A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA: O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL POR MEIO DE UMA COMUNIDADE DE PRÁTICA

Palavras-chave: Professor de Geografia. Desenvolvimento professional. Currículo. Comunidade de Prática.

Resumo

Este artigo apresenta algumas reflexões estabelecidas a partir de uma pesquisa desenvolvida juntamente com professores de Geografia do Ensino Médio na rede estadual de educação em Goiás. A investigação ocorreu a partir da formação do Grupo de Discussão em Geopolítica (GDG) e as atividades do grupo foram realizadas durante o ano de 2019. A formação da Comunidade de Prática (CoP) para o acompanhamento do trabalho do professor de Geografia estimulou o desenvolvimento profissional dos professores que participaram. Vale ressaltar que a existência do grupo foi pequena e constituiu-se apenas em uma experiência que poderia indicar, como de fato indicou, a potencialidade desse tipo de formação e a necessidade de criar na escola, ou com a escola, grupos permanentes para estabelecer uma relação crítica com o currículo.

Biografia do Autor

Leovan Alves dos Santos, UFG

Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Goiás. Professor efetivo da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia e da Secretaria Estadual de Educação de Goiás. 

Referências

BROOKS, C. Uma bússola profissional. In: ROCHA, A. A.; MONTEIRO, A. M.; STRAFORINI, R. Conversas na escada: currículo, docência e disciplina escolar. Rio de Janeiro: Consequência, 2019a, p. 49-86.

BROOKS, C. A relação entre “expertise” da disciplina escolar e da ciência de referência. In: ROCHA, A. A.; MONTEIRO, A. M.; STRAFORINI, R. Conversas na escada: currículo, docência e disciplina escolar. Rio de Janeiro: Consequência, 2019b, p. 143-165.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Ensino de Geografia e demandas contemporâneas: práticas e formação docentes. In: ALVES, Adriana Olivia; KHAOULE, Anna Maria Kovacs (Orgs). A Geografia no cenário das políticas públicas educacionais. Goiânia: C&A Alfa & Comunicação, 2017, p. 15-32.

FIORENTINI, D. Desenvolvimento Profissional e Comunidades Investigativas. In: DALBEN, A.; DINIZ, J.; LEAL, L.; SANTOS, L. (Org.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: Educação Ambiental; Educação em Ciências; Educação em Espaços não-escolares; Educação Matemática. 1 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, v. 1, p. 570-590.

GARCIA, Carlos Marcelo. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto editora, 1999.

GRECO, F.A. S. Com que referências trabalham os professores no currículo do Ensino Médio: um estudo sobre o ensino de geografia nas escolas. Jundiaí: Paco Editorial, 2014.

LOPES, Claudivan Sanches. O Professor de Geografia e os saberes profissionais: o processo formativo e o desenvolvimento da profissionalidade. Tese (Doutorado em Geografia Humana). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, USP, São Paulo, 2010.

MARCELO, Carlos. Desenvolvimento Profissional Docente: passado e futuro. Sísifo. Revista de Ciências da Educação, n. 08, jan.-abr, p. 7-22, 2009. Disponibilidade em: < http://www.unitau.br/files/arquivos/category_1/MARCELO___Desenvolvimento_Profissional_Docente_passado_e_futuro_1386180263.pdf >. Acesso em: 12 jan. 2020.

SACRISTÁN, José Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SHULMAN, Lee. S. Conhecimento e ensino: fundamentos para a nova reforma. Cadernoscenpec. São Paulo, v.4, n.2, p.196-229, 2014. Disponibilidade em: . Acesso em 12 jan. 2020.

YOUNG, Michel. Para que servem as escolas? Educação e sociedade. Campinas, SP, v. 28, n.101, p.1287-1302, set.-dez. 2007. Disponibilidade em: < https://www.scielo.br/pdf/es/v28n101/a0228101.pdf>. Acesso em: 17 jan. 2020.
Publicado
2021-08-10