ESCOLAS CRIATIVAS E FORMAÇÃO DOCENTE TRANSDISCIPLINAR PARA UMA CIÊNCIA COM CONSCIÊNCIA: ANÁLISE DE PESQUISAS DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO
Resumo
O objetivo deste artigo é analisar a proximidade entre pesquisas de mestrado sobre formação docente com a perspectiva de uma ciência com consciência, que dá base à Rede Internacional de Escolas Criativas – RIEC. Constituindo-se um estudo bibliográfico, com priorização da abordagem qualitativa, implicou o acesso ao Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES para mapear as dissertações de mestrado que atendem, entre outros critérios, a inclusão dos termos formação docente vinculados a outros como limites e possibilidades, concepções e saberes e pesquisa e pesquisadores, de modo a identificar o papel das investigações desenvolvidas nos programas de pós-graduação stricto sensu na análise da formação docente brasileira e na intervenção na prática pedagógica. Entre os resultados, observou-se que, na maior parte das pesquisas analisadas, destaca-se uma formação docente atenta às exigências oficiais, sem, contudo, contribuir efetivamente para qualificar a prática pedagógica. Nesse aspecto se diferenciam de pesquisas com intervenção na formação docente, desenvolvidas na perspectiva da RIEC, especialmente no sentido de mobilizar as escolas na realização de encontros formativos durante o ano letivo, nos quais se estimula um processo de cocriação por meio do qual os docentes elaboram e desenvolvem que projetos de ensino pautados na perspectiva da transdisciplinaridade e da ecoformação, repercutindo em transformações na própria prática pedagógica.
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