UMA QUESTÃO DE VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA CONJUGAÇÃO VERBAL DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
O presente trabalho apresenta reflexões a partir de um relato de experiência realizado com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de escola rural no Norte do Tocantins. A proposta analisa a língua do “emo”, praticada por estudantes durante a conjugação de verbos. A investigação se faz mediante observação das situações de fala, escrita e leitura em voz alta. Definimos como objetivo geral, discutir fatores que influenciam na conjugação verbal. O estudo é de caráter qualitativo-interpretativo e toma como corpus atividades desenvolvidas e registradas em diário de campo. Como fundamentação teórica, mobilizamos estudos que se voltam para as variações da língua. Como resultado, evidenciamos que há certa disparidade entre a fala e escrita no repertório de estudantes, mas tal desvio à norma padrão observado nas situações de oralidade, não é regra quando se observa o ato da escrita, logo, tal fenômeno deve ser assinalado como variação de ordem sociocultural, uma das marcas identitárias do grupo.
Referências
BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico: O que é, como se faz. São Paulo: Edições Loyola, 1999.
_____________. Língua materna: letramento, variação & ensino. São Paulo: Parábola, 2002.
_____________. Gramática pedagógica do português brasileiro. São Paulo: Parábola, 2012.
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Base nacional comum curricular. Brasília: MEC/SEB, 2018.
CAGLIARI, L. C. Alfabetização e linguística. São Paulo: Scipione, 1990.
COELHO, Paula Maria Cobucci Ribeiro. O tratamento da variação linguística no livro didático de português, 2007. 162 f. Dissertação (Mestrado em Linguística). Pós-Graduação em Linguística, Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
Dicionário online do Michaelis. Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/verbo#:~:text=1%20Palavra%20oral%20ou%20escrita,Deus%20ou%20a%20sua%20palavra. Acesso em: 19 mar. 2020.
FREIRE, Gilson Costa; NASCIMENTO, Xella Ohana da Cunha. Ensino de concordância verbal de terceira pessoa do plural por meio de suportes digitais no Ensino Fundamental, 2018. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/5437. Acesso em: 06 out. 2019.
FREIRE, Paulo. Entrevista “Nós podemos reinventar o mundo”, 2018. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/266/paulo-freire-nos-podemos-reinventar-o-mundo Acesso em: 13 out. 2019.
HAUY, Amini Boainain Gramática da Língua Portuguesa Padrão. São Paulo: Edusp, 2015.
OLIVEIRA, Roberta Pires de. Gramáticas na escola. Petrópolis: Vozes, 2016.
QUERIQUELLI, Luiz Henrique M. Filologia portuguesa: Caderno de Estudos. Uniasselvi, 2017.
SILVA, Hilda Monetto Flores da. Verbos-suporte ou expressões lexicalizadas?, 2009. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/sloletras/article/view/7018. Acesso em: 04 out 2019.
Verbo. Disponível em: http://michaelis.uol.com.br/busca?r=0&f=0&t=0&palavra=verbo. Acesso em: 10 out. 2019.
XAVIER. Lola Geraldes. Ensino da gramática: reflexões em torno do verbo, 2009. Disponível em: file:///C:/Users/Comunica%C3%A7%C3%A3o.DESKTOP-R2OOFP4/Downloads/Dialnet-EnsinoDaGramaticaReflexoesEmTornoDoVerbo-3398352.pdf. Acesso em: 04 out 2019.
ROCHA, Dayane Carneiro; OLIVEIRA, Prof. Dr. Luiz Roberto Peel Frutado de. Verbo: conceito, história e ensino, 2015. Disponível em: http://www.filologia.org.br/xviii_cnlf/cnlf/02/020.pdf. Acesso em: 02 out. 2019.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).