A HISTÓRIA ENSINADA: NARRATIVAS DE PROFESSORES E ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL- PALMAS/TOCANTINS

Palavras-chave: Ensino de História. História Ensinada. História Oral.

Resumo

O estudo é um recorte da dissertação de mestrado defendida na Universidade Federal do Tocantins (UFT), em 2018. A investigação apresentada em forma de artigo teve por objetivo geral discutir o ensino de história praticado em quatro escolas da rede estadual de ensino do Tocantins. Dentro do método da história oral temática, a pesquisa qualitativa, é de natureza aplicada e, do ponto de vista dos objetivos, é exploratória, com revisão de literatura, análise documental e de campo. A pesquisa passou pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFT sob nº 2.442484. Conclui-se que os professores pesquisados utilizavam de metodologias inovadoras no ensino de história. Dentre os estudantes pesquisados afirmaram gostar e valorar a disciplina de história, bem como, o papel do professor na condução das discussões e orientações pedagógicas. Professores e estudantes afirmam que as escolas precisam de melhorias estruturais, e de formação continuada de professores, respectivamente.

Biografia do Autor

Maria de Lourdes L. Macedo, SEDUC - TO

Mestre em Educação (UFT). Professora da rede estadual de ensino do Tocantins (SEDUC).

Jocyleia Santana dos Santos, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutora em História (UFPE). Professora do Mestrado em Educação (UFT).

Referências

ABUD, K. M. Combates pelo ensino de história. In: ARIAS, José Miguel Neto. (org.). Dez anos de pesquisas em ensino de história. Londrina: AtritoArt, 2005.

ABUD, K. M. Ensino de História. (Coleção Ideias em Ação) São Paulo: Cengage Learning, 2010.

ALVES, G. L.; CENTENO, C. V. A produção de manuais didáticos de história no Brasil: remontando ao século XIX e início do século XX. Revista Brasileira de Educação. v.14, n. 42, 2009.

ALVES, L. A. M. A história local como estratégia para o ensino de história. Universidade de Porto. 2014. Disponível em: https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/8786. Acesso em: 05 jul. 2017.

BEZERRA, H. G. Ensino de história: conteúdos e conceitos básicos. In: KARNAL, Leandro (org.) História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. 5.ed., São Paulo: Contexto, 2008.

BITTENCOURT, C. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2009.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: História. Brasília: MEC/SEF,1998.

BRASIL/MEC/INEP. Plano Nacional de Educação. Proposta do Executivo ao Congresso Nacional. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, 1998. Disponível em: http:www.mec.to.gov.br. Acesso em: 03 fev. 2019.

CAETANO, J. A. G. O que dizem os professores sobre a disciplina de história: os cadernos didáticos no programa São Paulo faz escola (2009 – 2015). Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual de Londrina. Centro de Educação Comunicação e Artes. Londrina - PR, 2016.

CANO, M. R. O; OLIVEIRA, R. S.; ALMEIDA, V. L.; FONSECA, V. A. A reflexão e a prática no ensino-história. São Paulo: Blucher, 2012.

CHERVEL A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria e Educação, v. 02, n.02, 1990.

DUMBRA, C. N. P; ARRUDA, E. P. Museus interativos: interfaces entre o virtual e o ensino de história. OPSIS, Catalão, v. 13, n. 1, p. 120-136 2013.

FONSECA, S. G. Caminhos da história ensinada. Campinas, SP: Papirus, 1993.

FONSECA, S. G. Didática e prática do ensino de história: Experiências, reflexões e aprendizados. Campinas, SP:Papirus, 2003.

FONSECA, S. G.; COUTO, Regina Célia. A formação de professores de história no Brasil: perspectivas desafiadoras do nosso tempo. In: FONSECA, S. G. (Org.). Espaços de formação do professor de história. Campinas: Papirus, 2008.

FONSECA, T. N. de L. e. História e Ensino de História. 3ª ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

FRANCO, A. P.; VENERA, Raquel A. S. Memórias e o ensino de História hoje: um desafio nos deslizamentos dos sentidos. In: ZAMBONI, E. Digressões sobre o ensino de história: memória, história oral e razão histórica. Itajaí: Editora Maria do Cais, 2007.

GIACOMONI, M. P. O professor que cativa: entre a narrativa da história e o cuidado de si. OPSIS, Catalão, v.15, n. 1, p. 179-196, Mar. 2016.

GONZALEZ, K. P. A nova proposta curricular do estado de São Paulo: inovações ou continuidades no ensino de história? Interfaces da Educação, Paranaíba, v.2, n.6, p.29-36, 2012.

GUIMARÃES, S. Didática e Prática de Ensino de História. Campinas, SP: Papirus, 2005.

HICKMANN, R. I.; ZEN, M. I. D.; XAVIER, M. L. M. de F. Intervenção compartilhada em uma sala de aula inclusiva: uma experiência metodológica no ensino de história. Perspectiva, vol.32, n.5, pp.999-1017, Abril, 2014.

JÚNIOR, A. F. da S.; RODRIGUES, F. C. de M. G. Histórias em quadrinhos e ensino de história: Olhares e práticas. Revista: OPSIS, Catalão, v. 13, n. 1, p. 66-82 - jan./jun. 2013.

LIA, C. F.; COSTA, J. P. da; GIACOMONI, M. P.; CAGLIARI, M. C.; PEREIRA, P. N. Laboratórios de ensino de História: refletindo e construindo com os professores. OPSIS, v.15, Catalão, Julio de 2015.

MACEDO, M. de L. L. Memórias do ensino de História: vozes de docentes e discentes das escolas estaduais de Palmas-Tocantins. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação). Orientadora: Jocyleia Santana dos Santos. Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Educação. Palmas-TO, 2018.

MAIA, T. Os «outros» no ensino de história: a pluralidade cultural como representação da identidade nacional nos currículos escritos de história no Brasil. CEM: Cultura, v.10, n.6, Espaço e Memória, Janeiro de 2015.

MARTINS, D. M; JÚNIOR, J.B. B.; MARQUES, A.A; SILVA, N.M. A gamificação no ensino de história: o jogo “legend of zelda” na abordagem sobre medievalismo. HOLOS, vol.32(7), pp.299-321, 2016.

MASETTO, M. T. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003.

MIRANDA, S. R. Sob o Signo da Memória: Cultura escolar, saberes docentes e história ensinada. São Paulo:UNESP; juiz de Fora:EDUFJF, 2007.

MOREIRA, M. A. Teorias da aprendizagem. São Paulo: E. P. U, 1999.

NADAI, E. O ensino de história no Brasil: trajetória e perspectiva. Revista Brasileira de História. São Paulo, vol. 13, nº 25/26, p. 143-162, set.1992 a ago. 1993.

NIKITIUK, S. M. L. Repensando o Ensino de História. São Paulo: Cortez, 1996.

PINSKY, J.; PINSKY, C. B. Por uma História prazerosa e consequente. In: KARNAL, L. (org.) História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2008.

RIBEIRO, M. L. S. História da educação brasileira: a organização escolar. São Paulo: Autores associados 2003.

ROCHA, U. Reconstruindo a História a partir do imaginário do aluno. In: NIKITIUK, S. M. L. Repensando o Ensino de História. São Paulo: Cortez, 1996.

ROMANELLI, O. de O. História da Educação no Brasil (1930/1973). Universidade Federal de Minas, Petrópolis: Vozes, 2001.

SANTANA, J.; MEDEIROS, M. B. Marcas de resiliência: entre sociabilidades, sensibilidades e ensino de história. In: SANTANA, J.; APOLINÁRIO, J.; ROCHA, D.; ROLIM, C. (orgs). Resiliências Educativas. Goiânia: Ed. América, 2013.

SARRAFF, L. R. B. Tempo, tempo, tempo: reflexões sobre o tempo histórico e o ensino de história. Revista Mosáico, v. 06, set, 2016.

SCHMIDT, M. A. História do ensino de história no Brasil: uma proposta de periodização. Revista História da Educação-RHE. v.16, n.37, Porto Alegre, Maio/agosto de 2012.

SCHMIDT, M. A.; CAINELLI, M. Ensinar História. São Paulo: Scipione, 2004.

SILVA, C. G.; FIGUEIREDO, Vítor F. Os desafios da educação contemporânea: o ensino de história e o emprego das novas tecnologias. OPSIS, Catalão, v. 13, n. 1, p. 99-119 - jan./jun. 2013.

SILVA, N. L. da; FERREIRA, M. de M. Os caminhos da institucionalização do ensino superior de história. História e Ensino, Londrina, v. 2, n. 17, p. 283-306, jul./dez. 2011.

SOUZA, R. J. de; PIRES, R. F. Os desafios do ensino de História no Brasil. Revista Professores em Formação, ISEC/ISED n. 1, 2º semestre de 2010.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: 2012.

THEODORO, J. Educação para um mundo em transformação. In: KARNAL, L. (org.) História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas.São Paulo: Contexto, 2008.

VASCONCELLOS, J. A. Metodologia do Ensino de História. Curitiba: Ibpex, 2007.

VELASCO, D. B. “Realidade do Aluno”, “Cidadão Crítico”, “Conhecimento Escolar”: Que articulações possíveis no Currículo de História? Dissertação (Mestrado em Educação) Orientador Carmen Teresa Gabriel, UFRJ, Rio de janeiro, 2013.

ZAMBONI, E. Digressões sobre o ensino de história: memória, história oral e razão histórica. Itajaí: Editora Maria do Cais, 2007.

Publicado
2020-11-30