PERCEPÇÃO DISCENTE SOBRE PROCESSOS INTERACIONAIS REMOTOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: ASPECTOS SOCIOCOGNITIVOS E DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS

Palavras-chave: Processos Interacionais. Ensino Remoto Emergencial. Percepção Discente.

Resumo

Neste estudo, buscamos investigar a percepção dos alunos do campus Poços de Caldas do IFSULDEMINAS sobre os processos interacionais desenvolvidos com a implementação do regime remoto na Educação Profissional e Tecnológica. Para tanto, efetivamos um estudo de caso de que participaram 122 estudantes, com uso de survey, cujas análises basearam-se no cálculo das frequências percentuais das respostas dos participantes e nas categorias canais de interação, papel sociocognitivo da interação e estatuto interativo das estratégias didáticas. Os resultados revelam a heterogeneidade de canais de interação entre professores e alunos; o reconhecimento da natureza instrumental da interação, bem como da importância da mediação, do dialogismo e das relações comunicacionais faca e face e em tempo real para as práticas educacionais; a efetividade do uso da ferramenta institucionalizada e da aula síncrona, assim como a possibilidade de as práticas pedagógicas e comunicacionais usadas no ensino remoto levar a trocas interacionais necessárias à aprendizagem.

Biografia do Autor

Nathália Luiz de Freitas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - IFSULDEMINAS

Bacharel em Linguística e Licenciada em Língua Portuguesa (UFOP), Mestre em Letras: Estudos da Linguagem (UFOP) e Doutora em Linguística (UNICAMP). Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - IFSULDEMINAS - Câmpus Poços de Caldas.

Lorena Temponi Boechat, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - IFSULDEMINAS

Bacharel em Ciência da Computação e Licenciada em Pedagogia. Mestre em Educação. Doutora em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa – UFV. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - IFSULDEMINAS - Câmpus Poços de Caldas.

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Publicado
2021-11-12