UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR BASEADA EM SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS COM VISTAS À INTEGRAÇÃO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Palavras-chave: Integração curricular. Interdisciplinaridade. Currículo Integrado. Sequência didática. Engenharia Didática.

Resumo

A integração curricular é muitas vezes entendida como a inserção de disciplinas de diferentes núcleos de formação em uma única matriz curricular. Pretendemos avançar em relação a essa compreensão e fomentar um currículo integrado na Educação Profissional e Tecnológica. Para isso buscamos desenvolver estratégias de integração curricular, baseadas em uma sequência didática interdisciplinar, integrando as dimensões ciência, trabalho, cultura e tecnologia, articulando vários núcleos de disciplinas. Buscamos assim, analisar a capacidade destas propostas construídas colaborativamente fomentar a integração curricular. A pesquisa foi desenvolvida no Instituto Federal do Espírito Santo campus Nova Venécia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com elementos da Engenharia Didática e conduzida por um grupo colaborativo. Como resultado, destacamos o potencial integrador da sequência didática desenvolvida e o aspecto formativo do trabalho colaborativo.

Biografia do Autor

Hedeone Heidmam da Silva, Instituto Federal do Espírito Santo

Mestrado pelo Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT do Instituto Federal do Espírito Santo (2019). Graduado em Geografia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2009). É professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, lotado no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Câmpus Nova Venécia.

Rony Claudio de Oliveira Freitas, Instituto Federal do Espírito Santo

Doutorado em Educação em 2010 e mestrado em Informática em 2004, ambos pela Universidade Federal do Espírito Santo . Atualmente é Professor Titular no Instituto Federal do Espírito Santo.

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Publicado
2021-11-12