PROFESSORES E LEITURA: CARACTERÍSTICAS DE LEITORES EM FOCO
Resumo
O artigo se constitui de um recorte de uma pesquisa mais ampla, realizada em 2016, que teve como objetivo identificar e analisar as relações que se estabelecem entre leitor e a leitura literária. Para isso, foram mobilizados estudos do campo do letramento literário transversalizados pela semiótica discursiva nas questões relativas ao envolvimento dos sujeitos com os objetos estéticos. A investigação qualitativa de cunho interdisciplinar consistiu num estudo de caso de caráter interpretativista. Para isso foram realizadas entrevistas semiestruturadas e gravadas em áudio com professores já licenciados e licenciandos pertencentes ao curso de Letras da Universidade Federal do Tocantins. Como recorte, nesse artigo são analisadas as características enunciadas pelos participantes como definidoras de um leitor. Mediante análise é possível concluir que as concepções enunciadas sinalizam que as características que definem um leitor são aquelas que o configuram como um sujeito plural, evidenciando uma relação marcada por diversas faces, intenções e demandas
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