RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM ACADÊMICO NÃO-BINÁRIE EM UM PROGRAMA ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO - PACE

Palavras-chave: Crianças/adolescentes. Educação. Construção Social.

Resumo

Este trabalho trata-se de um relato de experiência de um Programa de Atividade Curricular de Extensão (PACE) Emergencial desenvolvido pela Profa. Dra. Maria Nilvane Fernandes, que coordenou, juntamente com a participação ampla de discente da Universidade Federal do Amazonas e de discentes de Faculdades da rede privada. O objetivo do PACE foi voltado para as “Políticas de Socioeducação: diálogos profissionais e diálogos sobre educação e escola”, proporcionando conversas com profissionais de diversas áreas que atuam com crianças e adolescentes, desde os direitos sociais até o campo das medidas socioeducativas. Devido ao contexto da pandemia e da recomendação do isolamento social a participação do programa foi totalmente online, através das plataformas sociais Google meet, Google Classroom e  Whatsapp, ao todo foram ofertadas 19 palestra com profissionais que receberam convites da coordenação, também foi desenvolvido 3 publicações de jornais informativos e o relatório final que é composto pelos relatos de experiências de estudantes envolvidos.

 

 

Biografia do Autor

Thaís Mirian Helena Pantoja Tarabossi, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Acadêmica de Serviço Social da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). 

Referências

FERNANDES, Maria Nilvane. História da institucionalização de crianças e adolescentes para uma compreensão do menorismo. In: PROGRAMA DE ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO EMERGENCIAL. 2020, Manaus: UFAM. Disponível em :< https://classroom.google.com/c/MTg4MDYzMT M5Njcw/m/MjAzMTE2NjIyNjE4/details > Acesso: 29 out. 2020.

MATOS, Rosana Trindade de. Abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes no Amazonas. In: PROGRAMA DE ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO EMERGENCIAL. 2020, Manaus: UFAM. Disponível em :< https://classroom.google.com/c/MTg4MDYzMTM5Njcw/m/MjMwMDY3Mzg4NjQ0/details > Acesso em: 10 nov. 2020

Marley, Luanna. Gênero e direitos humanos. In: PROGRAMA DE ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO EMERGENCIAL. 2020, Manaus: UFAM. Disponível em :< https://classroom.google.com/c/MTg4MDYzMTM5Njcw/m/MTcxOTQxNDEwM DY0/details> Acesso em: 17 nov. 2020.

Oliveira, Márcio. A função da Educação Escolar frente à violência sexual contra crianças e adolescentes. In: PROGRAMA DE ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO EMERGENCIAL. 2020, Manaus: UFAM. Disponível em :< https://classroom.google.com/c/MTg4MDYzMTM5Njcw/m/MTcxOTQ2NjM0MTY3/details > Acesso em: 19 nov. 2020.

LAU,Héliton Diego. O uso da linguagem neutra como visibilidade e inclusão para pessoas trans não-binárias na língua portuguesa: a voz “del@as” ou “delxs”? Não! A voz “delus”!. Simpósio internacional em educação sexual saberes/trans/versais currículos identitários e pluralidade de gênero. 2017. Disponível em: <http://www.sies.uem.br/trabalhos/2017/3112.pdf> Acesso em: 03 fev. 2021.

Publicado
2022-06-06