PROFESSORES E LEITURA: CARACTERÍSTICAS DE LEITORES EM FOCO

Palavras-chave: Formação de Leitores. Letramento Literário. Leitura.

Resumo

O artigo se constitui de um recorte de uma pesquisa mais ampla, realizada em 2016, que teve como objetivo identificar e analisar as relações que se estabelecem entre leitor e a leitura literária. Para isso, foram mobilizados estudos do campo do letramento literário transversalizados pela semiótica discursiva nas questões relativas ao envolvimento dos sujeitos com os objetos estéticos. A investigação qualitativa de cunho interdisciplinar consistiu num estudo de caso de caráter interpretativista. Para isso foram realizadas entrevistas semiestruturadas e gravadas em áudio com professores já licenciados e licenciandos pertencentes ao curso de Letras da Universidade Federal do Tocantins. Como recorte, nesse artigo são analisadas as características enunciadas pelos participantes como definidoras de um leitor. Mediante análise é possível concluir que as concepções enunciadas sinalizam que as características que definem um leitor são aquelas que o configuram como um sujeito plural, evidenciando uma relação marcada por diversas faces, intenções e demandas

Biografia do Autor

Maria da Conceição de Jesus Ranke, SEDUC

Doutora em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Professora da Rede Pública Estadual do Tocantins.

Márcio Araújo de Melo, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Estudos Literários pela Universidade Federal de Goiás. Professor adjunto da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Referências

BARTHES, Roland. Aula. (Trad. Leyla Perrone-Moisés) São Paulo: Cultrix, 1997.

______. O prazer do texto. (Trad. J. Guinsburg). 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 2010. 78p.

BATISTA, Antônio Augusto Gomes. A leitura incerta: a relação de professores(as) de Português com a leitura. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 27, jul. 1998. Disponível em: <http://www.fundacaotidesetubal.org.br/midia/sugestao_leitura_274. pdf>.Acesso em: 29 ago. 2017.

BERTRAND, Denis. Caminhos da semiótica literária. São Paulo: Edusc, 2003.

CANDIDO, Antônio. O direito à literatura. In: ______. Vários escritos. 4. ed. São Paulo: Duas cidades, 2004.

CECCANTINI, João Luís. Leitores iniciantes e comportamento perene de leitura. In: SANTOS, Fabiano dos et al. (Org.). Mediação de leitura: discussões e alternativas para a formação de leitores. São Paulo: Global, 2009. p. 207-232.

COMPAGNON, Antoine. O demônio da teoria: Literatura e senso comum. (Trad. Cleonice Paes Barreto Mourão e Consuelo Fortes Santiago). Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012. 292p.

GREIMAS, Algirdas Julien. Da imperfeição. (Trad. Ana Cláudia Oliveira). São Paulo: Hacker Editores, 2002.

MELO, Marcio Araújo de. Entre livros, leitores e realidade. Via Atlântica, São Paulo: n. 28, p. 161-176, dez. 2015.

OLIVEIRA, Ana Claudia Mei Alves. Jornal e hábito de leitura na construção da identidade. In: XIII encontro anual da associação nacional de programas de pós-graduação em comunicação, 2004, São Bernardo do Campo. Produção de sentido as mídias, 2004. v. 1. p. 15-30.

PAULINO, Graça. Formação de leitores: a questão dos cânones literários. Revista Portuguesa de Educação. Braga: Universidade do Minho, v. 17, n 1, p. 47-62. 2004.

PAULINO, Graça; COSSON, Rildo. Letramento literário: para viver a literatura dentro e fora da escola. In: ZILBERMAN, Regina; RÖSING, Tânia Mariza Kuchenbecker. (Orgs.) Escola e literatura: velha crise, novas alternativas. São Paulo: Global, 2009. p. 61-79.

PETIT, Michèle. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. (Trad. Celina Olga de Souza) São Paulo: editora 34, 2008.

PIGLIA, Ricardo. O último Leitor. Traduação Heloisa Jahn. Companhia das Letras. 2006. 187p.

SILVA, Luiza Helena Oliveira da. MELO, Márcio Araújo de. O que pode o leitor? Entreletras: Revista do Curso de Mestrado em Ensino de Língua e Literatura da UFT, v. 6, n. 2 p. 120-132, Jul./Dez.2015b.

SILVA, Luiza Helena Oliveira da; MELO, Márcio Araújo de. Em torno de o cego estrelinho: contribuições da semiótica para as reflexões entre literatura e história. Fênix: Revista de História e estudos culturais, v. 12, n. 1 p. 1-18, Jan./Jul.2015a.

SOARES, Magda. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: EVANGELISTA, Aracy Alves Martins; BRANDÃO, Eliana Maria Brina; MACHADO, Maria Zélia Versiani (Orgs.). A escolarização da leitura literária: o jogo do livro infantil e juvenil. Belo Horizonte: CEALE/Autêntica, 1999. p. 17-48.

YUNES, Eliana. Pelo avesso: a leitura e o leitor. Letras, Curitiba, n. 44, p. 185-196. Editora da UFPR. 1995.

Publicado
2020-11-30