ESCOLAS CRIATIVAS E FORMAÇÃO DOCENTE TRANSDISCIPLINAR PARA UMA CIÊNCIA COM CONSCIÊNCIA: ANÁLISE DE PESQUISAS DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO

Palavras-chave: Formação Docente. Mestrado em Educação. Ciência com Consciência. Escolas Criativas.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a proximidade entre pesquisas de mestrado sobre formação docente com a perspectiva de uma ciência com consciência, que dá base à Rede Internacional de Escolas Criativas – RIEC. Constituindo-se um estudo bibliográfico, com priorização da abordagem qualitativa, implicou o acesso ao Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES para mapear as dissertações de mestrado que atendem, entre outros critérios, a inclusão dos termos formação docente vinculados a outros como limites e possibilidades, concepções e saberes e pesquisa e pesquisadores, de modo a identificar o papel das investigações desenvolvidas nos programas de pós-graduação stricto sensu na análise da formação docente brasileira e na intervenção na prática pedagógica.  Entre os resultados, observou-se que, na maior parte das pesquisas analisadas, destaca-se uma formação docente atenta às exigências oficiais, sem, contudo, contribuir efetivamente para qualificar a prática pedagógica. Nesse aspecto se diferenciam de pesquisas com intervenção na formação docente, desenvolvidas na perspectiva da RIEC, especialmente no sentido de mobilizar as escolas na realização de encontros formativos durante o ano letivo, nos quais se estimula um processo de cocriação por meio do qual os docentes elaboram e desenvolvem que projetos de ensino pautados na perspectiva da transdisciplinaridade e da ecoformação, repercutindo em transformações na própria prática pedagógica.

Biografia do Autor

Marlene Zwierewicz, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC e Doutora em Educação pela Universidade de Jaén – UJA (Espanha). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação Básica – PPGEB, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe – UNIARP. Coordenadora com Saturnino de la Torre da RIEC. 

Marizete Bortolanza Spessatto, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina – IFSC

Doutora em Educação Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina  – IFSC. 

Saturnino de la Torre, Universidade de Barcelona

Doutor em Filosofia e Ciências da Educação pela Universidade de Barcelona – UB (Espanha) x. Professor emérito da UB. Coordenador do Núcleo Mentes Creativas do Mestrado de Formação em Altas Capacidades, Coordenador de RIEC. 

Daniele Saheb Pedroso, PUCPR

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUCPR. 

Márcia de Souza Lehmkuhl, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe – UNIARP

Doutora em Educação: História, Política, Sociedade, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC/SP (2018). Professora do Mestrado Profissional em Educação Básica – PPGEB, Universidade Alto Vale do Rio do
Peixe – UNIARP. 

 

Referências

ALMEIDA, Aline Lima da Rocha. Influência do programa de formação-ação em escolas criativas na transformação das práticas pedagógicas em uma escola do campo. 2018. 139f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Básica) - Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, Caçador, 2018.
AMBROSIM, Inês. Formação continuada docente em rede de colaboração: desafios e possibilidades para a educação infantil. 2019. 170 f. Dissertação (Programa Stricto Sensu em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019. Disponível em: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2713. Acesso em: 10 mar. 2021.
ANDRÉ, Marli. Formação de professores no Brasil -1990-1998. Brasília: MEC/Inep/Comped, 2002.
ANDRÉ, Marli. O que é um estudo de caso qualitativo em educação? Revista da FAEEBA, Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 22, n. 40, p. 95-103, jul./dez. 2013. Disponível em: mnemos.unir.br/uploads/13131313/arquivos/Marli_Andr__O_que___um_Estudo_de_Caso_417601789.pdf. Acesso em 10 mar. 2021.
ANTUNES DE SÁ, Ricardo. Contribuições teórico-metodológicas do pensamento complexo para a construção de uma pedagogia complexa. In: ANTUNES DE SÁ, Ricardo; BEHRENS, Marilda Aparecida (org.). Teoria da complexidade: contribuições epistemológicas para uma pedagogia complexa. Curitiba: Appris, 2019. p. 17-64.
ARAÚJO, Telma Maria de Freitas. Alfabetizar letrando alunos de turmas multisseriadas da educação do campo: que necessidades da formação docente? 2019. 238f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/27241. Acesso em: 10 mar. 2021.
ARNT, Rosamaria de Medeir os. Transdisciplinaridade e educação comunitária: rendas de bilros, rendeiras e bem viver. Educação & Linguagem, São Paulo, v. 23, n 1, p. 303-324, jan.-jun. 2020 2020. DOI: https://doi.org/1 https://doi.org/10.15603/2176-1043/el.v23n1p303-324. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-metodista/index.php/EL/article/view/10758. Acesso em: 16 out. 2020.
BEHRENS, Marilda. O paradigma da complexidade na formação e no desenvolvimento profissional de professores universitários. Educação, Porto Alegre, v. XXX, n. 63, set./dez. 2007. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=84806303. Acesso em: 5 mar. 2020.
CUNHA, Luciane da Rocha Santos da. Saberes pedagógicos dos professores universitários. 2019. 96 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2019. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/37246. Acesso em: 10 mar. 2021.
DORINI, Eliesi B. C. Altas habilidades/superdotação na perspectiva sociocultural: dilemas, desafios e direções futuras para formação de professores. 2019. f. 302. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação. Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO. Guarapuava – PR, 2019. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7882460. Acesso em: 11 mar. 2021.
EBLING, Priscila dos Santos. Inclusão escolar e pesquisa em Educação: desafios para a formação continuada de professores. 2019 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2019. Disponível em: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8792. Acesso em: 10 mar. 2021.
FELKL, Ingrid Gehlen. Realidade virtual e formação de professores: limites, desafios e contribuições. 2019. 144f. Dissertação (mestrado em educação) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó, 2019. Disponível em: http://konrad.unochapeco.edu.br/pergamum/biblioteca/index.php?codAcervo=215133. Acesso em: 10 mar. 2021.
FREITAS, Lima de; MORIN, Edgar; NICOLESCU, Basarab. Carta da Transdisciplinaridade. Arrábida: CETRANS, 1994. Disponível em: http://cetrans.com.br/assets/docs/CARTA-DA-TRANSDISCIPLINARIDADE1.pdf. Acesso em: 20 ago. 2019.
GATTI, Bernardete Angelina. A formação inicial de professores para a educação básica: as licenciaturas. Revista USP, São Paulo, n. 100, p. 33-46, 18 fev. 2014. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i100p33-46. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/76164. Acesso em: 18 dez. 2019.
GATTI, Bernardete Angelina. Formação de professores, complexidade e trabalho docente. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 17, n. 53, p. 721-737, 2017. DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.052.AO01. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/viewFile/8429/17739. Acesso em: 16 nov. 2019.
GOMES, Mariana Souza. Formação de formadores: entre professores e pesquisadores – deslocamentos e dialogismos. 2019, 90 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. Disponível em: https://ppge.educacao.ufrj.br/dissertacoes2019/dMariana%20Souza%20Gomes.pdf. Acesso em: 10 mar. 2021.
GONZÁLEZ VELASCO, Juan Miguel; ZWIEREWICZ, Marlene; SIMÃO, Vera Lúcia. Habilidades transcomplejas para la justicia social en tiempos de pandemia y post-pandemia SARS-COV-2. Polyphonía, Goiânia, v. 31, n. 1, p. 163-181, jan.-jun, 2020. DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v31i1.66955. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/sv/article/view/66955. Acesso em: 27 abr. 2021.
HORN, Marli. Programa de Formação-Ação em Escolas Criativas na prática pedagógica de docentes da Educação Básica de União da Vitória/PR. 2021. 122f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Básica) - Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, Caçador, 2021.
MACHADO, Lucimara Frigo. Concepções orientadoras das propostas pedagógicas de formação dos professores alfabetizadores. 2019, 169 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Fronteira Sul, Chapecó, 2019. Disponível em: https://rd.uffs.edu.br/bitstream/prefix/3050/1/MACHADO.pdf. Acesso em: 10 mar. 2021.
MARTINS, Mariana Lima. Docência em educação infantil: concepções e significados. 2019. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Goiás, Jataí, 2019. Disponível em: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/10110 . Acesso em: 10 mar. 2021.
MAULER, Isalu C. M. O Mestrado Profissional em ensino e a formação de professores da Educação Básica: desafios e perspectivas. Dissertacão (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Pará, Programa de Pós-Graduação em Educação, Belém. Disponível em: http://ppged.propesp.ufpa.br/arquivos2/File/dissertaisalu.pdf. Acesso em: 10 mar. 2021.
MORAES, Maria Cândida. O paradigma educacional emergente: implicações na formação do professor e nas práticas pedagógicas. São Paulo: Cortez, 2011.
MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 21. ed. Tradução de Eloá Jacobina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2014b.
MORIN, Edgar. Ciência com Consciência. Tradução de Maria D. Alexandre e Maria Alice Sampaio Doria. 16. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2014a.
MORIN, Edgar. Ensinar a viver: manifesto para mudar a educação. Tradução de Edgard de Assis Carvalho e Mariza Perassi Bosco. Porto Alegre: Sulina, 2015.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. 2. ed. rev. São Paulo: Cortez. Brasilia: UNESCO, 2011.
MORIN, Edgar; Delgado DÍAS, Carlos Jesús. Reiventar la educación: abrir caminos a la metamorfosis de la humanidad. Havana: Editorial UH, 2017.
MORIN, Edgar; KERN, Anne Brigitte. Terra-Pátria. 5. ed. Tradução de Paulo Azevedo Neves da Silva. Porto Alegre: Sulina, 2005.
NÓVOA, António. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, v. 47, n. 166, p. 1106-1133 out./dez. 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/v47n166/1980-5314-cp-47-166-1106.pdf. Acesso em: 20 set. 2019.
NÓVOA, António. Formação de professores e trabalho pedagógico. Lisboa: Educa, 2002.
NÓVOA, António; VIEIRA, Pâmela. Um alfabeto da formação de professores. Crítica Educativa, [S. l.], n. 3, v. 2, p. 21-47, 2017. Disponível em: http://www.criticaeducativa.ufscar.br/index.php/criticaeducativa/article/view/217/275. Acesso em: 18 mar. 2021.
PETRAGLIA, Izabel. Pensamento complexo e educação. São Paulo: Livraria da Física, 2013.
PINTO, Adketlen Queiroz. Ensino com Pesquisa na Formação de Professores(as) do Curso de Licenciatura em Pedagogia do ICSEZ/Parintins. 2019. 161 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019. Disponível em: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7246. Acesso em: 10 mar. 2021.
REIS, Larina Gabriela Lima dos. A formação continuada dos professores dos anos iniciais da Escola Bosque: limites e possibilidades. 2019. 266 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12082 . Acesso em: 10 mar. 2021.
SANTOS, Adriana dos. As competências do professor do século XXI: possibilidades de formação em espaços disruptivos de aprendizagem. 2019. 164 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2019. Disponível em: http://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1877. Acesso em: 10 mar. 2021.
SILVEIRA, Maria Caroline Aguiar da. Formação inicial de professores de História: organizações curriculares e saberes constituintes. 2019. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2019. Disponível em: http://repositorio.furg.br/handle/1/8373. Acesso em: 10 mar. 2021.
WERNECK, Guilherme Loureiro; CARVALHO, Marilia Sá. A pandemia de COVID-19 no Brasil: crônica de uma crise sanitária anunciada. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 36, n. 5, p. 1-4, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-311x00068820. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/41242. Acesso em: 29 set. 2020.
ZANOL, Alessandra Garcia. Programa de Formação-Ação em Escolas Criativas: das demandas de docentes do Ensino Fundamental à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. 2021. 170f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Básica) - Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, Caçador, 2021.
ZIELINSKI, Helena Castilho. Indicadores de práticas transdisciplinares de leitura, produção e interpretação textual detectados no Programa de Formação-Ação em Escolas Criativas. 2019. 65f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Básica) - Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, Caçador, 2019.
ZWIEREWICZ, Marlene. Rede Internacional de Escolas Criativas (RIEC): da origem à polinização de experiências educacionais transdisciplinares e ecoformadoras. In: ALVES, Mariz Dolores Fortes; SUANNO, Marilza Vanessa Rosa; SANTOS, Vera Lucia Pontes dos. Aprendizagem integradora e inclusiva: teoria e prática para uma escola criativa e para todos. Rio de Janeiro: WAK, 2021. p. 159-170.
Publicado
2021-08-13