DIÁLOGOS ENTRE A PLURALIDADE METODOLÓGICA E A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Palavras-chave: Metodologias de Ensino. Pluralismo Metodológico. Formação de Professores de Matemática.

Resumo

Este artigo busca investigar a relação entre a Educação Matemática e o Pluralismo Metodológico defendido pelo filósofo das ciências, Paul Feyerabend, na perspectiva de responder nossa questão de pesquisa: Como as publicações científicas relacionam a Educação Matemática e o pluralismo metodológico de Feyerabend? Nesse sentido, a Educação Matemática apresenta-se com o objetivo de propor mudanças que contribuam para a formação do professor de matemática. Por meio da busca em uma plataforma brasileira, utilizando palavras-chave relacionadas às Metodologias de Ensino de Matemática, Formação de Professores e Métodos de Ensino, foram selecionados três artigos que puderam contribuir com a ideia de que o professor de Matemática, ao abordar os conceitos e conteúdos, esteja pronto para as adversidades do dia a dia da sala de aula. Após análise minuciosa, evidencia-se que a abordagem metodológica variada foi apresentada nos artigos e vai ao encontro da ideia defendida por Feyerabend em seu “Anarquismo Epistemológico”.   

Biografia do Autor

Patrícia Silvério da Silva Celedonio, Secretaria da Educação do Estado do Tocantins (SEDUC/TO) e Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação de Ensino em Ciências e Matemática - PPGecim da Universidade Federal do Tocantins - UFT. Professora da Rede Pública Estadual de Ensino de Araguaína/TO.

Ricardo Sousa Santos, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestrando do Programa de Pós-Graduação de Ensino em Ciências e Matemática - PPGecim da Universidade Federal do Tocantins - UFT.

Elisângela Aparecida Pereira de Melo, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Tocantins (UFT)/Campus de Araguaína; Professora pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM/Campus de Araguaína).

Alessandro Tomaz Barbosa, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutor em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT/UFSC). Professor do colegiado de Biologia da Universidade Federal do Tocantins (UFT) – Campus Araguaína. Professor pesquisador do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM/Campus de Araguaína).

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Publicado
2020-11-30