PRODUÇÃO DE QUADRINHOS EM ATIVIDADES DE ESCRITA: UMA PERSPECTIVA DIALÓGICA

Palavras-chave: Letramento. História em Quadrinhos. Retextualização. Ensino.

Resumo

As concepções de letramentos ganham espaço no e redimensionam a produção de textos no ambiente escolar. Propostas de redações mostram-se ineficazes para à medida que desconsideram o interlocutor, a esfera de circulação e o protagonismo do aluno. Tendo em vista o papel crucial dos letramentos na produção de textos e o posicionamento dos estudantes frente ao outro, este artigo apresenta uma proposta de leitura/escrita com o texto literário em aula de português. Nesse sentido, o foco é a retextualização produzida por estudantes do 6º ano da escola pública, do livro A Ilha do Tesouro, Robert Louis Stevenson, adaptado em quadrinhos por Andrew Harrar, 2010. A fundamentação teórica ancora-se na concepção de gênero discursivo (BAKHTIN, 2016), discurso alheio (VOLÓCHINOV, 2017) e na linguagem dos quadrinhos postulada por Eisner (2015). Os resultados revelam que o aluno assume protagonismo, diante do texto literário, atualizando-o segundo seu ponto de vista.

Biografia do Autor

Maria Inês Batista Campos, Universidade de São Paulo

Professora e Doutora Professora, pesquisadora e orientadora de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa e do Mestrado Profissional em Letras (Profletras), do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. 

Viviane Mendes Leite, Universidade de São Paulo

Doutoranda pelo Programa de Filologia e Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo - USP, São Paulo, Brasil; Mestre pelo Profletras - USP; professora efetiva da rede municipal de ensino. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6858320997853849. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5073-6743. E-mail: mendesviviane82@usp.br

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Publicado
2021-06-28