A COMPREENSÃO DE DOCÊNCIA NAS ATUAIS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Palavras-chave: Reformas educacionais. Formação de professores. Diretrizes curriculares.

Resumo

O objetivo do artigo é analisar a compreensão de docência nas atuais Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica. O documento está situado no contexto das contrarreformas educacionais de caráter neoliberal que estão sendo desenvolvidas no Brasil. Logo, o significado de docência expresso no texto pode sinalizar para um determinado alinhamento aos projetos de educação e formação docente vinculados aos interesses do capital. Por essa razão, optamos em utilizar o método histórico-dialético como guia, além dos estudos de Orso (2011), Duarte Neto (2013), Kuenzer (2017) e Curado Silva (2018; 2020). Concluímos que a concepção de docência das atuais diretrizes está vinculada ao fazer docente prático, utilitário, eficiente, eficaz e flexível. Há, portanto, um rebaixamento do papel dos saberes teóricos e científicos do professor enquanto intelectual crítico-reflexivo que contribui, a partir do seu trabalho, com transformações individuais e coletivas.

Biografia do Autor

João Kaio Cavalcante de Morais, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional PPGEP, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. 

Ana Lúcia Sarmento Henrique, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Doutora em Educação pela Universidade Complutense de Madrid, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

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Publicado
2021-08-10