A FORMAÇÃO CONTINUADA COMO FERRAMENTA DE REFLEXÃO SOBRE A ORGANIZAÇÃO CURRICULAR NO CONTEXTO ESCOLAR
Resumo
Neste estudo objetivamos relatar a experiência pedagógica de um curso de formação oferecido para professores da rede pública estadual, no qual os participantes refletiram sobre aspectos inerentes ao currículo escolar, diante da necessidade de (re)organização curricular a partir da homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Fundamental em 2017 e a do Ensino Médio em 2018. A temática foi abordada em encontros presenciais, por meio de aulas expositivas e dialogadas, debates, atividades práticas, leituras e problematizações embasadas em estudos no campo do currículo, no próprio conteúdo do documento da BNCC e seus textos de apoio. Conclui-se que o curso pode ter proporcionado aos professores subsídios teóricos e metodológicos para compreenderem a proposição de uma base curricular e, por conseguinte, refletirem sobre a construção de um currículo que atenda as demandas de suas realidades educacionais, bem como a constituição de suas práticas pedagógicas.
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