LETRAMENTO LITERÁRIO POR UM VIÉS INTERDISCIPLINAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA: CAMINHOS E PERSPECTIVAS

  • Rosiene Pereira da Costa Barros UFT
Palavras-chave: Escola. Texto literário. Leitura. Interdisciplinaridade.

Resumo

: Este artigo é um recorte de pesquisa concluída de dissertação de Mestrado que objetivava investigar como o texto literário mediado por um viés interdisciplinar poderia favorecer a formação de leitores com perspectivas ao letramento literário numa turma com dificuldade em leitura e escrita. A importância da leitura na escola e as formas de se alcançar o letramento literário mediante métodos capazes de ampliar as potencialidades do leitor sobre o conhecimento são as justificativas deste artigo. Na revisão bibliográfica, as autoras buscaram construir uma visão global da literatura como arte e ciência, salientando sua relevância para o ser humano como entretenimento e necessidade básica. O objetivo deste trabalho consiste em apresentar metodologias de leitura literária para serem desenvolvidas na Educação Básica sustentadas nos pressupostos de leitura de Cosson, (2014) e na interdisciplinaridade de Suanno (2014). Os resultados de pesquisa revelaram que a leitura literária sob o enfoque interdisciplinar amplia as possibilidades de aprendizagem.

Biografia do Autor

Rosiene Pereira da Costa Barros, UFT

Graduada em Normal Superior e Licenciatura Plena em Letras, dupla habilitação em Língua Português e Espanhola e suas respectivas literaturas pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Pós-graduação lato sensu em Pedagogia Escolar: administração, supervisão e orientação escolar e em Língua Portuguesa e Literatura. Possui Mestrado Profissional em Letras pela Universidade Federal do Tocantins. Doutoranda em Letras na Universidade Federal do Tocantins.

Referências

BARTHES, R. (1979). Sistema da moda. São Paulo: Companhia Editora Nacional.

CANDIDO, Antonio. A literatura e a formação do homem. In: Ciência e cultura. São Paulo. USP, 1972.

______. O direito a literatura; O esquema de machado de Assis. In: Vários Escritos. São Paulo: Duas Cidades, 1995.

COLOMER, Teresa. Andar entre livros: a leitura literária na escola / Teresa Colomer; [tradução Laura Sandroni]. – São Paulo: Global, 2007.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2. Ed., 4ª reimpressão. – São Paulo: Contexto, 2014.

______. Círculos de leitura e letramento literário / São Paulo: Contexto, 2014.

JOUVE, Vincent. Por que estudar literatura? Vincent Jouve; Marcos Bagno e Marcos Marcio, tradutores - São Paulo: Parábola, 2012.

KLEIMAN, Ângela B. Leitura e interdisciplinaridade: tecendo rede nos projetos da escola. – Campinas, SP: Mercado das letras, 1999.

SILVA, Vera Maria Tietzmann. Leitura literária e outras leituras – impasses e alternativas no trabalho do professor. – Belo Horizonte: RHJ, 2009.

SILVA, Wagner Rodrigues. Ensino de Língua e Literatura – Caderno Didático. – Palmas, TO: Nagô Editora, 2010.

Publicado
2020-11-30