A CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA VAI À EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA EDUCAÇÃO BRASILEIRA DEMOCRÁTICA

Palavras-chave: Criança com Deficiência. Educação especial inclusiva. Educação Infantil. Educação Especial e Democracia.

Resumo

Este artigo apresenta um conjunto de reflexões produzidas a partir de estudos teóricos e empíricos, que teve como objeto a educação especial inclusiva, buscando a articulação do processo em que se passou a defender esta modalidade educativa à luta por uma sociedade e uma educação democráticas. Foi imprescindível no escopo do debate, pensar a educação das crianças com deficiência que, neste momento histórico, passaram a exercer o direito de estarem matriculadas em instituições educativas públicas. Com base na perspectiva sócio-histórica, o texto enfatiza o debate sobre a educação especial inclusiva e os resultados de uma pesquisa realizada com duas crianças com deficiência que frequentam a educação infantil em um município goiano.  

 

Biografia do Autor

Ivone Garcia Barbosa, NEPIEC-FE/UFG

Doutora em Educação (FE/USP). Professora Titular da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFG. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa da Infância e sua Educação em Diferentes Contextos – NEPIEC-FE/UFG. 

Ricardo Antônio Gonçalves Teixeira, UFG

Doutor em Educação (FE/UFG). Professor da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFG, Goiás, Brasil. 

Adriana Barboza, FE/UFG

Mestre em Educação (FE/UFG). Professora do Departamento de Educação Infantil do CEPAE/UFG. Membro do NEPIEC-FE/UFG. 

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Publicado
2021-08-13