O ESTUDANTE CEGO EM ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ALGUMAS REFLEXÕES A PARTIR DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
A presença de estudantes com deficiência na Educação Superior brasileira tem evidenciado barreiras que dificultam a permanência e a formação acadêmica de qualidade no âmbito universitário. Diante dessa realidade, o presente estudo, com base em um relato de experiência, objetivou analisar a formação empreendida em campo de estágio curricular obrigatório sob a ótica de uma estudante cega na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, buscando contribuir para a melhoria desse processo. A partir dos dados oriundos de análise documental e questionário online, constatou-se, dentre outros aspectos, a existência de barreiras no processo de estágio curricular obrigatório da estudante. Assim, há a necessidade de diretrizes institucionais orientadoras para o estágio curricular obrigatório de estudantes com deficiência que levem em consideração as dimensões de acessibilidade. Além disso, destaca-se a necessidade de articulação de ações institucionais junto à Política de Inclusão e Acessibilidade e à Rede de Apoio da Universidade, visando assegurar as condições para o desenvolvimento das habilidades e competências no exercício profissional de estudantes com deficiência em campos de estágio curricular.
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