OFICINAS DE LITERATURA NO ENSINO MÉDIO: ESTRATÉGIAS PARA DESPERTAR O PRAZER ESTÉTICO
Resumo
Este artigo se orienta pela apreciação e análise de oficinas de literatura realizadas em uma turma de terceira série do ensino médio, em uma escola estadual de Nova Olinda, no norte do Tocantins. O objetivo foi o de experimentar metodologias de contato com a literatura que permitissem ao aluno o maior prazer estético. Como base teórica, buscou-se alicerce na Semiótica Discursiva de linha francesa, especialmente no que concerne ao tratamento que essa teoria oferece à reflexão sobre as interações do sujeito com o objeto estético, por meio de fraturas ou escapatórias, rompimentos com a cotidianidade para a experiência prazerosa que advém dessa relação particular. As análises permitiram observar a importância de uma relação menos comprometida com a escolarização da literatura, para a construção do gosto estético, e menos ligadas, ao menos inicialmente, a atividades de interpretação e leituras envolvidas com o fazer prático de sala de aula.
Referências
BRASIL. Orientações Curriculares Nacionais: linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: MEC/Secretaria da Educação Básica, 2006.
CORRAL, L. S. La semiótica de Greimas: propuesta de análisis para el acto didáctico. CAUCE, Revista de Filología y su Didáctica, n° 26, 2003 / Págs. 469-490.
COQUET, J-C. Le discours e son sujet. Tomo 1. Paris: Klincksieck, 1985.
FONTANILLE, J.; ZILBERBERG, C., Tensão e Significação. Trad. Ivã Carlos Lopes, Luiz Tatit, Waldir Beividas. São Paulo: Discurso Editorial/ Humanitas, 2001.
LANDOWSKI, E. De l’imperfection, o livro de que se fala. In: Greimas, A. Da Imperfeição. Trad. A.C. Oliveira. São Paulo: Hacker, 2002.
GREIMAS, A. Semântica estrutural: pesquisa de método. 2. ed. São Paulo: Cultrix/Ed. da Universidade de São Paulo, 1976.
______; FONTANILLE, J. Semiótica das paixões. Dos estados de coisas aos estados de alma. São Paulo: Ática, 1993.
______. Da Imperfeição. Pref. e trad. Ana Claudia de Oliveira; apres. de Paolo Fabbri, Raúl Dorra, Eric Landowski – São Paulo – Hacker Editores, 2002.
______; COURTÉS, J. Dicionário de semiótica. São Paulo, Contexto, 2008.
Projeto Político Pedagógico (PPP). Nova Olinda, Tocantins: Colégio Estadual Dr. Hélio Souza Bueno, 2014.
SILVA, L. H. O. Memórias da guerrilha: acontecimento e história. In: MENDES, C. M. M.; LARA, G. M. P. (orgs.). Em torno do acontecimento: uma homenagem a Claude Zilberberg. 1. ed. – Curitiba: Appris, 2016.
ZILBERBERG, C. Louvando o acontecimento. Revista Galáxia. Trad. Maria Lucia Vissotto Paiva Diniz. São Paulo, n.13, jun.2007.
ZILBERBERG, C. Elementos de semiótica tensiva. Tradução de I. C. Lopes, L. Tatit e W. Beividas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2011.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).