LETRAMENTO LITERÁRIO POR UM VIÉS INTERDISCIPLINAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA: CAMINHOS E PERSPECTIVAS
Resumo
: Este artigo é um recorte de pesquisa concluída de dissertação de Mestrado que objetivava investigar como o texto literário mediado por um viés interdisciplinar poderia favorecer a formação de leitores com perspectivas ao letramento literário numa turma com dificuldade em leitura e escrita. A importância da leitura na escola e as formas de se alcançar o letramento literário mediante métodos capazes de ampliar as potencialidades do leitor sobre o conhecimento são as justificativas deste artigo. Na revisão bibliográfica, as autoras buscaram construir uma visão global da literatura como arte e ciência, salientando sua relevância para o ser humano como entretenimento e necessidade básica. O objetivo deste trabalho consiste em apresentar metodologias de leitura literária para serem desenvolvidas na Educação Básica sustentadas nos pressupostos de leitura de Cosson, (2014) e na interdisciplinaridade de Suanno (2014). Os resultados de pesquisa revelaram que a leitura literária sob o enfoque interdisciplinar amplia as possibilidades de aprendizagem.
Referências
BARTHES, R. (1979). Sistema da moda. São Paulo: Companhia Editora Nacional.
CANDIDO, Antonio. A literatura e a formação do homem. In: Ciência e cultura. São Paulo. USP, 1972.
______. O direito a literatura; O esquema de machado de Assis. In: Vários Escritos. São Paulo: Duas Cidades, 1995.
COLOMER, Teresa. Andar entre livros: a leitura literária na escola / Teresa Colomer; [tradução Laura Sandroni]. – São Paulo: Global, 2007.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2. Ed., 4ª reimpressão. – São Paulo: Contexto, 2014.
______. Círculos de leitura e letramento literário / São Paulo: Contexto, 2014.
JOUVE, Vincent. Por que estudar literatura? Vincent Jouve; Marcos Bagno e Marcos Marcio, tradutores - São Paulo: Parábola, 2012.
KLEIMAN, Ângela B. Leitura e interdisciplinaridade: tecendo rede nos projetos da escola. – Campinas, SP: Mercado das letras, 1999.
SILVA, Vera Maria Tietzmann. Leitura literária e outras leituras – impasses e alternativas no trabalho do professor. – Belo Horizonte: RHJ, 2009.
SILVA, Wagner Rodrigues. Ensino de Língua e Literatura – Caderno Didático. – Palmas, TO: Nagô Editora, 2010.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).