PERCEPÇÃO DISCENTE SOBRE PROCESSOS INTERACIONAIS REMOTOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: ASPECTOS SOCIOCOGNITIVOS E DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
Resumo
Neste estudo, buscamos investigar a percepção dos alunos do campus Poços de Caldas do IFSULDEMINAS sobre os processos interacionais desenvolvidos com a implementação do regime remoto na Educação Profissional e Tecnológica. Para tanto, efetivamos um estudo de caso de que participaram 122 estudantes, com uso de survey, cujas análises basearam-se no cálculo das frequências percentuais das respostas dos participantes e nas categorias canais de interação, papel sociocognitivo da interação e estatuto interativo das estratégias didáticas. Os resultados revelam a heterogeneidade de canais de interação entre professores e alunos; o reconhecimento da natureza instrumental da interação, bem como da importância da mediação, do dialogismo e das relações comunicacionais faca e face e em tempo real para as práticas educacionais; a efetividade do uso da ferramenta institucionalizada e da aula síncrona, assim como a possibilidade de as práticas pedagógicas e comunicacionais usadas no ensino remoto levar a trocas interacionais necessárias à aprendizagem.
Referências
BABBIE, Earl. Métodos de Pesquisas de Survey. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2001.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do novo Coronavírus -COVID-19. Brasília, DF: MEC, 2020. Disponível em: https://www.mec.gov.br/. Acesso em: 27 mai. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria n. 544 de 16 de junho de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19, Brasília, DF, 2020a. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-544-de-16-de-junho-de-2020-261924872. Acesso em: 21 nov. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria n. 376, de 3 de abril de 2020. Dispõe sobre as aulas nos cursos de educação profissional técnica de nível médio, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19, Diário Oficial da União, Brasília, DF, 03 abr. 2020. Art 1, p.1. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-376-de-3-de-abril-de-2020-251289119. Acesso em: 20 nov. 2020.
CHARCZUK, Simone Bicca. Sustentar a Transferência no Ensino Remoto: docência em tempos de pandemia. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 45, n. 4, e109145, 2020.
COLAÇO, Veridiana de Fátima Rodrigues. Processos Interacionais e a Construção de Conhecimento e Subjetividade de Crianças. Psicologia: Reflexão e Crítica, 2004, v. 17, n. 3, p. 333-340, 2004.
FELICIANO, Léia A. dos Santos. O uso do WhatsApp como ferramenta pedagógica. In: XVIII ENCONTRO NACIONAL DE GEÓGRAFOS., 2016, São Luís/MA. Anais eletrônicos... São Luís/MA. 2016. Disponível em: http://www.eng2016.agb.org.br/resources/anais/7/1467587766_ARQUIVO_ArtigoAGB.pdf. Acesso em 17 jun. 2021.
FREITAS, Nathália Luiz de; BOECHAT, Lorena Temponi. Desafios do Ensino Remoto Em Tempos De Isolamento Social. P@rtes (São Paulo). 2020. Disponível em: https://www.partes.com.br/2020/05/22/desafios-do-ensino-remoto-em-tempos-de-isolamento-social/ Acesso em: 13 de mai. 2021.
GASPARI, Jossett Campagna de; SCHWARTZ, Gisele Maria. The elderly and the emotional resignification of leisure. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, DF, v. 21, n. 1, p. 69-76, jan./apr., 2005.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS. IFSULDEMINAS é exemplo no País em ações de ensino remoto durante a pandemia. 2020. Disponível em: https://portal.ifsuldeminas.edu.br/index.php/ultimas-noticias-ifsuldeminas/3667-ifsuldeminas-e-exemplo-em-ensino-remoto. Acesso em: 28 maio 2021.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS. Programa 002/2020 – Programa Emergencial de Ensino Remoto. Altera o Programa 01/2020 PROEN/RET/IFSULDEMINAS e dá outras providências ao ano letivo enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus- COVID-19. Disponível em: https://www.muz.ifsuldeminas.edu.br/images/2020/11/PDF/PROGRAMA_REMOTO_2020_-_PROEN_RET_IFSULDEMINAS.pdf. Acesso em 18 mai 2021.
LINHARES, Ronaldo Nunes; CHAGAS, Alexandre Meneses; SILVA, Elebênia Marla Ramos. Interações no ciberespaço: estudos e pesquisas sobre o WhatsApp na educação no Brasil e Portugal. In: PORTO, C., OLIVEIRA, K. E. CHAGAS, A. WhatsApp e educação: entre mensagens, imagens e sons [online]. Salvador: Ilhéus: EDUFBA; EDITUS, 2017, p. 87-111. https://doi.org/10.7476/9788523220204.0006.
MATTAR, João. Guia de Educação a Distância. São Paulo: Cengage Learning. Portal Educação, 2011.
MODELSKI, Daiane; GIRAFFA, Lúcia M. M.; CASARTELLI, Alam de Oliveira. Tecnologias digitais, formação docente e práticas pedagógicas. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 45, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ep/v45/1517-9702-ep-45-e180201.pdf. Acesso em: 21 jul. 2020.
MORAES, Eriene Macêdo. de; COSTA, Walber Christiano Lima da; PASSOS, Vânia Maria de Araújo. ENSINO REMOTO: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA. Revista Prática Docente, [S. l.], v. 6, n. 2, p. e029, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n2.e029.id1109. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/1109. Acesso em: 28 ago. 2020.
MORAN, José. O que é educação a distância. Informe CEAD - Centro de Educação a Distância. SENAI, Rio de Janeiro, ano 1, n.5, out-dezembro de 1994, páginas 1-3. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/dist.pdf. Acesso em: 7 jun. 2021.
MORAN, José. Metodologias ativas e modelos híbridos na educação. Publicado em YAEGASHI, Solange e outros (org). Novas Tecnologias Digitais: reflexões sobre mediação, aprendizagem e desenvolvimento. Curitiba: CRV, 2017, p.23-35. Disponível em: https://www2.unicentro.br/proen/files/2018/08/Metodologias_Ativas.pdf. Acesso em: 10 maio 2021.
NASCIMENTO, Juciene Moura de; AMARAL, Edenia Maria Ribeiro do. O papel das interações sociais e de atividades propostas para o ensino-aprendizagem de conceitos químicos. Ciência & Educação, [s.l.], v. 18, n. 3, p. 575-592, 2012.
OLIVEIRA, Lívia; MACHADO, Lucy Marion Calderini Philadelpho. Percepção, cognição, dimensão ambiental e desenvolvimento com sustentabilidade. In: VITTE, Antonio Carlos; GUERRA, Antonio José Teixeira (Orgs.): Reflexões sobre a Geografia Física no Brasil. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 2004.
PAULO, Jacks Richard de; ARAÚJO, Stela Maris. Mendes Siqueira; OLIVEIRA, Priscila Daniele de. Reflexões sobre o processo educativo em tempos de pandemia através das percepções de pós-graduandos em educação. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, v. 6, p. e152520, 2020. DOI: 10.31417/educitec.v6.1525.
ROSA, Bruna Oliveira; GIORNO, Leonardo Luís Costa e Silva. Ensino remoto emergencial em tempos de pandemia: a percepção de alunos do ensino médio e técnico integrado no uso do ambiente virtual de aprendizagem. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1754. Acesso em: 09 jun. 2021.
ROZA, Rodrigo Hipólito. TICs na aprendizagem sob a perspectiva sociointeracionista. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 22, n. 2, p. 498-506, maio/ago.,2018.
SANTOS, Cristiane Marques; SANTOS, Patrícia Marques; MARTINS, Thiago de Assis. O ensino remoto emergencial no âmbito do ensino técnico integrado ao ensino médio: expectativa versus realidade. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2(2), 15, 2021.
SILVA, Ana Carolina Oliveira; SOUSA, Shirlaine de Araújo; MENEZES, Jones Baroni Ferreira de. O ensino remoto na percepção discente: desafios e benefícios. Dialogia, São Paulo, n. 36, p. 298 - 315, set/dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/18383/8717. Acesso em: 10 fev. 2021.
SILVA, Fabrício Rodrigues da; SILVA, Adriana Alves da. Ensino remoto e educação em tempos de pandemia do novo coronavírus no Brasil: aproximação crítica sobre os impactos no ensino-aprendizagem. Revista Labor, Fortaleza, v. 2, n. 24. 2020. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/60170/162527. Acesso em 15 fev. 2021.
2, Marcelo de Jesus. Percepções de Qualidade dos Alunos de Aulas Remotas de Pós-graduação: o Estudo em uma IES do Estado do Pará. EaD Em Foco, v. 10, n. 3, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.18264/eadf.v10i3.1061. Acesso em 20 out. 2020.
VYGOTSKY, Lévi. Pensamento e linguagem. São Paulo, Martins Fontes, 1991.
VYGOTSKY, Lévi. Obras escogidas. Visor: Madri, 1995. t.3.
VYGOTSKY, Lévi. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo, Martins Fontes, 2001.
VYGOTSKY, Lévi. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).