FARÓIS DO SABER E INOVAÇÃO: UMA PROPOSTA DE PRÁTICA PEDAGÓGICA CRIATIVA SOB O OLHAR DA COMPLEXIDADE
Resumo
O escrito se constitui num recorte de pesquisa em andamento em nível de doutorado que busca investigar: como a criatividade se manifesta nas práticas pedagógicas das professoras que atuam nos espaços de criação dos Faróis do Saber e Inovação (FSI). O processo criativo se desenvolve num conjunto de 4 princípios orientadores: projetos, paixão, pares, pensar brincando e propósito. Utilizou-se o questionário enquanto técnica de coleta de informações, o qual foi enviado aos 32 professores que atuam no espaço de criação dos Faróis do Saber e Inovação. Retornaram 10 questionários respondidos. Utilizou-se da análise de conteúdo iniciando-se pela pré-análise, decodificação e categorização. Os resultados apontam que a proposta dos FSI apresenta indicadores promissores para o desenvolvimento de práticas criativas e inovadoras, que buscam a religação dos conhecimentos, tendendo a uma prática pedagógica que aponta para uma prática transdisciplinar. As ações pedagógicas vivenciadas nos projetos apostam no desenvolvimento da criatividade com vistas à inovação, ao avanço tecnológico, ao exercício crítico e criativo da cidadania, à melhoria da qualidade de vida e ao desenvolvimento sustentável.
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