AS PRÁTICAS EDUCATIVAS NAS LEIS ORGÂNICAS DO ENSINO (1942-1961)
Resumo
O presente artigo insere-se em uma pesquisa maior, elaborada no âmbito do curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT, ofertado pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Campus Porto Alegre. Possui por objetivo investigar as práticas educativas elencadas nas Leis Orgânicas do Ensino e analisar como o estudo das práticas pode contribuir para a compreensão da educação profissional entre 1940 a 1960. A metodologia utilizada é a revisão bibliográfica e análise documental. Os resultados indicam que era dada importância considerável às práticas educativas, haja vista a carga horária dos cursos. Além de formar sujeitos para desempenhar um ofício, tais práticas acentuavam as diferenças entre estudantes oriundos das camadas de elite e das camadas populares, e as desigualdades no que diz respeito ao ensino ministrado a estudantes dos sexos masculino e feminino. Havia previsão legal para a separação física entre estudantes de sexos distintos.
Referências
BRASIL. Decreto-Lei n.º 4.073, de 30 de janeiro de 1942. Lei orgânica do ensino industrial. 1942. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Decreto-Lei/1937-1946/Del4073.htm. Acesso em: 10 maio 2021.
BRASIL. Decreto-Lei n.º 6.141, de 28 de dezembro de 1943. Lei Orgânica do Ensino Comercial. 1943. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/1937-1946/del6141.htm. Acesso em: 20 maio 2021.
BRASIL. Decreto-Lei n.º 8.530, de 2 de janeiro de 1946. Lei Orgânica do Ensino Normal. 1946. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/1937-1946/del8530.htm. Acesso em: 25 maio 2021.
BRASIL. Lei n.º 28, de 15 de fevereiro de 1947. Dá nova redação ao art. 26 do Decreto-lei nº 4.073, de 30 de janeiro de 1942 e estabelece outras providências. 1947. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1940-1949/lei-28-15-fevereiro-1947-363304-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 22 maio 2021.
CIAVATTA, Maria. Mediações históricas de trabalho e educação: gênese e disputas na formação dos trabalhadores (Rio de Janeiro, 1930-60). Rio de Janeiro: Lamparina, 2009, 456p.
CINTRA, Érica Piovam de Ulhôa. Escola Técnica De Comércio São José: Um Colégio Católico Feminino No Tempo Da Reorganização Do Ensino Comercial. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 31., 2007, Anais [...]. 2007. GT02 – História da Educação. Disponível em: https://anped.org.br/sites/default/files/gt02-4995-int.pdf. Acesso em: 02 fev. 2021.
CITAÇÕES E FRASES FAMOSAS. Nilo Procópio Peçanha. Disponível em: https://citacoes.in/citacoes/2028847-nilo-procopio-pecanha-o-brasil-de-hoje-sai-das-academias-e-o-brasil-de-a/. Acesso em: 26 maio 2021.
HILSDORF, Maria Lucia Spedo. História da educação brasileira: leituras. São Paulo: Cengage Learning, 2011.
KRÜGER, Ana; MENDES, Guilherme. Senado aprova PL que combate desigualdade salarial entre homens e mulheres. Congresso em foco – UOL. Março, 2021. Disponível em: https://congressoemfoco.uol.com.br/legislativo/senado-aprova-pl-que-combate-desigualdade-salarial-entre-homens-e-mulheres/. Acesso em: 09 maio 2021.
LE GOFF, Jacques. História e Memória. Tradução Bernardo Leitão et al. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1990. Disponível em: https://www.ufrb.edu.br/ppgcom/images/Hist%C3%B3ria-e-Mem%C3%B3ria.pdf. Acesso em: 30 abr. 2021.
MOURA, Dante Henrique. Educação Básica E Educação Profissional E Tecnológica:
Dualidade Histórica E Perspectivas De Integração. Holos, Natal, ano 23, v. 2, 2007. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/viewFile/11/110. Acesso em: 23 maio 2021.
NUNES, Clarice. O “velho” e “bom” ensino secundário: momentos decisivos. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 14, maio/ago. 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/n14/n14a04.pdf. Acesso em: 03 abr. 2021.
ROMANELLI, Otaíza de Oliveira. História da Educação no Brasil: 1930/1973. 40. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
SCHWARTZMAN, Simon; BOMENY, Helena Maria Bousquet; COSTA, Vanda Maria
Ribeiro. Tempos de Capanema. São Paulo: Paz e Terra, Editora Fundação Getúlio Vargas, 2000.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 24 ed. São Paulo: Cortez Editora, 2016.
STUMVOLL, Denise; MENEZES, Naida. Memória Visual de Porto Alegre 1880-1960. Porto Alegre: Editora Pallotti, 2008.
THIELE, Albano. O Pão dos Pobres de Santo Antônio - Uma história de 120 anos de existência. Porto Alegre: Pão dos Pobres, 2015.
VASCONCELOS, Maria Celi Chaves. Pesquisa em História da Educação: Acervos, arquivos e a utilização de fontes. Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science, Anápolis, v. 3, n. 3, jul./dez. 2014, p. 33-47. Disponível em: http://periodicos.unievangelica.edu.br/index.php/fronteiras/article/view/905/816. Acesso em: 21 maio 2021
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).