A HISTÓRIA ENSINADA: NARRATIVAS DE PROFESSORES E ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL- PALMAS/TOCANTINS
Resumo
O estudo é um recorte da dissertação de mestrado defendida na Universidade Federal do Tocantins (UFT), em 2018. A investigação apresentada em forma de artigo teve por objetivo geral discutir o ensino de história praticado em quatro escolas da rede estadual de ensino do Tocantins. Dentro do método da história oral temática, a pesquisa qualitativa, é de natureza aplicada e, do ponto de vista dos objetivos, é exploratória, com revisão de literatura, análise documental e de campo. A pesquisa passou pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFT sob nº 2.442484. Conclui-se que os professores pesquisados utilizavam de metodologias inovadoras no ensino de história. Dentre os estudantes pesquisados afirmaram gostar e valorar a disciplina de história, bem como, o papel do professor na condução das discussões e orientações pedagógicas. Professores e estudantes afirmam que as escolas precisam de melhorias estruturais, e de formação continuada de professores, respectivamente.
Referências
ABUD, K. M. Combates pelo ensino de história. In: ARIAS, José Miguel Neto. (org.). Dez anos de pesquisas em ensino de história. Londrina: AtritoArt, 2005.
ABUD, K. M. Ensino de História. (Coleção Ideias em Ação) São Paulo: Cengage Learning, 2010.
ALVES, G. L.; CENTENO, C. V. A produção de manuais didáticos de história no Brasil: remontando ao século XIX e início do século XX. Revista Brasileira de Educação. v.14, n. 42, 2009.
ALVES, L. A. M. A história local como estratégia para o ensino de história. Universidade de Porto. 2014. Disponível em: https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/8786. Acesso em: 05 jul. 2017.
BEZERRA, H. G. Ensino de história: conteúdos e conceitos básicos. In: KARNAL, Leandro (org.) História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. 5.ed., São Paulo: Contexto, 2008.
BITTENCOURT, C. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2009.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: História. Brasília: MEC/SEF,1998.
BRASIL/MEC/INEP. Plano Nacional de Educação. Proposta do Executivo ao Congresso Nacional. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, 1998. Disponível em: http:www.mec.to.gov.br. Acesso em: 03 fev. 2019.
CAETANO, J. A. G. O que dizem os professores sobre a disciplina de história: os cadernos didáticos no programa São Paulo faz escola (2009 – 2015). Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual de Londrina. Centro de Educação Comunicação e Artes. Londrina - PR, 2016.
CANO, M. R. O; OLIVEIRA, R. S.; ALMEIDA, V. L.; FONSECA, V. A. A reflexão e a prática no ensino-história. São Paulo: Blucher, 2012.
CHERVEL A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria e Educação, v. 02, n.02, 1990.
DUMBRA, C. N. P; ARRUDA, E. P. Museus interativos: interfaces entre o virtual e o ensino de história. OPSIS, Catalão, v. 13, n. 1, p. 120-136 2013.
FONSECA, S. G. Caminhos da história ensinada. Campinas, SP: Papirus, 1993.
FONSECA, S. G. Didática e prática do ensino de história: Experiências, reflexões e aprendizados. Campinas, SP:Papirus, 2003.
FONSECA, S. G.; COUTO, Regina Célia. A formação de professores de história no Brasil: perspectivas desafiadoras do nosso tempo. In: FONSECA, S. G. (Org.). Espaços de formação do professor de história. Campinas: Papirus, 2008.
FONSECA, T. N. de L. e. História e Ensino de História. 3ª ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.
FRANCO, A. P.; VENERA, Raquel A. S. Memórias e o ensino de História hoje: um desafio nos deslizamentos dos sentidos. In: ZAMBONI, E. Digressões sobre o ensino de história: memória, história oral e razão histórica. Itajaí: Editora Maria do Cais, 2007.
GIACOMONI, M. P. O professor que cativa: entre a narrativa da história e o cuidado de si. OPSIS, Catalão, v.15, n. 1, p. 179-196, Mar. 2016.
GONZALEZ, K. P. A nova proposta curricular do estado de São Paulo: inovações ou continuidades no ensino de história? Interfaces da Educação, Paranaíba, v.2, n.6, p.29-36, 2012.
GUIMARÃES, S. Didática e Prática de Ensino de História. Campinas, SP: Papirus, 2005.
HICKMANN, R. I.; ZEN, M. I. D.; XAVIER, M. L. M. de F. Intervenção compartilhada em uma sala de aula inclusiva: uma experiência metodológica no ensino de história. Perspectiva, vol.32, n.5, pp.999-1017, Abril, 2014.
JÚNIOR, A. F. da S.; RODRIGUES, F. C. de M. G. Histórias em quadrinhos e ensino de história: Olhares e práticas. Revista: OPSIS, Catalão, v. 13, n. 1, p. 66-82 - jan./jun. 2013.
LIA, C. F.; COSTA, J. P. da; GIACOMONI, M. P.; CAGLIARI, M. C.; PEREIRA, P. N. Laboratórios de ensino de História: refletindo e construindo com os professores. OPSIS, v.15, Catalão, Julio de 2015.
MACEDO, M. de L. L. Memórias do ensino de História: vozes de docentes e discentes das escolas estaduais de Palmas-Tocantins. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação). Orientadora: Jocyleia Santana dos Santos. Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Educação. Palmas-TO, 2018.
MAIA, T. Os «outros» no ensino de história: a pluralidade cultural como representação da identidade nacional nos currículos escritos de história no Brasil. CEM: Cultura, v.10, n.6, Espaço e Memória, Janeiro de 2015.
MARTINS, D. M; JÚNIOR, J.B. B.; MARQUES, A.A; SILVA, N.M. A gamificação no ensino de história: o jogo “legend of zelda” na abordagem sobre medievalismo. HOLOS, vol.32(7), pp.299-321, 2016.
MASETTO, M. T. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003.
MIRANDA, S. R. Sob o Signo da Memória: Cultura escolar, saberes docentes e história ensinada. São Paulo:UNESP; juiz de Fora:EDUFJF, 2007.
MOREIRA, M. A. Teorias da aprendizagem. São Paulo: E. P. U, 1999.
NADAI, E. O ensino de história no Brasil: trajetória e perspectiva. Revista Brasileira de História. São Paulo, vol. 13, nº 25/26, p. 143-162, set.1992 a ago. 1993.
NIKITIUK, S. M. L. Repensando o Ensino de História. São Paulo: Cortez, 1996.
PINSKY, J.; PINSKY, C. B. Por uma História prazerosa e consequente. In: KARNAL, L. (org.) História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2008.
RIBEIRO, M. L. S. História da educação brasileira: a organização escolar. São Paulo: Autores associados 2003.
ROCHA, U. Reconstruindo a História a partir do imaginário do aluno. In: NIKITIUK, S. M. L. Repensando o Ensino de História. São Paulo: Cortez, 1996.
ROMANELLI, O. de O. História da Educação no Brasil (1930/1973). Universidade Federal de Minas, Petrópolis: Vozes, 2001.
SANTANA, J.; MEDEIROS, M. B. Marcas de resiliência: entre sociabilidades, sensibilidades e ensino de história. In: SANTANA, J.; APOLINÁRIO, J.; ROCHA, D.; ROLIM, C. (orgs). Resiliências Educativas. Goiânia: Ed. América, 2013.
SARRAFF, L. R. B. Tempo, tempo, tempo: reflexões sobre o tempo histórico e o ensino de história. Revista Mosáico, v. 06, set, 2016.
SCHMIDT, M. A. História do ensino de história no Brasil: uma proposta de periodização. Revista História da Educação-RHE. v.16, n.37, Porto Alegre, Maio/agosto de 2012.
SCHMIDT, M. A.; CAINELLI, M. Ensinar História. São Paulo: Scipione, 2004.
SILVA, C. G.; FIGUEIREDO, Vítor F. Os desafios da educação contemporânea: o ensino de história e o emprego das novas tecnologias. OPSIS, Catalão, v. 13, n. 1, p. 99-119 - jan./jun. 2013.
SILVA, N. L. da; FERREIRA, M. de M. Os caminhos da institucionalização do ensino superior de história. História e Ensino, Londrina, v. 2, n. 17, p. 283-306, jul./dez. 2011.
SOUZA, R. J. de; PIRES, R. F. Os desafios do ensino de História no Brasil. Revista Professores em Formação, ISEC/ISED n. 1, 2º semestre de 2010.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: 2012.
THEODORO, J. Educação para um mundo em transformação. In: KARNAL, L. (org.) História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas.São Paulo: Contexto, 2008.
VASCONCELLOS, J. A. Metodologia do Ensino de História. Curitiba: Ibpex, 2007.
VELASCO, D. B. “Realidade do Aluno”, “Cidadão Crítico”, “Conhecimento Escolar”: Que articulações possíveis no Currículo de História? Dissertação (Mestrado em Educação) Orientador Carmen Teresa Gabriel, UFRJ, Rio de janeiro, 2013.
ZAMBONI, E. Digressões sobre o ensino de história: memória, história oral e razão histórica. Itajaí: Editora Maria do Cais, 2007.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).