A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES EM BUSCA DA CIÊNCIA COM CONSCIÊNCIA NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Resumo
Este artigo traz alguns dos avanços apresentados na pesquisa “A formação dos professores subsidiada pela concepção da teoria da complexidade e visão da ecologia integral”, tendo como problema: quais são as contribuições do pensamento complexo apresentado por Edgar Morin e do pensamento do Papa Francisco, que fundamenta a encíclica Laudato si’, para a construção da concepção de ecologia integral e seus reflexos na formação do cidadão planetário? Para respondê-lo, adotou-se como objetivo apresentar a tessitura entre o pensamento complexo de Edgar Morin e o conceito de ecologia integral, defendido por Papa Francisco na referida encíclica, que possibilite apontar elementos estruturantes na educação do cidadão planetário. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na modalidade estudo de casos múltiplos. Como resultado principal, destaca-se a demanda pelo desenvolvimento do pensamento complexo e do construto ecologia integral na formação de professores.
Referências
BEHRENS, Marilda Aparecida; PRIGOL, Edna Liz .Avanços do pensamento complexo na visão ética. DEBATES EM EDUCAÇÃO. v.12, p.724 - 738, 2020.
BRASIL. Lei n. 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 28 abr. 1999.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Parecer n. 14, de 6 de junho de 2012. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 15 jun. 2012a.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução n. 2, de 30 de janeiro de 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 31 jan. 2012b.
IGREJA CATÓLICA. Papa Francisco (Jorge Bergoglio). Laudato si’: sobre o cuidado da casa comum. Vaticano: Libreria Editrice Vaticana, 2015. Disponível em: http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/encyclicals/documents/papa-francesco_20150524_enciclica-laudato-si.html. Acesso em: 18 out. 2015.
LAYRARGUES, Philippe Pomier; LIMA, Gustavo Ferreira da Costa. As macrotendências político-pedagógicas da educação ambiental brasileira. Ambiente e Sociedade, São Paulo, v. 17, n. 1, p. 23-40, jan./mar. 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/asoc/v17n1/v17n1a03.pdf. Acesso em: 20 mar. 2019.
LEFF, Enrique (Coord.). A complexidade ambiental. Tradução de Eliete Wolf. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2010a.
LEFF, Enrique. Epistemologia ambiental. Tradução de Sandra Valenzuela. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2010b.
MARTINELLI, Líliam M. B. A formação dos professores subsidiada pela concepção da teoria da complexidade e a visão da ecologia integral. Tese de doutorado. Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2020
MORAES, Maria C. Educação e sustentabilidade: um olhar complexo e transdisciplinar. In: MORAES, Maria C. de. SUANNO, João H. O pensar complexo na educação: sustentabilidade, transdisciplinaridade e criatividade. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2014.
MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Tradução Eloá Jacobina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.
MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Tradução de Dulce Matos. 2. ed. Lisboa: Instituto Jean Piaget, 1990.
MORIN, Edgar. O método I: a natureza da natureza. Tradução de Maria Gabriela de Bragança. 3. ed. Lisboa: Publicações Euro-América, 1997.
MORIN, Edgar; KERN, Anne Brigitte. Terra-pátria. 2. ed. Lisboa: Instituto Piaget, 2001.
MORIN, Edgar. Ciência com consciência. Tradução de Maria D. Alexandre e Maria Alice Sampaio Dória. 3. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução de Catarina E. F. da Silva e Jeanne Sawaya. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2000a.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à Educação do presente. In MORAES, Maria C.; ALMEIDA, Maria Conceição de (Org.). Os sete saberes necessários à educação do presente: por uma educação transformadora. Rio de Janeiro: Wak, 2012.
MORIN, Edgar; KERN, Anne Brigitte. Terra-pátria. 2. ed. Lisboa: Instituto Piaget, 2001.
MORIN, Edgar; LE MOIGNE, Jean-Louis. A inteligência da Complexidade. Tradução Nurimar Maria Falci. São Paulo: Peirópolis, 2000c
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).