A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES EM BUSCA DA CIÊNCIA COM CONSCIÊNCIA NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Palavras-chave: Complexidade. Ecologia integral. Laudato si’.

Resumo

Este artigo traz alguns dos avanços apresentados na pesquisa “A formação dos professores subsidiada pela concepção da teoria da complexidade e visão da ecologia integral”, tendo como problema: quais são as contribuições do pensamento complexo apresentado por Edgar Morin e do pensamento do Papa Francisco, que fundamenta a encíclica Laudato si’, para a construção da concepção de ecologia integral e seus reflexos na formação do cidadão planetário? Para respondê-lo, adotou-se como objetivo apresentar a tessitura entre o pensamento complexo de Edgar Morin e o conceito de ecologia integral, defendido por Papa Francisco na referida encíclica, que possibilite apontar elementos estruturantes na educação do cidadão planetário. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na modalidade estudo de casos múltiplos. Como resultado principal, destaca-se a demanda pelo desenvolvimento do pensamento complexo e do construto ecologia integral na formação de professores.

Biografia do Autor

Líliam Maria Born Martinelli, Faculdade Educacional da Lapa

Bacharel em Química e licenciada em Ciências pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Mestre e doutora em Educação pela mesma universidade. Professora na Faculdade Educacional da Lapa (FAEL) e no Centro Universitário Santa Cruz (UniSantaCruz). Membro do grupo de pesquisa Paradigmas Educacionais e Formação de Professores (PEFOP-PUCPR) e do Grupo de Estudos e Pesquisa Pedagogia, Complexidade e Educação (UFPR).   

Marilda Aparecida Behrens, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre e doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Coordenadora do grupo de Pesquisa Paradigmas Educacionais e Formação de Professores (PEFOP-PUCPR).

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Publicado
2021-08-16