federal de Alagoas.

Diego dos Santos Alves, Instituto Federal de Alagoas

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Alagoas - ProfEPT/Ifal (2021). Atualmente é Professor EBTT IFAL/Santana do Ipanema.

Adriana Cirqueira Freire, Instituto Federal de Alagoas

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Alagoas - ProfEPT/Ifal (2020). Atualmente é Jornalista no Ifal/Satuba.

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Publicado
2021-11-12