UMA QUESTÃO DE VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA CONJUGAÇÃO VERBAL DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

  • Andra Martins Ribeiro Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Kayla Pacheco Nunes Universidade Federal do Tocantins (UFT)
Palavras-chave: Verbo. Emo. Conjugação. Variação. Identidade.

Resumo

O presente trabalho apresenta reflexões a partir de um relato de experiência realizado com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de escola rural no Norte do Tocantins. A proposta analisa a língua do “emo”, praticada por estudantes durante a conjugação de verbos. A investigação se faz mediante observação das situações de fala, escrita e leitura em voz alta. Definimos como objetivo geral, discutir fatores que influenciam na conjugação verbal. O estudo é de caráter qualitativo-interpretativo e toma como corpus atividades desenvolvidas e registradas em diário de campo. Como fundamentação teórica, mobilizamos estudos que se voltam para as variações da língua. Como resultado, evidenciamos que há certa disparidade entre a fala e escrita no repertório de estudantes, mas tal desvio à norma padrão observado nas situações de oralidade, não é regra quando se observa o ato da escrita, logo, tal fenômeno deve ser assinalado como variação de ordem sociocultural, uma das marcas identitárias do grupo.

Biografia do Autor

Andra Martins Ribeiro, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Graduada em Letras. Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (PROFLETRAS), pela Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Kayla Pacheco Nunes, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Graduada em Pedagogia. Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (PROFLETRAS), pela Universidade Federal do Tocantins (UFT).

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Publicado
2020-11-30