ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE GESTÃO EDUCACIONAL E ESTÁGIO DE DOCÊNCIA: CONTRIBUIÇÕES À FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Resumo
O presente artigo tem como objetivo relatar uma experiência que articulou o Estágio Supervisionado de Gestão Educacional no Curso de Pedagogia ao Estágio de Docência da Pós-Graduação em Educação. A formação de professores-gestores-investigadores esteve embasada nos princípios de investigação-proposição, além de ressaltar a importância das relações entre teoria e prática e o diálogo entre instituições e profissionais da educação básica e educação superior. O relato privilegiou três eixos temáticos que mostram as articulações dos estágios realizados: 1) gestão de sistemas de ensino e gestão escolar; 2) desafios da gestão escolar democrática; 3) o trabalho do coordenador pedagógico. A experiência resultou em benefícios para instituições e sujeitos envolvidos nos estágios, já que propiciou momentos e espaços de formação e reflexões sobre vivências e práticas profissionais.
Referências
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CP n. 1, 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf Acesso em: 25 jan. 2021.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CP n. 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica [...]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=77781%E2%80%9D Acesso em: 25 jan. 2021.
DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo. São Paulo: Cortez, 2006.
DI GIOVANNI, Geraldo; NOGUEIRA, Marco Aurélio. Introdução. In: DI GIOVANNI, Geraldo; NOGUEIRA, Marco Aurélio (orgs.). Dicionário de Políticas Públicas. São Paulo: UNESP, 2018. p. 15-32.
LÜCK, Heloísa. Dimensões da gestão escolar e suas competências. Curitiba: Editora Positivo, 2009.
PARENTE, Cláudia da Mota Darós. O estágio supervisionado e a formação do pedagogo: considerações e práticas. In: PARENTE, Cláudia da Mota Darós; PARENTE, Juliano Mota. Pedagogia em ação: ensino, pesquisa e extensão na formação dos profissionais da educação. São Cristóvão: Editora UFS, 2010.p. 65-75.
PARENTE, Cláudia da Mota Darós; MATTOS, Maria José Viana Marinho de. O estágio supervisionado na formação dos profissionais da educação. In: PARENTE, Cláudia da Mota Darós; VALLE, Luiza Elena L. Ribeiro do. A formação de professores e seus desafios frente às mudanças sociais, políticas e tecnológicas. Porto Alegre: Penso, 2015. p. 63-74.
PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza; SOUZA, Vera Lucia Trevisan de; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de. O coordenador pedagógico: aportes à proposição de políticas públicas. Cadernos de Pesquisa, v. 42, n. 147, p. 754-771, 2012.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. Resolução n. 4, de 22 de janeiro de 1997. Regulamenta os estágios de docência de alunos de Pós-Graduação nos cursos de Graduação da Unesp. Disponível em: https://www2.unesp.br/portal#!/propg/sobre/legislacao20118/legislacoes-unesp/ Acesso em: 25 jan. 2021.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. Resolução n. 78, de 5 de setembro de 2002. Altera a Resolução UNESP 4-97, que regulamenta os estágios de docência de alunos de Pós-graduação nos cursos de Graduação da Unesp. Disponível em: https://www2.unesp.br/portal#!/propg/sobre/legislacao20118/legislacoes-unesp/ Acesso em: 25 de jan. 2021.
VIEIRA, Sofia Lerche. Políticas e gestão da educação básica: revisitando conceitos simples. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 23, n. 1, p. 53-69, 2007.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).