ATIVIDADE PRÁTICA SOBRE BIOLOGIA CELULAR PARA O ENSINO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO
Resumo
O objetivo deste trabalho é relatar o desenvolvimento e aplicação de atividade prática sobre biologia celular para o curso técnico. Foram elaborados roteiros contendo objetivos, materiais, procedimentos, espaços para anotações e registros de observações, referências e contribuições. As atividades foram realizadas em quatro etapas: identificação e manuseio do microscópio; preparação de materiais e exercícios de observações; preparações e observações de células. As avaliações ocorreram durante e após o desenvolvimento das atividades. Os resultados mostraram a motivação, participação intensa em todas as etapas, aquisição das competências e habilidades previstas. O acompanhamento individualizado permitiu observar dificuldades dos alunos e atendimento evitando distorções nos entendimentos, nas observações, nos registros e esquemas. Alunos executaram atividades sem interferência direta demonstrando autonomia e domínio sobre a própria aprendizagem. As etapas propiciaram aquisição de habilidades para manuseio de instrumentos, procedimentos de preparações, observações e registros. Planejamento em etapas evitou que o grande número de alunos se configurasse como um fator limitante e otimizou o processo de ensino e aprendizagem.
Referências
BORGES, A. T. Novos rumos para o laboratório escolar de ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v.19, n. 3, p.291-313, 2002.
BRIDI, Jacira Helena; SANT´ ANA, Marilaine de Fraga; GELLER, Marlise e SILVA, Juliana da. El uso de actividad de latoratorio de biología para la enseñanza de matemática en los años iniciales: una estrategia interdisciplinaria de enseñanza y aprendizaje. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 12, n.3, p.131-150, 2010.
COBALCHINI, Meirielli Gusso. Elaboração de aulas práticas investigativas de citologia para alunos do primeiro ano do ensino médio. Cadernos PDE – Os desafios da Escola Pública Paranaense na perspectiva do professor PDE – Produções Didático-Pedagógicas. Volume II. Secretaria da Educação do Governo do Estado do Paraná, 2016.
-150,
COSTA, Gilmara Ribeiro e Batista, Keila Moreira. A importância das atividades práticas nas aulas de ciências nas turmas do ensino fundamental. REVASF, v. 7, n.12, p. 06-20, 2017
DILLON, J. A Review of the Research on Practical Work in School Science. King’s College London. Disponível em:
<http://www.score-education.org/downloads/practical_work/review_of_research.pdf>. Acesso em: 10 ago.2019.
DÖRING, Frank e STRÖHLE, Alexander. Nutritional biology: a neglected basic discipline of nutritional science. Genes Nutr, v.10, n.55, p. 1-5, 2015.
NWAGBO, Chinwe e CHUKELU, Uzoamaka C. Effects of Biology Practical Activities on StudentsProcess Skill Acquisition. SemanticScholar, 2008. Disponível em: <https://www.semanticscholar.org/paper/Effects-of-Biology-Practical-Activities-on-Skill-Nwagbo/79b16e90e464c2c85dda2c2d57e87e37b8ee43cc> Acesso em: 02 abr 2018.
OMMEN, Ben van; CAVALLIERI, Duccio; ROCHE, Helen M. ; ULLA, I. Klein e DANIEL, Hannelore. The challenges for molecular nutrition research 4: the ‘‘nutritional systems biology level’’. Genes Nutr, n. 3, p.107–113, 2008.
PERUZZI, Sarah Luchese e FOFONKA, Luciana. A importância da aula prática para a construção significativa do conhecimento: a visão dos professores das ciências da natureza. Revista Educação Ambiental em Ação, ano XII, n. 27, 2014.
THOMAZ, Jailma Souza; DIAS, Leiliane de Brito; OLIVEIRA, Lucimere de Souza; COSTA, Gysleynne Gomes da Silva e CAVALCANTI, Mário Luiz Farias. Aula prática de microscopia aplicada no ensino de célula no ensino médio: relato de caso. IV Congresso Nacional de Educação. 2017
VAINI, Jussara Oliveira; CRISPIM, Bruno do Amaral; PEREIRA, Maria Fernanda Ramos e FERNANDES, Marcos Gino. Aulas práticas de biologia celular para alunos do ensino médio da rede pública de ensino na cidade de Dourados-MS: um relato DE experiência. Horizontes – Revista de Educação, n.1, v1, p. 145-152, 2013.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).