TEMPOS DE PANDEMIA: A EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR UTILIZANDO O ERE

Palavras-chave: Apoio ao desenvolvimento de recursos humanos. Educação à distância. Pedagogia.

Resumo

Este texto objetiva relatar a experiência do Estágio Docência no Ensino Superior, por intermédio do mestrado acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, durante a pandemia. Relata-se a experiência vivenciada no curso de Licenciatura em Pedagogia no âmbito do Ensino Remoto Emergencial, nas atividades de estágio docência. Trata-se de um estudo de enfoque qualitativo, construído partir das experiências vivenciadas pelas mestrandas durante as atividades realizadas no âmbito do estágio; discorre-se ainda acerca das dificuldades encontradas no desenrolar deste caminho, bem como os momentos exitosos. Destaca-se a importância do estágio docência no programa de pós-graduação em educação da Universidade Federal do Amazonas, por desempenhar papel socioeducativo imprescindível na formação do professor/pesquisador para atuar no ensino básico e superior, assim como na produção de conhecimentos acerca da realidade amazônica, capaz de propor novas perspectivas para a educação regional, apesar de suas limitações.

Biografia do Autor

Karolayne Endrea Oliveira, UFAM

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação - PPGE/UFAM; Universidade Federal do Amazonas. 

Érica de Souza e Souza, Universidade Federal do Amazonas

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação – PPGE/UFAM; Universidade federal do Amazonas. 

Heloisa da Silva Borges, Universidade Federal do Amazonas

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação - PPGE/UFAM; Universidade Federal do Amazonas. Atualmente Professora do Departamento de Administração e Planejamento e do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal Amazonas. E coordenadora Institucional do PARFOR-UFAM. 

Evandro Luiz Ghedin, Universidade Federal do Amazonas

Doutor em Filosofia da Educação Pela USP. Possui Pós-doutorado em Didática pela Faculdade de Educação da USP. Professor Titular-Livre da Faculdade de Educação da universidade Federal do Amazonas. Professor Permanente no PPGECEM – Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC). Professor Permanente no PPGE/UFAM. Professor Permanente no PGEDA – Doutorado em Educação na Amazônia – EDUCANORTE. 

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Publicado
2021-08-10