O LÚDICO COMO FACILITADOR NO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavras-chave: Lúdico. Facilitador. Educação Infantil.

Resumo

Com base no Referencial Curricular para Educação infantil um de seus princípios essenciais na Educação Infantil “o direito das crianças a brincar, como forma particular de expressão, pensamento, interação e comunicação infantil;” o brincar como manifestação da imaginação e criatividade da criança no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. O trabalho buscou apresentar o lúdico como uma ferramenta facilitadora de estímulos cognitivos, afetivos e socializador das crianças. O ambiente educacional neste contexto deve estar associado ao lúdico contribuindo para o desenvolvimento infantil, além de ser um ambiente destinado a aquisição de conhecimentos, e cabe ao profissional de ensino conduzir tais processos evolutivos com objetivos claramente direcionados, a fim de relacionar o lúdico aos objetos de conhecimentos, habilidades e competências atribuídas a Educação Infantil. O trabalho buscou analisar as contribuições do Lúdico no processo de ensino e aprendizagem, e a importância do professor como mediador das aquisições de conhecimentos dentro do ambiente educacional.

Biografia do Autor

Luciana dos Santos Jorge Pessanha, Isepam

Pedagoga, Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert.

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Publicado
2021-05-03