AS PRÁTICAS EDUCATIVAS NAS LEIS ORGÂNICAS DO ENSINO (1942-1961)

Palavras-chave: História da Educação Profissional. Práticas educativas. Leis Orgânicas do Ensino.

Resumo

O presente artigo insere-se em uma pesquisa maior, elaborada no âmbito do curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT, ofertado pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Campus Porto Alegre. Possui por objetivo investigar as práticas educativas elencadas nas Leis Orgânicas do Ensino e analisar como o estudo das práticas pode contribuir para a compreensão da educação profissional entre 1940 a 1960. A metodologia utilizada é a revisão bibliográfica e análise documental. Os resultados indicam que era dada importância considerável às práticas educativas, haja vista a carga horária dos cursos. Além de formar sujeitos para desempenhar um ofício, tais práticas acentuavam as diferenças entre estudantes oriundos das camadas de elite e das camadas populares, e as desigualdades no que diz respeito ao ensino ministrado a estudantes dos sexos masculino e feminino. Havia previsão legal para a separação física entre estudantes de sexos distintos.

Biografia do Autor

Luciana de Souza Mazur, Instituto Federal do RS/IFRS

Possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004). Atualmente é advogada e mestranda junto ao IFRS - ProfEPT. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Civil e Direito de Família. Possui experiência em docência.

Maria Augusta Martiarena de Oliveira, Instituto Federal do RS

Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal de Pelotas (2001), Mestrado (2005) e Doutorado (2012) em Educação - linha de pesquisa Filosofia e História da Educação pela Universidade Federal de Pelotas e Pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul e pós-doutoranda junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense - UFF

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Publicado
2021-11-12