EDITORIAL

Resumo

Dossiê “Escola como espaço de ciência com consciência: iniciativas transdisciplinares e escolas criativas”. Por que esse Dossiê coloca a escola como espaço de ciência com consciência? Que sentido tem ciência com consciência? Por que iniciativas transdisciplinares e escolas criativas se nutrem e emergem de tal proposição? Bom, vamos apresentar alguns pontos que talvez nos auxilie na busca pelas respostas. Não pretendemos apresentar as respostas, mas as questões mobilizadoras.

Biografia do Autor

Maria José de Pinho, Universidade Federal do Tocantins

Pós-doutora e Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Tocantins – UFT e do Programa EDUCANORTE/PGEDA, polo Palmas - UFT. Membro da Rede Internacional de Escolas Criativas (RIEC). Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Rede Internacional Investigando Escolas Criativas e Inovadoras-RIEC. 

Marilza Vanessa Rosa Suanno , FE/UFG

Doutora em Educação pela Universidade Católica de Brasília UCB (2015). Doutorado sanduíche realizado na Universidade de Barcelona UB (2011/2012). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás PUC Goiás (2006). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás UFG (1994). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/FE/UFG. Líder do DIDAKTIKÉ Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Questões Contemporâneas DGP/CNPq. Membro do Núcleo de Formação de Professores FE/UFG. Membro da Rede Internacional de Escolas Criativas.  

Marta Genú Soares , PPGED/UEPA

Pós- doutora em Educação (Universitè de Montpellier-FR); Pós- doutora em Educação (PUC/Rio de Janeiro); Doutora em Educação (Universidade Federal do Rio Grande do Norte); Mestre em Educação (Universidade Metodista de Piracicaba-SP) e Licenciada em Educação Física (ESEFPA). Docente do PPGED/UEPA e da Licenciatura em Educação Física. Líder do Grupo de Pesquisa Ressignificar.

Referências

BACHELARD, GASTON. O novo espírito científico, Rio de Janeiro, Tempo Brasileiro, 1985.
MORIN, Edgar. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.
MORIN, Edgar. Introdução ao Pensamento Complexo. Tradução Eliane Lisboa. 3.ed. Porto Alegre: Sulinas, 2007.
MORIN, Edgar. Meus demônios. Tradução Leneide Duarte & Clarisse Meireles. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.
SUANNO, Marilza Vanessa Rosa Suanno. Didática e trabalho docente sob a ótica do pensamento complexo e da transdisciplinaridade. 2015. 493 p. Tese de Doutorado em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, pela Universidade Católica de Brasília – UCB, Brasília-DF, 2015.
Publicado
2021-08-13