OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavras-chave: Obstáculos Epistemológicos. Ensino. Matemática.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo conhecer os Obstáculos Epistemológicos no Ensino de Matemática no Ensino Fundamental presentes em produções acadêmicas disponíveis no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), no período de 2005-2019. Foram encontradas 14 produções, destas, 02 (duas) teses e 06 (seis) dissertações foram analisadas. Verificou-se que os autores utilizaram como base teórica os estudos de Gaston Bachelard e Guy Brousseau. Esta é uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa, cujos resultados indicam a presença de obstáculos epistemológicos, experiência primeira, obstáculos verbais, também, foram verificados obstáculos didáticos. Existem fortes indícios de desconhecimento dos obstáculos epistemológicos por uma parcela considerável dos docentes, tal situação pode agravar as dificuldades no ensino da Matemática nas nossas escolas.  

Biografia do Autor

Wander Alberto José, SEDUC-TO

Mestrando em Educação pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Professor da Educação Básica da Rede Estadual do Tocantins - SEDUC-TO.

Idemar Vizolli, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutor em Educação pela UFPR e professor nos Programas de Mestrado e Doutorado em Educação na Universidade Federal do Tocantins (UFT) e no Doutorado da Rede Amazônica de Educação em Matemática Ciências e (REAMEC).

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Publicado
2020-11-30